A Galileo Financial Technologies, companhia com sede nos EUA focada no desenvolvimento de tecnologias financeiras, divulgou seu primeiro Índice de Inclusão Técnica, um estudo mostrando a relação direta entre o estado da infraestrutura tecnológica atual das empresas e sua capacidade de expandir os negócios e alcançar novos públicos.
O BRAZIL ECONOMY teve acesso com exclusividade ao levantamento que ouviu 600 CTOs e CIOs de empresas de médio e grande porte no Brasil, Argentina, Colômbia, México e EUA em agosto de 2025. De acordo com ele, 48% dos participantes acreditam ter perdido 10% de negócios ou mais devido à falta de tecnologia adequada. Apesar de reconhecer isso, 41% informou que o lançamento de um novo recurso tecnológico para reverter este quadro poderia ser feito com dificuldade ou seria impensável no momento, enquanto 25% adiaram ou cancelaram 10 ou mais projetos para alcançar novos segmentos de clientes nos últimos 12 meses.
Analisando só o recorte brasileiro, 79% das companhias estimam que perdem negócios por não terem tecnologia adequada. Compondo este índice, cerca de 55% dos líderes ouvidos localmente acreditam que estão perdendo 10% ou mais de oportunidades, enquanto 25% declararam que o índice de negócios perdidos chegue a 20% ou mais.
“Nosso estudo mostra a importância da correlação entre as áreas financeira e tecnológica. O objetivo da maior parte das companhias do setor é trazer mais pessoas para o mundo das finanças, mas a maneira de fazer isso é que fica meio escondida. Fica claro que as empresas precisam da tecnologia para acelerar esse processo. Na América Latina a urgência é maior, já que nos EUA eles começaram a modernizar o parque tecnológico deles antes do que aqui”, afirmou Abdul Assal, diretor de desenvolvimento de negócios da Galileo Financial Technologies e principal liderança da companhia no Brasil.
Chama atenção ainda que 70,7% dos líderes de tecnologia brasileiros concordam que as preocupações com vulnerabilidades de segurança retardam seus esforços para tornar os serviços mais acessíveis aos seus públicos, enquanto 65,6% admitiram que o lançamento de um novo recurso inclusivo para funcionários ou clientes poderia ser feito “com dificuldade” ou é “impensável no momento” devido a problemas de integração dos sistemas existentes.
“É evidente que todos os países enfrentam desafios únicos, mas também têm muito a oferecer uns aos outros em termos de soluções. O Brasil é o país mais avançado da América Latina do ponto de vista regulatório, o que permite a entrada de novos players para aproveitar o fato de o brasileiro ser tão aberto a essa modernização, como mostra o sucesso que o Pix fez por aqui. Mas, nosso material mostra que ainda há muito a ser feito. Como empresa americana com raízes sólidas na América Latina, esperamos que este relatório incentive mais intercâmbios de informações e aprendizado entre líderes de todos os países”, prevê Abdul.
Apesar de a Galileo ter como clientes algumas das maiores instituições bancárias do mundo nos 13 paises onde atua, como HSBC e Itaú, além de companhias do porte da XP, Abdul ressalta que o estudo optou por ouvir outros players além do mundo das finanças para mapear melhor o cenário. “Não falamos só com pessoas do mercado financeiro mas também nas indústrias de varejo, telecom e hotelaria por exemplo, já que eles consomem produtos financeiros por meio do embedded finance”, disse.
O executivo também destaca o papel da Inteligência Artificial neste processo já que, para ele, existe uma grande armadilha sobre o tema: muitas empresas querem adquiri-la, mas não dão a condição necessária. “Resolvemos falar com os altos executivos porque são eles que sabem onde está doendo. E uma dessas dores é que todo mundo fala de IA, mas ela não vai funcionar de maneira alguma em empresas que tem uma tecnologia de 50 anos. É preciso dar a base, ou seja, uma condição tecnológica para que ela seja implementada. Estamos confiantes de que este relatório é apenas o primeiro passo para garantir que nosso histórico recente de inclusão financeira e digital continue a criar novas e ousadas soluções para todos os nossos clientes”, enfatizou.