Com R$ 4 bilhões de landbank, Lotisa aposta em imóveis de médio padrão em Itajaí (SC)

Construtora com 20 anos de atuação em Santa Catarina, reconhecida por atuar em studios e alto padrão, amplia o portfólio e entra no Minha Casa, Minha Vida

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Imagens: Divulgação

Terreno do Portovelas, maior projeto de médio padrão desenvolvido em Itajaí (SC)

Terreno próximo ao Centro do Portovelas, maior projeto de médio padrão desenvolvido em Itajaí (SC)

Estudo da construtora Lotisa, em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, aponta que apenas 10% dos imóveis lançados na cidade de Itajaí (SC) nos últimos anos estão na faixa de até R$ 500 mil – justamente a de maior procura. O levantamento mostra ainda que não houve oferta de empreendimentos enquadrados no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), do governo federal, nos últimos quatro anos, o que gera um desequilíbrio entre procura e disponibilidade.

Diante desse cenário, a Lotisa, com 20 anos de atuação em Santa Catarina e reconhecida pelos smart studios e imóveis de alto padrão, amplia o portfólio e entra no ramo de médio padrão, inclusive no MCMV. A construtora lançou o Portovelas, um dos maiores empreendimentos de Itajaí voltados para o segmento, atualmente em fase de pré-lançamento.

“Percebemos que o segmento de imóveis de até R$ 500 mil é, atualmente, o mais carente e também promissor na cidade, especialmente em um cenário em que há tempo não surgem novos lançamentos voltados ao programa Minha Casa, Minha Vida, enquanto a população segue em crescimento”, disse Fábio Inthurn, CEO e fundador da Lotisa, que já lançou 25 empreendimentos e 1.600 imóveis em duas décadas de atuação – atualmente possui 1.000 em construção.

“Essa escassez gerou uma alta nos aluguéis, mesmo em bairros periféricos, e fila de espera. Nosso compromisso é oferecer moradia de qualidade. Por isso, planejamos um empreendimento com boa localização e condições acessíveis às famílias, sem abrir mão do conforto e da infraestrutura”, afirmou o executivo, que comandou uma convenção realizada recentemente para apresentar o projeto a cerca de 500 corretores.

Fábio Inthurn, CEO e fundador da Lotisa, que já lançou 25 empreendimentos e 1.600 imóveis em duas décadas de atuação
Fábio Inthurn, CEO e fundador da Lotisa, que já lançou 25 empreendimentos e 1.600 imóveis em duas décadas de atuação

O lançamento oficial do Portovelas está programado para outubro, durante a tradicional festa do pescado de Itajaí, a Marejada. O empreendimento estará localizado no bairro São João, em um terreno próximo ao Centro e fora de áreas alagáveis, segundo a construtora.

Ao todo, serão 720 apartamentos distribuídos em quatro torres de 15 pavimentos, somando 72 mil m² de área construída, com área de lazer superior a 8,5 mil m². As plantas das unidades variam de 50 m² a 66 m², com opções de 2 e 3 dormitórios com suíte. Uma das novidades é que as unidades de 50 m² se enquadrarão na Faixa IV do programa Minha Casa, Minha Vida, ampliando as possibilidades de acesso ao crédito habitacional e ao primeiro imóvel para um público mais amplo. Os valores partem de R$ 400 mil.

Estratégia financeira

Uma das estratégias da construtora está na forma de pagamento para quem busca adquirir o primeiro imóvel ou investir. A entrada é de 8% – em torno de R$ 32 mil –, praticamente a metade do que é praticado por empresas do mercado que oferecem acordos diretos.

De acordo com a diretora comercial e de marketing da Lotisa, Scheila Michaelsen, pesquisas de mercado apontaram para uma demanda de consumidores com renda familiar média entre R$ 8 mil e R$ 10 mil.

“Desde o início das vendas, mais um de nossos diferenciais é oferecer a consultoria de uma empresa especializada em crédito imobiliário, credenciada à Lotisa, que apresenta as possibilidades, faz a avaliação das taxas e realiza esse acompanhamento junto ao cliente”, explicou a executiva.

Segundo a construtora, o portfólio entregue até aqui inclui imóveis que geraram valorização superior a 350% em cinco anos. Em Itajaí, ao lado de Balneário Camboriú, a valorização do metro quadrado foi expressiva: passou de R$ 3 mil em 2010 para quase R$ 13 mil atualmente.

A empresa possui um landbank de aproximadamente R$ 4 bilhões para novos lançamentos nos próximos anos. A Lotisa também prepara sua entrada estratégica em Balneário Camboriú, que tem forte presença de arranha-céus de alto padrão.

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