A Logicalis prevê um bom 2025 no mercado latino-americano. A empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, com atuação em 30 países e apoiando mais de 10 mil clientes de diversos setores, espera crescer até 15% na América Latina este ano. “Nosso pano de fundo de 2025 é crescimento e, para isso, o foco é de gestão de entrega de valor integral aos clientes e agilidade das pessoas dentro da empresa, sem centralização das decisões. Isso permitirá aumentar não só o volume de vendas, mas também o Ebitda e o lucro líquido”, afirmou Marcio Caputo, CEO da Logicalis na América Latina.
Engenheiro elétrico com carreira consolidada na área de tecnologia, Marcio Caputo já passou pela Andersen Consulting, atual Accenture, e Grupo Assa, onde foi VP e atuou como responsável por vender e entregar projetos de transformação digital para a Indústria de Varejo no mercado latino-americano. Na próxima segunda-feira, completam-se 11 anos desde que ingressou na Logicalis, onde já esteve à frente das operações da empresa na Bolívia, Peru, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
Em 2022, tornou-se COO para América Latina e, em meados de 2024, assumiu como Vice-presidente da empresa no Brasil. Em março deste ano, passou a exercer também o cargo de CEO da Logicalis para América Latina. “Fora finanças e recursos humanos, eu dei um 360 na companhia nestes últimos anos”, disse.
O executivo destaca que, embora a venda de hardwares e softwares ainda sejam importantes para a receita da Logicalis, os clientes têm dado um valor especial para a venda de serviços. É uma maneira de auxiliar na adaptação dos grandes movimentos do futuro, como cloud, data center e, principalmente, inteligência artificial, que Caputo classifica de a “ponta do iceberg” de um processo maior: “Para você implementar de maneira orgânica uma tecnologia com IA isso a requer conectividade segura e resiliente com velocidade, regras de governanças e capacidade de processamento. No final das contas, este é o tipo de trabalho que fornecemos aos nossos clientes”.
A Logicalis nasceu atendendo principalmente clientes de telecomunicações que até hoje seguem como muito importantes para os negócios da empresa. Mas, o que tem mostrado maior robustez para a companhia são as áreas de serviços financeiros e, mais recentemente, de minérios. “Em especial no Brasil e no Chile temos atuado muito com mineradoras e pretendemos aumentar esse foco para o Peru e a Argentina”, afirmou Caputo.
O Brasil ainda é um polo de crescimento para a Logicalis: só em 2024, 45% do market share da companhia na América Latina foi no mercado brasileiro. E embora preveja um crescimento expressivo este ano no país, Caputo enxerga que o México é um mercado comparável que merece atenção.
“Se olharmos para o mercado mexicano, temos muito que crescer por lá e vejo um paralelo com o brasileiro. Ao pegarmos a receita das 50 maiores empresas de lá, notamos que elas são parecidas com as do Brasil. Então, é um mercado que pretendemos aumentar nossa participação, mesmo sabendo que a correlação econômica deles é mais atrelada aos EUA”, enfatizou.
Já a Argentina é a “bola da vez” da Logicalis para os próximos anos, apesar do momento econômico desafiador que vem atravessando há algum tempo, como explicou Caputo: “Atualmente sou mais ambicioso no crescimento da Argentina onde já notamos uma maior confiança do mercado empresarial. Mas, nota-se uma maior previsibilidade e estabilidade na hora de tomar decisões. Estive lá recentemente e conversei com CEOs de alguns bancos que são clientes nossos e que mostraram otimismo”.