Interior paulista terá novo marco na hospitalidade de alto padrão

Previsto para 2027, em condomínio de Araçoiaba da Serra (SP), primeiro hotel da marca VIK no Brasil traz aperitivo com festa da vindima a R$ 1.200 por pessoa

Celso Masson
Compartilhe:

Imagens: Divulgação

Ainda que Araçoiaba da Serra não tenha a paisagem dos Andes, agora já não será preciso ir até o Chile para viver a Vindima VIK

Ainda que Araçoiaba da Serra não tenha a paisagem dos Andes, agora já não será preciso ir até o Chile para viver a Vindima VIK

Eleita pelo World’s Best Vineyards 2024 como a segunda melhor vinícola do mundo, a chilena Viña VIK, no Vale do Cachapoal, é superlativa em tudo. De seu vinhedo-modelo saem rótulos que já conquistaram a pontuação máxima da crítica especializada. Em meio a uma reserva natural de 4,5 mil hectares, aos pés da Cordilheira dos Andes, desponta um hotel escultural, com teto flutuante de bronze e titânio, que se tornou referência no enoturismo internacional. Esse cenário exuberante sedia a Vindima VIK, que celebrou a safra 2025 em uma festa para 250 pessoas.

Ainda que Araçoiaba da Serra, na região de Sorocaba, não tenha a paisagem dos Andes ou os premiados vinhos de Cachapoal, a partir de agora já não será preciso ir até o Chile para viver a Vindima VIK. A experiência que combina vinho, gastronomia, arte e música ganhará uma versão brasileira no dia 27 de setembro, na Fazenda Vista Verde. O formato da vindima brasileira seguirá a essência da matriz chilena: uma celebração que integra expressões artísticas e experiências sensoriais em um cenário de natureza preservada.

Para Cristián Vallejo, enólogo-chefe da VIK, a colheita é um ritual que celebra o terroir, o tempo e a dedicação de todos. “A vindima é a expressão dessa conexão — uma experiência em que arte, vinho, música e natureza se encontram. Trazer essa celebração para o Brasil representa um novo capítulo na nossa história.”

O VIK Hotel que será construído no interior paulista terá 50 acomodações, além de vinhedos e de experiências exclusivas para hóspedes e moradores da Fazenda Vista Verde
O VIK Hotel que será construído no interior paulista terá 50 acomodações, além de vinhedos e experiências

O evento antecipa a chegada do primeiro VIK Hotel no Brasil, previsto para 2027, e simboliza a expansão da marca em um mercado que registra crescimento no turismo e na hospitalidade de alto padrão.

A iniciativa é uma parceria da chilena Viña VIK com a LN Urbanismo, responsável pelo empreendimento residencial Fazenda Vista Verde, cuja primeira fase terá 160 lotes a partir de 2 mil m² cada. O projeto prevê piscina de ondas para surfe com tecnologia Wavegarden, além de parreirais para proporcionar uma imersão no conceito VIK Retreats — que une terroir, arte, arquitetura e sustentabilidade.

Vinho e mercado de luxo

A decisão de trazer a vindima para o Brasil reflete um movimento mais amplo de internacionalização das experiências ligadas ao vinho. O País tem registrado um avanço significativo na valorização do enoturismo como vetor de negócios, atraindo investimentos estrangeiros e incorporando conceitos de hospitalidade que vão além da hospedagem tradicional. Exemplos dessa aposta estão em estados do Sul do Brasil.

Na região de Urubici, na Serra Catarinense, o Residencial Fazenda Bom Retiro ocupa parte de uma propriedade de 800 hectares e integra-se a um complexo turístico enogastronômico que inclui pousada, operações gastronômicas e a Vinícola Thera. No Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, a vinícola Dom Cândido inovou ao lançar o empreendimento Castelos do Vale Resorts, pioneiro no País a funcionar dentro de uma vinícola. Também no Rio Grande do Sul, na região da Campanha Gaúcha, o Grupo Batalha, maior produtor nacional de azeites, irá investir cerca de meio bilhão de reais em um condomínio residencial com campo de golfe, área de equitação e hotelaria de alto padrão em meio a olivais e vinhedos.

Perceber o potencial do vinho como indutor do turismo de luxo foi uma bela sacada dos fundadores do grupo VIK, que, além da operação chilena, possuem três hotéis em José Ignacio, no Uruguai, e um inédito “sete estrelas” na Galleria Vittorio Emanuele II, em Milão, na Itália. Fundada em 2006 por Alex e Carrie Vik, a Viña VIK adota um conceito holístico que integra homem, natureza e práticas sustentáveis. No Chile, preserva 2 mil hectares de corredores florestais, utiliza energia 100% renovável e pratica a fermentação espontânea em seus vinhos.

“A VIK tem em sua história a arte, que está presente na produção de seus vinhos e em seus hotéis”, diz Adrian Estrada, CEO do Grupo Luan, do qual a LN Urbanismo faz parte. Segundo ele, o modelo que a VIK adota no Chile será replicado em território brasileiro, com as devidas adaptações ao clima e ao terroir locais.

O VIK Hotel que será construído no interior paulista é resultado de mais de dois anos de conversas entre a hoteleira e a LN. Serão 50 acomodações, além de vinhedos e de experiências exclusivas para hóspedes e moradores da Fazenda Vista Verde.

Se transformar Araçoiaba da Serra em um destino de enoturismo e hospitalidade de padrão internacional pode parecer um desafio imenso, é inegável a força da marca VIK para alavancar o negócio e ampliar o mapa latino-americano de experiências de luxo. A vindima será um aperitivo desse novo marco. Os ingressos para a festa, limitados, começam a ser vendidos neste domingo (10) pela plataforma Ingresse, com valor inicial de R$ 1.200 por pessoa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.