Com um movimento surpreendente, na contramão do que é comum no mundo dos negócios, a Tial, produtora mineira de bebidas de frutas, comprou a marca Do Bem da gigante Ambev no final do ano passado. A iniciativa faz parte de um plano maior da empresa, que completa 40 anos de atividade no ano que vem. A Tial virou Tropical, nome dado à holding que agora controla seis marcas, integradas a partir da aquisição da Do Bem.
“Nosso intuito é agregar todas essas marcas que ampliam nosso portfólio. Estamos em um processo de rebranding para sermos o puro suco do Brasil — de frutas brasileiras, para muitas ocasiões de consumo”, disse ao BRAZIL ECONOMY Victor Wanderley, CEO da agora Tropical.
Entre as seis marcas estão a própria Tial — que deixa de ser o nome da empresa para se tornar uma marca dentro da house of brands —, a Do Bem, a Desinchá, a Pley by Ney, além de uma parceria com a Microsoft para o lançamento de um produto com o rótulo do famoso jogo Minecraft, e a Suívie, marca suíço-brasileira para produção de suco de abacaxi.
“São marcas diferenciadas, mais conectadas com o público de hoje, que busca produtos mais naturais e saudáveis. Pesquisamos muito as tendências e entendemos os desafios econômicos do Brasil. O desafio é oferecer produtos de qualidade acessíveis para o consumidor brasileiro”, explicou o executivo.

Há um planejamento para expansão do portfólio da marca Do Bem, que hoje possui cinco linhas: sucos de uva, laranja, maçã, água de coco e chá-mate com limão.
“Olhando para frente, a Do Bem pode ser algo muito maior. Estamos pensando em novos produtos que tragam funcionalidade, como algo proteico — o que se encaixa muito bem dentro desse nosso propósito de holding”, salientou Wanderley. “Podemos levar um impacto mais positivo para toda a nossa cadeia de valor.”
Plataforma de bebidas
A Tropical, como casa de marcas, será lançada oficialmente em outubro, quando a holding iniciará uma extensa campanha de marketing com foco no consumidor.
Ao mercado, as marcas foram apresentadas durante a APAS Show, maior evento supermercadista do mundo, realizado em maio, em São Paulo. “Nosso diferencial é sermos uma plataforma de bebidas sustentáveis, saudáveis e acessíveis”, afirmou Wanderley, que lidera um time de 400 colaboradores.
A expansão do negócio em 2025 marca uma nova fase da empresa, que, desde 2018, quando Wanderley assumiu a companhia, multiplicou por 10 o seu faturamento. No ano passado, as vendas somaram R$ 400 milhões.
Neste ano, já com as marcas em processo de rollout, a expectativa é alcançar uma receita de R$ 550 milhões, um aumento de 37,5%. Com os rótulos em plena adesão no mercado, a meta é atingir um faturamento de R$ 1 bilhão em 2027.

“Daremos mais um salto importante com essa nova composição e um crescimento mais maduro”, disse o CEO da companhia, cujos produtos estão presentes em 60 mil pontos de venda ativos em todo o país.
Atualmente, 60% dos produtos são escoados por vendas diretas ao varejo (mercados e food service) e 40% por meio de distribuidores parceiros. A ampliação da rede é uma das prioridades da Tropical, que vai estender o acordo de distribuição com a própria Ambev, por meio da plataforma Bees, de relacionamento B2B com fornecedores.
“Eles estão em um universo de 1,2 milhão de pontos de venda no Brasil. Então, existe ainda muito espaço para avançarmos”, frisou Wanderley, sobre o planejamento da empresa, que até 2019 atuava focada apenas no mercado de Minas Gerais. “Temos feito, ao longo dos últimos anos, um esforço para nos tornarmos uma companhia nacional.”
Bebida do Neymar
Depois da aquisição da marca Do Bem, a Tropical firmou uma parceria estratégica com a Desinchá e a Globalbev para colocar no mercado a primeira linha de chás prontos para beber 100% naturais, feitos pelo processo de infusão: a Desinchá Pra Já.
Na sequência, a Tropical — ainda com o nome Tial na época — lançou uma nova categoria de bebidas active lifestyle drink, assinada pelo jogador Neymar Jr., do Santos FC.
Em parceria com a Fun Brands, empresa americana que detém a licença para o desenvolvimento do produto, e a NR Sports, do pai do atleta, a fabricante lançou a linha Pley by Ney, com expectativa de faturar até R$ 100 milhões ainda neste ano com produtos da marca — e até R$ 370 milhões em cinco anos.
“Estamos nos expandindo nacionalmente, com perspectiva de internacionalização. Entramos nesse projeto por acreditar no potencial da marca e no que ela representa para essa nova etapa de vida do Neymar Jr.”, afirmou o executivo da Tropical.