Joaquim Lo Prete quase caiu em uma “cilada gigantesca” em 2022, quando começou a procurar pacotes de viagens e ingressos para a final da Copa Libertadores da América daquele ano, realizada em Guayaquil (EQU), entre Athletico Paranaense e Flamengo. Ele quase comprou alguns pacotes com a então agência que havia firmado parceria com o rubro-negro carioca para ações de relacionamento com clientes da empresa em que trabalhava na ocasião. Alertado por um assistente sobre possíveis problemas com aquela empresa que, de fato, ocorreram, deixando alguns torcedores na mão, desistiu e contratou outra companhia para realizar o serviço: a Absolut Sport. Foi o primeiro contato de Lo Prete com a agência global de viagens e hospitalidade esportiva, com sede em Frankfurt (ALE).
De tão empolgante a experiência, o executivo passou a integrar o time da Absolut e hoje é country manager no Brasil da companhia, que anuncia a expansão, por mais três anos, da parceria com a Conmebol, entidade que promove torneios entre clubes e seleções da América do Sul.
“Ampliamos a relação com a Conmebol para realizar o trabalho dos jogos desde as oitavas de final da Libertadores. São mais 30 jogos que trabalharemos”, disse ao BRAZIL ECONOMY Lo Prete, executivo com experiência em desenvolvimento de negócios, marketing e comunicação estratégica no esporte foi, inclusive, gerente de marketing do São Paulo Futebol Clube e da Socios.com, multinacional que atua com tecnologia blockchain no esporte.
“Enxergamos o esporte como uma plataforma de relacionamento, para conectar empresas e pessoas aos seus objetivos, a partir das nossas ações de experiências”, afirmou.

Em 2024, a Absolut registrou crescimento de 20% no faturamento e 40% na rentabilidade. Para este ano, a projeção é de aumento de 20% para ambos os indicadores. E, para o ano que vem (que terá a Copa do Mundo da Fifa no Canadá, Estados Unidos e México), a expectativa é de elevar a receita em 50% em relação a este ano. Os números totais em reais não são divulgados.
“O maior market share da Absolut é no Brasil, nosso principal mercado”, enfatizou o country manager da companhia, que possui escritórios estratégicos em Frankfurt, Rio de Janeiro, Buenos Aires (ARG) e Los Angeles (EUA).
A empresa se destaca por oferecer experiências completas, seguras e exclusivas para torcedores, marcas, clubes e entidades do esporte mundial.
Na relação comercial com a Conmebol desde 2022, a Absolut já atendeu cerca de 35 mil pessoas. No mundo, foram mais de 500 mil clientes, com ações realizadas em 50 países.
Felipe Neto em palácio
A empresa, com 18 anos de história (cinco deles com operação no Brasil), vem se destacando por oferecer experiências “completas, seguras e exclusivas” para torcedores, marcas, clubes e entidades do esporte mundial.
Um dos clientes mais notórios é o youtuber Felipe Neto, botafoguense que acompanhou a final da Libertadores do ano passado, em que o seu time levou a melhor sobre o Atlético-MG, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
O influenciador ficou hospedado em um palácio da capital argentina com a namorada e levou alguns amigos, que ficaram em um hotel próximo. Assistiu ao jogo de um dos camarotes.
A partir dessa experiência, procurou novamente a Absolut este ano para acompanhar a partida entre Portugal e Irlanda, no Estádio José Alvalade, no início deste mês, pelas eliminatórias europeias do Mundial de 2026. “Como temos uma estrutura global, proporcionamos ao cliente um camarote central, com toda comodidade”, contou Lo Prete.
Além do atendimento direto no B2C, a Absolut também atua no B2B, na comercialização de pacotes e projetos para empresas. Promove, por exemplo, desde campanhas e promoções até a entrega dos prêmios, as viagens e experiências de hospitalidade.
“Podemos promover concursos que garantem experiências como assistir a uma final de campeonato ao lado de um ex-jogador de futebol, em um camarote do estádio do Maracanã”, exemplificou o executivo.
A Absolut tem sido procurada, inclusive, por empresas de mídia para aproximar suas marcas do público. Uma delas é um canal de streaming que criará um concurso cultural para selecionar internautas que assistirão à final da Libertadores em Lima (PER).
“Nesse caso, também entregaremos a cobertura de imagens (vídeos e fotos) e materiais de pós-operação, para que eles gerem conteúdo em cima disso”, destacou o executivo, ressaltando ainda que o projeto inclui relatório com o número de pessoas alcançadas, engajamento, geração de pílulas de conteúdo e o total de visualizações em todas as plataformas trabalhadas.
“Mesmo sem os direitos de transmissão do evento, o streaming pode atingir patamares significativos de audiência e gerar muito barulho. Assim, consegue se diferenciar”, frisou Lo Prete.
“A mesma lógica vale para as marcas que não são patrocinadoras oficiais das competições, é possível captar retorno”, complementou o executivo, que já mantém relação estreita com patrocinadoras dos eventos esportivos, como Amstel, Puma, Mercado Livre, TCL, Hyundai, Mapfre, entre outras.
Espaços premium próprios
A Absolut Sport possui ainda camarotes próprios nos estádios do Maracanã e do Nilton Santos, no Rio de Janeiro, que funcionam como espaços premium tanto em dias de jogos quanto para eventos corporativos e experiências exclusivas.
Um dos marcos mais recentes foi uma ativação no Maracanã com atletas da NFL durante uma partida do Flamengo, em ação que uniu entretenimento, marketing e relacionamento.
Na Fórmula 1, a agência atua em vários Grandes Prêmios, como os de São Paulo, Barcelona, Abu Dhabi, Catar, Las Vegas, México e Estados Unidos. Na liga norte-americana de basquete, possui parceria com a NBA International Series, promotora de jogos fora dos Estados Unidos, além de ações com times como Golden State Warriors e Miami Heat, na distribuição de ingressos para turistas.
Mais do que vender pacotes e proporcionar ações, a Absolut Sport aposta em criar memórias e conexões que aproximam torcedores e marcas. Em um mundo em que a paixão pelo esporte ultrapassa fronteiras, a empresa segue ampliando horizontes.

