Há empresas que se autoproclamam líderes e as que têm a liderança no DNA. É esse o caso da Líder, criada há 80 anos em Carmo do Cajuru, interior de Minas Gerais, pelo marceneiro João da Mata Nogueira. O ofício artesanal, transmitido às duas gerações seguintes, evoluiu em oito décadas até se tornar uma operação industrial com quase 1.500 funcionários (cerca de 800 deles no parque fabril de 120 mil m², responsável por produzir aproximadamente 130 mil peças de mobiliário por ano). “A Líder é uma empresa média para os padrões brasileiros, mas, para o setor de mobiliário, é uma empresa grande, especialmente no alto padrão”, afirmou o diretor comercial e de marketing Tiago Nogueira, neto do fundador.
Segundo ele, a empresa, que faturou R$ 340 milhões em 2024, vem crescendo em média dois dígitos por ano e planeja aumentar o faturamento em 14% em 2025. “Eu sempre falo que, para uma árvore crescer, ela precisa ter uma raiz sólida e tronco forte. Esse é o ponto de sustentação”, disse Nogueira. Hoje, são 19 lojas próprias e cerca de 100 revendas que oferecem um catálogo de 380 modelos (número que se multiplica ao incluir todas as combinações possíveis de madeira, tamanho e tecido). Apesar do gigantismo, a produção prima por valorizar o que a família de proprietários define como “alma brasileira”.

Esse conceito se intensificou a partir do diálogo com designers consagrados e emergentes, parceiros na criação de novas linhas (algo que Nogueira defende como fundamental para agregar “frescor criativo”). Nos últimos anos, a empresa passou por um processo de reestruturação, com foco em rejuvenescimento e reposicionamento da marca, acompanhado pela abertura de novas lojas em cidades estratégicas como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória e Brasília. Em 2014, a dupla André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, do Estúdio Nada Se Leva, assumiu a direção criativa da marca, agregando ainda mais valor ao design e à identidade da empresa.
Apesar desse olhar para fora em busca de frescor, a gestão familiar preserva e valoriza as pratas da casa. É o caso de uma funcionária que entrou como recepcionista da Líder ainda na adolescência, foi capacitada internamente e permanece como designer. “O sonho de muitos filhos de nossos funcionários é trabalhar na Líder. Para a gente isso vale muito”, disse Nogueira. A empresa é a maior empregadora de Carmo do Cajuru. “Em uma cidade de 20 mil moradores, ter 800 empregados diretos é uma enorme responsabilidade. Quando você multiplica isso por quatro ou cinco pessoas em cada família, vê que o pilar social da Líder se torna muito relevante”, afirmou o neto do fundador.
Ele cita ainda a figura da avó, Dona Didi, ainda viva e muito lembrada como inspiração pela ousadia de abrir caminhos. “Ela sempre foi uma senhora muito cabeça aberta. Nunca trabalhou na Líder, mas participou da criação da cultura ao lado do fundador e o encorajou a vir para São Paulo, criar canal de revenda, linha de planejados e manter o design autoral.”
Essa aposta rendeu bons frutos. Em 2021, Pietro Oliveira, designer do Estúdio Líder desde 2019, venceu o Prêmio Casa Vogue na categoria Designer em Ascensão. Formado pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Pietro desenvolve móveis com influências modernistas e do regionalismo mineiro. Atualmente, o segmento de móveis planejados é estratégico para a Líder. Até o final deste ano, estão previstos investimentos de R$ 3 milhões em showrooms e treinamento da equipe.
E, assim como toda árvore que cresce precisa de uma base sólida, uma grande empresa de mobiliário não se sustenta sem cuidar da sustentabilidade. Na Líder, toda a madeira utilizada na fabricação vem de duas origens: ou tem Selo Verde, que garante a procedência de áreas de reflorestamento, ou provém de fornecedores comprometidos com o manejo ambiental. “Um pouquinho antes da pandemia, em 2019, fomos visitar várias madeireiras na região amazônica de onde a gente compra para ver o que eles estavam fazendo de verdade. Dos seis fornecedores até então, deixamos de comprar de duas empresas por não atenderem aos requisitos ambientais que nós estabelecemos”, afirmou Nogueira.
Por enquanto, a expansão internacional não está nos planos da empresa, que ainda vê muito espaço para ocupar no mercado interno. A vigésima loja está sendo inaugurada em Campinas, com um investimento de R$ 16 milhões. A presença no varejo é reforçada por investimentos em comunicação que transcendem o âmbito do mobiliário. A marca está presente nas principais mostras de design e decoração do Brasil (DW! – Design Week, Casacor, Modernos Eternos, Casas Conceito e Semana Criativa de Tiradentes). E vai além do setor ao apoiar eventos esportivos, como os torneios de tênis Rio Open (há cinco anos) e SP Open (em 2025). “A gente montou os lounges VIPs para expor nossos móveis e criar uma conexão com esse público, marcando presença em uma hora em que a pessoa está relaxada, no esporte que ela ama. Quando ela tem contato com a sua marca, a identificação aumenta.”