No clima da COP30, Ambipar aposta em inovação para expandir a economia circular

Desde 2021, quando fez o IPO, a empresa promoveu uma série de aquisições estratégicas, que contribuiu para ampliar seu portfólio e consolidar sua atuação

Bruna Magatti
Compartilhe:

Imagens: Divulgação

Tercio Borlenghi, presidente do grupo, reinventou uma pequena empresa de gestão de resíduos

Tercio Borlenghi, presidente do grupo, reinventou uma pequena empresa de gestão de resíduos

Com uma trajetória marcada pelo pioneirismo e pela visão de futuro, Tercio Borlenghi Jr., presidente do Grupo Ambipar, transformou uma pequena empresa de gestão de resíduos criada em 1995 em uma das maiores multinacionais brasileiras especializadas em soluções ambientais. Hoje, a Ambipar é líder global em serviços de economia circular, descarbonização e resposta a emergências climáticas e ambientais, com operações em 41 países, presença nos seis continentes e 23 mil colaboradores.

A semente da Ambipar foi plantada quando Borlenghi Jr., ainda aos 19 anos, enxergou valor no que era considerado apenas lixo. “Boa parte de tudo que era descartado poderia ser reaproveitado”, afirmou. Nascia assim a Ambitec, que evoluiu para Ambipar, muito antes de o termo “economia circular” ganhar notoriedade no Brasil. Essa visão precursora permitiu que a companhia se posicionasse na vanguarda da sustentabilidade, com soluções integradas voltadas à gestão e valorização de resíduos, redução de emissões e preservação ambiental.

Ao longo de quase três décadas, a empresa consolidou-se como referência no setor. Sua atuação se organiza em duas verticais principais: a Ambipar Response, voltada para emergências ambientais e climáticas, e a Ambipar Environment, especializada em soluções ambientais completas. Entre os serviços oferecidos estão reabilitação de fauna e flora, remediação de solo, auditorias ambientais, monitoramento, licenciamento e planos de resposta a incidentes. Apoiada por um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, a Ambipar detém 25 patentes de tecnologias ambientais e conta com equipes de biólogos, oceanógrafos, geólogos e engenheiros para desenvolver soluções sob medida.

A Ambipar tem como premissa aliar desenvolvimento econômico e proteção ambiental. “Os recursos naturais são finitos e essa é a única alternativa que existe para que os nossos netos e demais descendentes tenham um planeta para viver”, afirma Borlenghi Jr., que voltou à presidência da empresa em 2023, após período no Conselho, com o desafio de integrar os ativos adquiridos após a abertura de capital.

A empresa estreou na B3 em 2020 e, em 2021, realizou o IPO da Ambipar Response na Bolsa de Nova York (Nyse). Desde então, promoveu uma série de aquisições estratégicas, o que contribuiu para ampliar seu portfólio e consolidar sua atuação como uma plataforma completa de soluções ambientais, no modelo one stop shop. O resultado foi o salto de 147 posições no ranking Valor 1000, a certificação da Ambipar como ação verde (green equity) pela B3 e pela Standard & Poor’s, e o reconhecimento como a melhor desenvolvedora de projetos florestais do mundo pelo Green Project Awards por quatro anos consecutivos.

No combate às mudanças climáticas, a Ambipar atua de forma direta com projetos de conservação e restauração de florestas, capazes de gerar 5 milhões de toneladas de crédito de carbono por ano. São mais de 2,5 milhões de hectares preservados na Amazônia, além do desenvolvimento da Ambify, plataforma que usa tecnologia de tokens para democratizar o acesso à compensação de emissões de carbono.

Em 2024, a empresa firmou parcerias estratégicas, como a colaboração com a SAP para o lançamento do serviço “Net Zero as a Service”, que combina tecnologias digitais com soluções de descarbonização e créditos de carbono. Outra parceria relevante foi com a Dow Química, para desenvolvimento de resinas a partir de resíduos plásticos reciclados, promovendo a economia circular na indústria química.

A atuação da Ambipar também tem impacto social. A empresa investe em cooperativas de reciclagem, promove parcerias com universidades – como a USP e a Mackenzie – e apoia pesquisas e soluções tecnológicas, como o biodigestor de resíduos orgânicos, capaz de transformar lixo em energia. Em parceria com a USP, investirá R\$ 5 milhões para tornar a universidade uma das primeiras carbono neutro do mundo, por meio do centro USPproClima, coordenado por especialistas e ex-autoridades ambientais.

Outro avanço foi a assinatura de um acordo com o governo do Pará, durante o Climate Week 2024, para comercialização de créditos de carbono via o sistema jurisdicional REDD+. A iniciativa cria uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) para certificar e comercializar créditos, impulsionar investimentos sustentáveis e ampliar o impacto ambiental positivo da região. A expectativa é que a COP30, em novembro, seja um marco para a democratização do mercado de carbono e para o reconhecimento do protagonismo brasileiro nessa agenda.

Borlenghi Jr. destaca que a juventude tem papel essencial nesse processo. “Vejo a juventude muito mais engajada, conectada com o meio ambiente e com o olhar mais atento para a sustentabilidade no cotidiano”, afirma. Para ele, a mensagem é clara: “Não existe planeta B, vamos cuidar do planeta A”.

Para 2025, a Ambipar projeta um período de consolidação e crescimento global, com foco em integração, ampliação de sinergias e excelência operacional. Além disso, a companhia continuará apoiando clientes na transição para modelos mais sustentáveis e atuando de forma incisiva no enfrentamento às emergências climáticas, cada vez mais frequentes diante do avanço do aquecimento global.

Com espírito inovador, presença global e compromisso com as próximas gerações, a Ambipar segue traçando o futuro da sustentabilidade no Brasil e no mundo, mostrando que é possível conciliar progresso econômico com respeito ao meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.