Com crescimento de 80%, OmniChat lança agentes de IA para vendas pelo WhatsApp

Ao apostar em novas soluções, companhia unifica e automatiza a comunicação para empresas como Track & Field, Obramax, Decathlon, Acer, iPlace e AZZAS 2154

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Mauricio Trezub, fundador e CEO da OmniChat

Mauricio Trezub, fundador e CEO da OmniChat

Mauricio Trezub fez o primeiro cheque de R$ 100 mil da OmniChat, em 2017, como investidor-anjo. Estava bem estabelecido no mundo corporativo, especialmente no setor de e-commerce, com uma experiência de duas décadas em empresas como a VTEX, onde foi vice-presidente; a Ciashop, da qual foi fundador e que foi adquirida pela Totvs, onde atuou como head de comércio online; e a FControl. A OmniChat se desenvolveu e tornou-se uma das principais companhias de soluções de chat commerce do Brasil, com três rodadas de investimentos recebidas de fundos como Kaszek Ventures, Honey Island e Quartzo Capital, que somaram R$ 76 milhões. Com essa evolução, Trezub resolveu dedicar-se integralmente à OmniChat, assumiu a cadeira de CEO em 2020 e comemora os números atuais: crescimento médio de 80% ao ano, 500 clientes e novas ferramentas para revolucionar o setor, aumentar a produtividade dos vendedores pelo WhatsApp com auxílio de Inteligência Artificial generativa e criar agentes autônomos de vendas diretas. Segundo dados da OmniChat, cerca de 20% da população brasileira comprou de empresas clientes no ano passado.

Em 2024, a companhia operava em breakeven até que, neste ano, levantou R$ 50 milhões para aperfeiçoar as soluções com IA. “Em 2024, gerenciamos 700 milhões de mensagens, de 42 milhões de conversas entre 24 milhões de consumidores e 30 mil vendedores de nossos clientes. Em 2025, queremos gerir 80 milhões de conversas”, disse Trezub, que entrou na empresa com 30 colaboradores e hoje comanda cerca de 200.

A OmniChat unifica e automatiza a comunicação entre marcas e consumidores por meio de canais como WhatsApp, Instagram, Messenger e Webchat. Entre os clientes estão Track & Field, Obramax, Decathlon, Acer, iPlace, AZZAS 2154 e Cassol Centerlar.

A Hi Happy, uma das maiores varejistas de brinquedos do Brasil, usa as ferramentas da OmniChat para conectar 800 vendedores de 300 lojas diferentes em seu canal oficial de WhatsApp.

Nas palavras do CEO, a plataforma ajuda as empresas a vender mais com as mesmas equipes comerciais e menores custos operacionais. O módulo de vendas da OmniChat funciona como um “cockpit” para o vendedor.

“Ali ele conversa, manda fotos, áudios, vídeos, cria carrinho de compras, formaliza pedidos, cria um link de pagamento, controla as etapas da venda”, descreveu o executivo. “O vendedor está sempre na plataforma para dar inteligência e velocidade.”

Momento de virada

O momento atual, de acordo com Trezub, é de “virada forte da IA”, com foco em duas soluções principais. A primeira é um copiloto do vendedor, que transcreve áudios, analisa imagens enviadas pelos clientes, avalia as características de produtos e executa outras funções. “Um home center pode receber uma foto de uma lista de materiais de construção, escrita em um papel de pão, que a ferramenta vai transcrever e buscar no banco de dados os produtos”, disse Trezub.

“Assim, queremos transformar esses 30 mil vendedores da nossa base em 60 mil, mas sem que nossos clientes precisem contratar ninguém, apenas pelo aumento de produtividade.”

A segunda solução é um agente autônomo de venda, também baseado em inteligência artificial generativa, batizado de Whizz Agent. Diferente do copiloto, ele não auxilia o vendedor, mas o substitui nos momentos em que este não está ativo.

“Os vendedores estão disponíveis de seis a oito horas por dia e de folga aos sábados, domingos e feriados. Nas demais horas e dias, o canal de WhatsApp fica desatendido. Quando colocamos o agente para responder em cinco segundos, a qualquer hora que o consumidor enviar a mensagem, temos uma vantagem gigantesca, pois ele trabalha na venda de ponta a ponta”, explicou o CEO da OmniChat.

Dos 500 clientes da companhia, 100 já utilizam a ferramenta, com alto nível de personalização. “Cada agente tem o tom de voz da marca. A loja de skate fala de um jeito, a Tiffany fala de outro. O vocabulário é diferente.”

O tempo de resposta aos consumidores melhorou em 95%, e o ROAS (retorno sobre o investimento em campanhas de marketing) registrou crescimento médio de 46%. “Teve cliente que aumentou em 150% o ROAS. A conversão média no e-commerce é de cerca de 1% e, no WhatsApp, de 6%. Quando começamos a aplicar IA, a conversão subiu para 12% nas vendas online — 12 vezes mais”, disse Trezub.

A Biscoitê, rede especializada em biscoitos para presentes com embalagens colecionáveis, aumentou em 120% seu ticket médio nas vendas via WhatsApp com o Whizz Agent. Internamente, o agente é chamado de “Maitê”.

“O canal conversacional se revelou mais que uma alternativa emergencial — tornou-se um motor de crescimento, com ROI superior ao do nosso e-commerce”, afirmou Clara Calderano, head de digital da Biscoitê, ao destacar que a solução atende simultaneamente mais de 100 clientes e mantém uma comunicação personalizada.

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