“Não podemos ficar parados. Somos referência em culinária da fazenda e estamos sempre monitorando o mercado de alimentação.” É assim que Reinaldo Varela, fundador e presidente do Divino Fogão, fala sobre os avanços da rede de gastronomia da fazenda neste ano. A companhia acaba de inaugurar sua primeira megaloja da franquia, com 230 m², no Grand Plaza Shopping, em Santo André, no ABC Paulista.
Esse novo modelo do Divino Fogão, no segmento de alimentação fora do lar, é uma das apostas da marca para os próximos anos. Somente em 2025, a rede abrirá mais duas megalojas — uma em São Paulo e outra em Brasília (DF). Para os próximos cinco anos, a expectativa é que estejam em operação ao menos 40 restaurantes nesse formato. O BRAZIL ECONOMY obteve o plano de expansão em primeira mão.
Também neste ano, o Divino Fogão iniciou sua linha de restaurantes em estradas. Todo esse movimento mira aumentar o faturamento da companhia, que em 2024 cresceu 23% em relação a 2023 — os números absolutos em reais não são divulgados. Para 2025, o objetivo é atingir um crescimento de 15% na receita em relação ao ano anterior.
Atualmente, são 220 unidades da rede espalhadas pelo País. A expectativa é encerrar 2025 com 32 novas unidades abertas.

Ambiente de convivência
Aberta em 16 de outubro, a megaloja do Grand Plaza Shopping segue uma tendência de mercado que busca oferecer um ambiente moderno e de conveniência para os clientes, sem deixar de lado o DNA da marca.
O Divino Fogão, que nasceu há mais de quatro décadas no segmento de alimentação em shopping centers, apostou em um projeto de operação maior, com salão amplo para refeições dentro da unidade, além de diversas ativações, como brinquedoteca.
A experiência de se servir também é diferenciada, trazendo praticidade e maior variedade de pratos — tudo em um só lugar. “O Divino Fogão nasceu dentro de shopping center e queremos manter essa raiz. Mesmo assim, é necessário estar sempre atento às novidades e ao que o cliente procura”, disse Varela.
“Identificamos que uma das dores de quem opta por praças de alimentação é a falta de lugar para se sentar e conversar, principalmente aos fins de semana e em datas comemorativas. Ter um ambiente organizado, limpo e pensado no conforto se torna um atrativo e um diferencial dentro de um espaço limitado, como os de centros comerciais”, observou o executivo.
Para o presidente da rede, as megalojas chegam para atender a essa demanda, com um ambiente moderno, amplo e interativo. “Visamos atender aos desejos dos consumidores que querem comer uma comida saborosa, feita na hora, socializar e se divertir em um mesmo local, sem mudar a rotina”, afirmou Varela.

O responsável por levar essa nova experiência a Santo André é o empresário Renato Basso Fabbri. Franqueado da marca há 25 anos, ele atua no Grand Plaza Shopping há mais de duas décadas.
“Eu e meus sócios decidimos encarar mais um novo desafio, que é a megaloja. Entendemos que, pela alta demanda da região e pelos resultados obtidos ao longo dos anos, era um bom momento para ampliar nossa presença dentro do shopping, trazendo um espaço diferenciado, focado na conveniência e na hospitalidade”, disse o empresário.
“É um passo ousado, mas que permitirá gerar impactos positivos entre nossos clientes e na cidade”, complementou Fabbri, que já atuava no shopping com uma unidade de 72 m². Agora, o espaço é três vezes maior. O local, que antes possuía poucas mesas, passa a ter mais de 80 lugares.
Houve também uma mudança no layout da operação em comparação com as unidades já existentes. Nas megalojas, as linhas de pratos quentes, frios, saladas e sobremesas dão lugar a ilhas de refeições, deixando a movimentação dos consumidores mais fluida. O buffet é 70% maior, com aumento de 40% na variedade e oferta de produtos, permitindo atender diferentes perfis de público.
Restaurantes em rodovias
Sabe o conceito de “não poder ficar parado”, do presidente do Divino Fogão? Neste ano, a rede também deu início ao seu modelo de restaurantes em estradas, inaugurado recentemente.
“Queremos estar onde nosso consumidor está. Por isso, a meta é ingressar em pontos alternativos também, como outlets, rodoviárias e aeroportos. Nesse sentido, já temos oito restaurantes em funcionamento e queremos, até 2030, inaugurar mais 25 unidades”, salientou Reinaldo Varela.

