Prestes a completar dois anos de atuação, em setembro, a Novara Advisory fechou parceria com o tradicional banco americano Boustead & Company para ampliar o acesso das médias empresas brasileiras ao mercado de capitais internacionais. A informação foi obtida com exclusividade pelo BRAZIL ECONOMY.
“Mais do que uma consultoria, nascemos para ser parceiros estratégicos de empresas médias e em expansão que desejam ampliar seu crescimento e precisam de inteligência estratégica e acesso a capitais para isso”, disse Ivan de Souza, sócio-fundador e CEO da Novara, com passagens por Booz Allen e Accenture.
A consultoria é focada em empresas com faturamento anual entre R$ 300 milhões e R$ 1 bilhão e, a partir da aliança com a instituição financeira dos Estados Unidos, amplia seu portfólio.

Segundo o executivo, essas empresas de médio porte não contam com casas que resolvam essa dupla demanda — de consultoria estratégica e acesso a recursos internacionais — de uma só vez, o que faz com que, muitas vezes, deixem dinheiro na mesa em negociações.
“Nosso propósito é justamente solucionar isso e apoiar quem já tem uma trajetória real de crescimento a buscar sua expansão pelo mundo”, afirmou Souza, que possui mais de 35 anos de experiência como advisor para a liderança de empresas em segmentos como serviços financeiros, saúde, conglomerados diversificados e grupos familiares.
Além dele, a Novara tem como sócio Augusto Korps, ex-Accenture e Stern Stewart. Para Korps, a parceria com a Boustead vai ajudar empresas de setores em que o Brasil se destaca globalmente a acessar, de forma mais fácil e rápida, capital.
“Esse é o caso, em especial, do agronegócio, de empresas de energia renovável, de mineração, serviços financeiros, biotecnologia, saúde, entre outros”, afirmou.
Keith Moore, presidente executivo da Boustead & Company, fez uma análise positiva da aliança: “Com a Novara, queremos ser uma ponte para as empresas brasileiras acessarem capital nos Estados Unidos ou além e impulsionarem seu crescimento”.
A Boustead & Company possui escritórios em Los Angeles, Nova York, São Francisco, Londres, Zurique, Mônaco, Cingapura, Panamá e Pequim.