A COP30, cúpula global do clima que ocorre este ano em Belém (PA), tem dado o que falar pela ganância dos operadores da rede hoteleira, acusados de praticar preços abusivos nas hospedagens. Mas nem essa névoa macula a imagem do Brasil no exterior quando o tema é a biodiversidade do país. Uma prova disso é que a marca britânica Range Rover, parte do grupo JLR (Jaguar Land Rover), escolheu juntar duas paisagens brasileiras que dificilmente caberiam na mesma viagem: o pôr do sol no Arpoador, no Rio de Janeiro, e o encontro dos rios Negro e Solimões, no Amazonas. O resultado não é um roteiro turístico, e sim duas edições exclusivas do Range Rover SV criadas pelo estúdio SV Bespoke, no Reino Unido, sob medida para clientes brasileiros.
Segundo Henrique Rebello, gerente da marca Range Rover no Brasil, os dois projetos nasceram da crença de que o verdadeiro luxo é inspirado por uma base cultural vasta e profunda. “Essa abordagem está alinhada com a marca, criando temas associados à exclusividade e ao excepcional”, afirmou Rebello. Com base nessa filosofia, os designers buscaram elementos que celebram a cultura brasileira por meio da exuberância do nosso ambiente natural. “O mais notável é que cada cliente pode criar exatamente o que deseja, com a garantia de que seu veículo será verdadeiramente único”, disse. Ou seja, se você não se contenta em dirigir um fenômeno natural alheio, o serviço SV Bespoke permite inventar o seu próprio. Dá até para fazer por videochamada. Só não dá para pedir desconto.

Ainda que, para alguns clientes, cada detalhe precise ser totalmente personalizado, a verdade é que as duas edições já vêm com uma longa lista de elementos exclusivos — e caros. A começar pelo logotipo Range Rover com detalhes em ouro maciço, artesanalmente trabalhado pela quinta geração de uma família de joalheiros de Birmingham, no Reino Unido. É assim no modelo Encontro das Águas, no qual foram usados materiais e acabamentos que capturam a essência desse fenômeno natural, incorporando o contraste de cores dos dois rios.
A pintura externa, na tonalidade SV Golden Bronze, traz uma base dourada alusiva ao Solimões e partículas metálicas cintilantes que, sob luz direta, criam um efeito holográfico. O teto, em contraste, foi inspirado no azul profundo do Rio Negro. No interior, os controles do câmbio, ajustes do apoio de braço e sistema de ar-condicionado da segunda fileira são apresentados em cerâmica preta com acabamento fosco. No console central e no painel, a madeira natural de nogueira marrom complementa a inspiração na paisagem amazônica. Nos bancos, costuras contrastantes foram aplicadas à mão, em padrões que evocam o movimento das águas dos rios. Nas soleiras das portas, inscrições especiais são gravadas com “1 of 1” e “Encontro das Águas” — porque, convenhamos, esse nível de exclusividade merece mais que um número de série.
PÔR DO SOL DO RIO DE JANEIRO
Montanhas de formação rochosa, vegetação exuberante, areia dourada e o mar infinito. É esse o cenário em que o Sol se põe diante da Pedra do Arpoador, no Rio de Janeiro, criando um momento de magia que os designers da Range Rover se esforçaram para capturar. Eles não apenas se apropriaram das cores que vão pintando a terra, o mar e o céu conforme a luz vai cedendo, mas também quiseram transmitir a atmosfera e a energia desse momento único.
A pintura ultrametálica em azul brilhante traz nuances cintilantes e complexas que mesclam os tons do oceano e da vegetação nas encostas. Neste modelo, o logotipo Range Rover é produzido em dois tons: bronze coríntio e metal antracito, com acabamento brilhante. A areia clara que cerca o Arpoador é evocada nos controles do câmbio, ajustes do apoio de braço e sistema de ar-condicionado traseiro, feitos em cerâmica branca com acabamento polido.

“O SV Bespoke é mais do que um processo de configuração, é uma jornada excepcional, em que o cliente participa ativamente do design de um veículo que será único e específico, atendendo aos seus maiores desejos e ambições”, disse o gerente da marca, Henrique Rebello. Os preços vão de R$ 2,5 milhões (Arpoador) a R$ 2,7 milhões (Encontro das Águas). Pensando bem, até que as acomodações em Belém não estão assim tão caras.