O Brasil desponta como líder em adoção de inteligência artificial (IA) na América Latina, à frente de mercados como México (38%) e Chile (35%), segundo o estudo Desbloqueando o Potencial da IA no Brasil, encomendado pela Amazon Web Services (AWS) à Strand Partners e apresentado no AWS Summit São Paulo, na terça-feira (13). Atualmente, 40% das empresas brasileiras já utilizam a tecnologia, índice próximo ao europeu (42%).
Mais do que presença, a IA já apresenta resultados expressivos no País: 95% das empresas que a adotam relatam crescimento de receita (em média, 31%) e 96% afirmam ter observado ganhos significativos de produtividade. Esses avanços permitem realocar recursos para aprimorar atendimento e relacionamento com clientes (66%), investir em treinamento (59%) e desenvolver novos produtos e serviços (56%).
“O Brasil está liderando esta onda de inovação na América Latina. Somente no ano passado, dois milhões de empresas começaram a usar IA, mais de três por minuto”, afirma Cleber Morais, diretor-geral da AWS no Brasil. “A IA está se mostrando mais transformadora que a revolução da nuvem e superando a taxa de adoção dos celulares nos anos 2000.”
O estudo mapeou três estágios de maturidade na adoção da IA: nível inicial (62%), com empresas focadas em ganhos incrementais de eficiência e otimização de processos, com estágio intermediário (26%), com integração da IA a várias funções de negócio e nível avançado (12%), uso transformador da IA, com sistemas personalizados e execução de tarefas complexas. As startups despontam na ponta mais inovadora: mais da metade já incorporam IA aos seus modelos de negócio e 19% utilizam IA avançada, superando a média nacional.
A Base39, especializada em soluções para o setor financeiro, adotou IA generativa da AWS para automatizar análises de crédito. O impacto foi imediato: redução de 96% nos custos de análise, diminuição do tempo de decisão de três dias para menos de uma hora, e cortes de 84% em gastos de infraestrutura e 75% em desenvolvimento. “Usamos IA generativa para interpretar documentos financeiros automaticamente, permitindo análises profundas e contextualizadas que antes demandavam dias de trabalho”, explicou Bruno Nunes, CEO da Base39.
Expectativas e desafios
O otimismo é predominante: 89% dos entrevistados acreditam que a IA aumentará o crescimento de suas empresas no próximo ano, e 85% projetam redução de custos. Porém, o avanço da tecnologia esbarra em barreiras como: escassez de profissionais qualificados; incerteza regulatória; custos de conformidade; e altos investimentos iniciais percebidos.
Para Morais, a estratégia é clara. “As grandes corporações precisam criar roteiros de IA que definam como alavancar a tecnologia para maximizar seu impacto no crescimento e na inovação.”
Além das empresas, o levantamento ouviu mil cidadãos. A maioria demonstra baixa confiança em habilidades digitais, como proteger dados pessoais ou usar recursos de aprendizagem online. Apenas 10% participaram de treinamentos digitais no último ano.
A AWS afirma já ter capacitado mais de 800 mil brasileiros em nuvem e IA, gratuitamente, em todas as regiões do País, e reforça o compromisso de ampliar esse alcance.