Assaí faz 51 anos e comemora vendas a ‘clientes transformadores’ em economia desafiadora

Mercadinhos, pastelarias, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e outros comércios representam 42% do faturamento do Assaí, que fechou o primeiro semestre com R$ 41,2 bilhões em vendas, 7,5% a mais do que no mesmo período do ano anterior

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Imagens: Divulgação/Germano Lüders

Assaí possui 304 unidades espalhadas por 24 estados e Distrito Federal

Assaí possui 304 unidades espalhadas por 24 estados e Distrito Federal

Segundo maior varejista de alimentos do Brasil, o Assaí Atacadista completa 51 anos de história neste domingo (12), comemorando a data festiva e também o aumento dos “clientes transformadores” — como são chamados pela companhia os empreendedores que compram no atacarejo. Mercadinhos, pastelarias, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e outros comércios representam 42% do faturamento do Assaí. As compras desse público têm crescido a duplo dígito e colaborado com os resultados da varejista, que, no primeiro semestre deste ano, registrou faturamento de R$ 41,2 bilhões — R$ 2,9 bilhões a mais do que no mesmo período do ano passado, o que corresponde a um crescimento de 7,5%.

“Esses empreendedores veem no Assaí o lugar para repor os estoques. É um orgulho para nós atender a essa diversidade de clientes — são 40 milhões entre micro e pequenas empresas e pessoas físicas que mensalmente compram em nossas lojas —, o que nos traz também uma complexidade de atuação”, disse Marly Yamamoto, CMO do Assaí, ao BRAZIL ECONOMY.

O bom desempenho do atacarejo, que fica atrás apenas do Carrefour em termos de receita no País, ocorre justamente em um cenário econômico desafiador, segundo a executiva.

Marly Yamamoto, CMO do Assaí: atendimento a 40 milhões de clientes
Marly Yamamoto, CMO do Assaí: atendimento a 40 milhões de clientes

“Por ter como principal atributo o preço baixo, o Assaí atrai empreendedores, famílias e pessoas em busca de economia, num momento em que estamos com taxas de juros elevadas (15% ao ano) e maior endividamento da população. Isso faz com que o canal (atacarejo) seja ainda mais aderente a este momento do País”, afirmou Marly.

O crescimento da varejista ocorre com o pé no acelerador no plano comandado pelo CEO Belmiro Gomes. A companhia vai fechar 2025 com 10 novas unidades, em um investimento de aproximadamente R$ 1,2 bilhão. Para 2026, a projeção é de abrir outras 10 lojas.

Campanha de aniversário

Se a performance foi positiva no primeiro semestre deste ano, o segundo deve ser ainda mais relevante. Isso porque o Assaí tem três grandes movimentos planejados para gerar mais vendas: a campanha de aniversário da rede, que começou em 1º de outubro e vai até o dia 31; a Black Friday, em novembro; e o Natal, em dezembro.

Sobre a festa de 51 anos, Marly Yamamoto afirmou que é o maior esforço do grupo entre as três datas até o fim do ano.

“É a maior campanha promocional que fazemos durante o ano. Preparamos tudo com antecedência, munidos de pesquisas para entender o que o cliente almeja — seja ele pessoa física ou jurídica”, disse a CMO.

Com o mote “Mais do que preço baixo, suas compras grátis”, a campanha vai distribuir R$ 10 milhões em prêmios durante o mês de outubro. “Vamos festejar com uma presença de marca mais ampla, nos diversos canais, internos e externos. É o momento de uma campanha pensada com muitos objetivos — entre eles, fidelização, atração de clientes e fortalecimento de marca”, frisou a executiva.

São milhares de compras grátis — de até R$ 750 — sorteadas todos os dias diretamente nos caixas das 304 lojas da rede, espalhadas por 24 estados e pelo Distrito Federal.

Curiosamente, um dos ganhadores foi o ex-atleta Robson Caetano, medalhista de bronze nos 200 metros rasos na Olimpíada de Seul, em 1988, e outro bronze no revezamento 4×100 metros em Atlanta, em 1996. Ele publicou a conquista da compra grátis em suas redes sociais.

Além disso, a campanha do Assaí terá um prêmio de R$ 1 milhão, que será sorteado no início de novembro. Participam os clientes que recebem um cupom a cada R$ 20 gastos em produtos de 30 marcas parceiras da ação. A campanha é estrelada pelo ator e apresentador Rodrigo Faro, criada pela StarMKT (agência in-house do Assaí), com produção da Pullse e plano de mídia da BETC Havas.

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