Em um mercado dominado por grandes multinacionais como Vivo, Claro e TIM, a Surf Telecom tem se destacado como a operadora móvel de capital nacional que mais cresceu em 2025. Com uma estratégia baseada em parcerias e um modelo de negócios asset light (com baixos custos de aquisição de clientes), a empresa registrou crescimento médio de 30% ao ano e atingiu R$ 300 milhões de faturamento líquido em 2024. A expectativa é alcançar até R$ 500 milhões em 2025, segundo os executivos da companhia.
Em entrevista ao BRAZIL ECONOMY, Yon Moreira, CEO da Surf Telecom, revelou que a empresa acaba de fechar uma parceria estratégica com a Caixa Econômica Federal, que permitirá a expansão de seus serviços móveis para mais de 13 mil lotéricas em todo o Brasil. A operação será feita sob a marca Correios Celular, principal parceira da Surf desde sua criação. “A participação dos Correios em nosso faturamento, que hoje é de cerca de um terço, vai crescer muito nos próximos meses”, afirmou Moreira.
A Surf opera em três frentes principais. A primeira é a banda larga sem fio (FWA), tecnologia que entrega internet via radiofrequência, com a vantagem de não exigir infraestrutura física de fibra óptica. “Somos líderes nesse segmento no Brasil, com mais de 100 mil acessos e operação em frequências licenciadas pela Anatel nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro”, explicou Moreira.
O segundo pilar é o tráfego de voz. A Surf é hoje a terceira maior empresa do Brasil em volume de minutos trafegados, atrás apenas de Claro e Vivo. “São cerca de 400 milhões de minutos por mês, quase 6 bilhões ao ano”, acrescenta o executivo.
O terceiro foco é a operação móvel. Com uma base de 347 mil novos acessos líquidos no primeiro semestre de 2025 (mais do que qualquer outra operadora, incluindo multinacionais), a Surf se consolidou como a maior operadora móvel de capital 100% brasileiro, superando concorrentes em adições líquidas.
A estratégia de crescimento passa longe de investimentos bilionários em publicidade e marketing. Segundo o CEO, o “molho secreto” da companhia está nas parcerias com grandes marcas e provedores regionais. “Em vez de gastar bilhões em propaganda, fechamos acordos com Correios, Carrefour, Pernambucanas, Uber, PagMenos, Flamengo e centenas de ISPs [provedores de internet regionais] para que ofereçam o nosso serviço com a própria marca deles”, afirmou.
Com mais de 500 parceiros ISPs, que juntos somam 20 milhões de residências cobertas e 4,7 milhões de clientes ativos, a Surf atua como operadora por trás dessas marcas. “É como o modelo de private label dos cartões de crédito. O cliente compra um chip do Carrefour, mas quem fornece o serviço somos nós”, disse.
Além do volume, a Surf aposta na qualidade de atendimento como diferencial competitivo. “Fomos premiados três vezes como melhor operadora no Reclame Aqui. Nosso índice de churn [cancelamento de clientes] é metade do das grandes operadoras”, destacou Moreira.
A empresa possui dezenas de milhares de pontos de venda pelo Brasil, graças aos parceiros varejistas e aos provedores regionais. “Gastamos R$ 20 milhões por ano em marketing, enquanto nossos concorrentes gastam bilhões. Mas temos capilaridade de vendas superior, o que garante um crescimento saudável e rentável”, disse o executivo.
Crescimento financeiro e governança
Com receita média por cliente (ARPU) de R$ 34 (superior à média do setor) e estrutura interna enxuta, a Surf mantém solidez financeira e está em processo de evolução de sua governança corporativa. “Fomos auditados por cinco anos pela Ernst & Young. Agora, migramos para outra auditoria, mantendo nossos padrões de compliance e controles internos”, afirmou.
Até agora, a Surf não terceiriza operações e busca crescimento sustentável. O foco, segundo a empresa, é qualidade, com planos rentáveis e estrutura leve. “Crescemos de forma saudável em um mercado já maduro.”
A aliança com a Caixa Econômica Federal permitirá à Surf usar a rede de mais de 13 mil lotéricas como novos pontos de venda e atendimento dos serviços móveis operados sob a marca Correios Celular. O lançamento do projeto ocorre no terceiro trimestre de 2025, com início do atendimento nas lotéricas. A expectativa é que a nova parceria acelere ainda mais o crescimento da Surf, que já vinha expandindo acima da média do setor.
Na visão do CEO, a Surf chegou para ficar como uma alternativa nacional em um setor antes com poucas opções. “O mercado era dividido por três grandes operadoras. Hoje, somos nós e centenas de marcas parceiras que operam com a nossa tecnologia, oferecendo ao cliente final um serviço de qualidade e atendimento diferenciado”, afirmou Moreira.