Impulsionada pelo Nordeste, Shineray planeja ter 400 concessionárias neste ano

Número de unidades em operação chega a 282. Fabricante de motocicletas vai abrir outras 118 revendas até dezembro, com foco em regiões de maior potencial de alta

Compartilhe:

Imagens: Divulgação

A Shineray está na terceira posição em market share, com fatia de 3,3%, mas em crescimento

A Shineray está na terceira posição em market share, com fatia de 3,3%, mas em crescimento

O mercado nordestino tem potencial para registrar crescimento chinês nos próximos anos, especialmente no mercado de motocicletas. Pelo menos é o que acredita a chinesa Shineray, gigante asiática do mercado de duas rodas. De agosto de 2024 até agora, a marca inaugurou 165 revendas padronizadas em todo o País. Com isso, a fabricante de motocicletas soma 282 unidades em sua rede, que segue três pilares: showroom com os principais modelos e lançamentos, oficina com suporte técnico especializado e departamento de peças para garantir atendimento ágil aos clientes.

A marca de origem chinesa, que está há 18 anos no Brasil, projeta a abertura de mais 118 unidades até o final de 2025, totalizando 400 estabelecimentos. O plano de crescimento foi obtido com exclusividade pelo BRAZIL ECONOMY. “A expansão da rede de revendas padronizadas Shineray é um fator fundamental para o crescimento da marca”, disse Wendel Lazko, gerente-geral de Negócios da Shineray do Brasil. “Esses números refletem o trabalho planejado e eficiente de uma equipe comprometida e de uma rede de revendedores empenhados em oferecer sempre o melhor. Este é apenas o começo do nosso crescimento”, afirmou.

Wendel Lazko, gerente-geral de Negócios da Shineray do Brasil
Wendel Lazko, gerente-geral de Negócios da Shineray do Brasil

As regiões Norte e Nordeste lideram a expansão atual, concentrando 105 das novas lojas. Estados como Amazonas, Roraima, Rondônia, Pernambuco, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Alagoas receberam novas unidades, com destaque para o Pará, que sozinho registrou a abertura de 35 revendas.

A marca é a única montadora de duas rodas da região Nordeste do país, com fábrica própria no Complexo Industrial de Suape (PE), no município do Cabo de Santo Agostinho, a 40 quilômetros de Recife.

A evolução das revendas acompanha o desempenho de vendas da Shineray, que cresceu 43,17% de 2022 a 2023; 144,68% de 2023 a 2024; e projeta avanço de 10% a 15% neste ano e nos próximos, tanto em vendas como em faturamento.

Em market share no mercado brasileiro, a Shineray mantém-se na terceira posição, em trajetória de crescimento. Em julho do ano passado, detinha 3,3% da fatia do mercado. Hoje soma 5,8%. A líder histórica e isolada é a Honda, com 67,4%, seguida da Yamaha, com 14,2%. Na quarta posição está a Mottu, com 4,3%.

Perspectivas

Até agosto, a Shineray já ultrapassou o número de emplacamentos de todo o ano anterior, chegando, até o momento, a 70.538 motocicletas zero quilômetro comercializadas, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

“O segmento de duas rodas apresenta boas perspectivas, abrangendo categorias como clientes que utilizam motos para trabalhar, para o dia a dia e empresas que dependem da motocicleta como principal elo do seu negócio. O desafio é conscientizar cada vez mais as classes brasileiras a respeito do diferencial que uma moto pode fazer no cotidiano”, avaliou Lazko.

No primeiro semestre deste ano, o destaque das vendas foi o modelo Shineray JET 125SS, que surpreendeu ao ultrapassar, com 25.973 unidades vendidas, um dos modelos mais populares da concorrência: a Yamaha Fazer ABS, que registrou 24.786 unidades.

Segundo a empresa, o design, o baixo consumo de combustível e o custo-benefício são os diferenciais do produto, que tem conquistado tanto quem procura a primeira moto quanto trabalhadores que dependem do veículo diariamente.

Entre outros modelos mais comercializados estão a SHI 175, com 18.968 unidades, e a JET 50S, com 12.275 vendidas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.