Considerado referência para a consulta das iniciativas e práticas ESG adotadas pelas empresas, o Anuário Integridade ESG, publicado pela Insight Comunicação, chega à sua terceira edição trazendo a gigante de cosméticos Natura na liderança do ranking das companhias com maior reputação ESG do país. A classificação, que abrange 15 setores da economia, foi elaborada a partir de um extenso levantamento de dados e de ações tornadas públicas referentes a iniciativas e investimentos voltados para os pilares ambiental, social e de governança, ao longo de 2024.
Entre as dez primeiras colocadas no ranking, além da Natura, estão Banco do Brasil, Ambev, Bradesco, Itaipu Binacional, Mercado Livre, Equatorial Energia, Itaú, Renner e TIM.
Além de Natura, BB, Ambev, Itaipu, Mercado Livre e Renner, também são líderes setoriais: Petrobras (petróleo, gás e biocombustíveis); Ambipar (saneamento e serviços ambientais); Hospital Sírio-Libanês (saúde); Stellantis (automotivo); Suzano (celulose); Gerdau (indústria metalúrgica); Cyrela (empreendimentos imobiliários) e Embrapa (agronegócio).
Neste ano, o lançamento da publicação ocorreu no auditório da Fundação Getulio Vargas (FGV), com a premiação das corporações de destaque e a presença de empresários, executivos, especialistas em ESG, autoridades, acadêmicos e representantes de instituições públicas. A vice-presidente de Reputação, Sustentabilidade, Jurídico e Assuntos Corporativos da Natura, Ana Costa, definiu como “uma grande honra” para a empresa estar no topo do ranking.
“Ser reconhecida como a melhor empresa no ranking do Anuário Integridade ESG 2025 é uma grande honra para a Natura e uma reafirmação do nosso compromisso inabalável com a regeneração da natureza, das pessoas e dos negócios. Aceleramos nossa agenda, nos comprometemos a ser uma empresa 100% regenerativa até 2050 e lançamos iniciativas transformadoras. Este reconhecimento é mais uma prova da nossa jornada de coerência, consistência e inovação, reforçando nosso propósito de construir um futuro cada vez mais regenerativo para todos”, concluiu.
Varejo e energia sobem
Nesta terceira edição, vale destacar o salto da Natura. Presente no Top 10 do ranking geral nos anos anteriores, a companhia assume a liderança em 2025. Em termos mais amplos, chama atenção o crescimento do setor de energia elétrica: após emplacar apenas uma empresa no Top 15 em 2022 e 2023, foram três nesta edição, com Itaipu Binacional na 5ª colocação.
As áreas de varejo e moda também sobem posições este ano, figurando pela primeira vez entre as mais bem classificadas, com Mercado Livre e Lojas Renner, respectivamente. O setor bancário e financeiro mantém seu protagonismo na agenda ESG, com Banco do Brasil em segundo lugar, Bradesco em quarto e Itaú Unibanco em oitavo. Merece destaque ainda a presença da Ambev, no Top 3 pela terceira vez consecutiva.
Expansão da cobertura
Esta edição marca também uma ampliação significativa da cobertura. O número de setores analisados subiu de 12 para 15, com a entrada da Indústria da Moda e de Empreendimentos Imobiliários, além da separação do Agronegócio do setor de Alimentos e Bebidas — segmentos que apresentam transversalidades.
O Anuário passa a expandir os rankings por eixo (Ambiental, Social e Governança), com a classificação das 20 empresas de maior destaque, o que permite um olhar independente para cada letra do acrônimo ESG, oferecendo uma leitura mais precisa sobre as prioridades das empresas em cada um dos pilares.
Outro avanço importante é a análise da evolução das práticas ESG por setor ao longo dos anos, possibilitando acompanhar o movimento das organizações entre 2022 e 2024.