O setor náutico brasileiro mantém presença relevante no mercado dos Estados Unidos, mesmo com as barreiras tarifárias sobre a importação de embarcações de lazer produzidas no Brasil, implementadas em agosto pelo governo Donald Trump. A Hanover, marca internacional do estaleiro brasileiro Triton Yachts, já entregou 17 embarcações e tem mais cinco encomendas até o final do ano para o mercado norte-americano.
No ano passado, foram 27 embarcações enviadas ao território americano, uma volatilidade considerada normal para o setor. As exportações para os Estados Unidos representam 40% da produção total do estaleiro Triton Yachts.
Segundo Allan Cechelero, diretor da fabricante brasileira, as mudanças tarifárias recentes não diminuíram o interesse internacional pelas embarcações nacionais. “Apesar dos novos custos de importação, os barcos produzidos no Brasil continuam sendo muito requisitados no exterior, principalmente pela possibilidade de customização e personalização que entregamos”, disse o executivo.
“Nossas lanchas seguem o padrão internacional, que reúne design moderno, soluções inteligentes como o deck lateral e áreas de convivência integradas. Elas têm uma aceitação muito grande no mercado americano”, completou.
No ano passado, 1.110 embarcações fabricadas no Brasil foram exportadas, segundo dados da Receita Federal e do Comex Stat — sistema oficial de estatísticas de comércio exterior do governo brasileiro, ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Os Estados Unidos responderam por 60% do valor total das exportações, participação que cresceu ainda mais no primeiro semestre deste ano, alcançando 68% do total.
Mesmo com a recente taxa de 50% sobre as embarcações de lazer importadas do Brasil, o mercado americano segue como o principal destino da náutica nacional. Os efeitos, se ocorrerem, devem ser sentidos a partir do próximo ano, mas a expectativa é de manutenção do apetite pelas embarcações brasileiras, também em razão do câmbio favorável ao mercado americano.

Maior evento náutico do mundo
Com 40 anos de atuação, a Triton Yachts participará pela quinta vez do Fort Lauderdale International Boat Show (FLIBS), o maior evento náutico sobre a água do mundo, realizado na Flórida, de 29 de outubro a 2 de novembro. Serão mais de mil marcas expositoras no evento.
A marca levará três modelos fabricados no Brasil que já são sucesso no mercado nacional e internacional: Hanover 347, Hanover 387 e Hanover 447.
A Hanover 347 é uma lancha de 34 pés que combina funcionalidade, conforto e bem-estar a bordo. Com 10,70 metros de comprimento, capacidade para 14 pessoas durante o dia e quatro para pernoite, o modelo se destaca pelo solário de proa com três espreguiçadeiras reclináveis, além da popa com espaço gourmet integrado, mesa para refeições e sofá em “L”.
O cockpit central, com posto de comando ergonômico, proporciona ótima visibilidade e circulação, complementada pelo deck lateral que amplia os ambientes externos. No interior, a embarcação reúne dois quartos com camas de casal na proa e na meia-nau, cozinha equipada e banheiro fechado com chuveiro, oferecendo praticidade e conforto em todos os momentos.
A Hanover 387 foi projetada para unir robustez, conforto e versatilidade. É uma lancha de 38 pés que mede 11,60 metros de comprimento, comporta 14 pessoas durante o dia e cinco para pernoite. Seu layout privilegia a integração de ambientes, com plataforma submergível de popa, espaço gourmet com churrasqueira e sofá rebatível, além de plataforma lateral que cria um verdadeiro beach club.
Internamente, a cabine de 1,90 metro de altura possui dois quartos, cozinha equipada e banheiro completo, garantindo aconchego e praticidade durante a navegação.
Já a Hanover 447 é uma lancha de 44 pés imponente, elegante e com soluções inovadoras. Com 13,50 metros de comprimento, acomoda até 16 pessoas durante o dia e cinco para pernoite. A praça de popa se transforma em um amplo beach club, graças às duas aberturas laterais que ampliam os espaços de convivência.
Na proa, o ambiente é versátil, podendo ser usado como solário para relaxar ou como lounge com mesa e sofás para refeições e encontros. O conceito walkaround garante fluidez e circulação a bordo. No pavimento inferior, o modelo oferece três quartos e dois banheiros, além de cozinha completa e salão integrado, criando a sensação de uma verdadeira casa sobre as águas.