Azeite Sabiá expande experiência sensorial e lança pizzaria com conceito imersivo

Depois de criar um café e um bistrô, marca premiada internacionalmente desenvolve novo empreendimento em Santo Antônio do Pinhal (SP), que une sabor e paisagem

Compartilhe:

Imagens: Divulgação

Projeto da Pizzaria do Azeite Sabiá, da Play Arquitetura, em formato circular e com duas partes distintas e integradas: uma em pedras e outra de madeira

Projeto da Pizzaria do Azeite Sabiá, da Play Arquitetura, em formato circular e com duas partes distintas e integradas: uma em pedras e outra de madeira

Santo Antônio do Pinhal (SP) tem sido uma opção charmosa e acolhedora à vizinha e badalada Campos do Jordão (SP), conhecido destino turístico de inverno localizado a 170 quilômetros da capital paulista. O pequeno município do Vale do Paraíba, com 7.000 habitantes, tem crescido ao mesmo tempo em que consegue manter certo ar bucólico que o caracteriza. A expansão ocorre pelo apelo ecológico, gastronômico, hoteleiro e pelo comércio de artigos regionais e culturais, o que fortalece a identidade da Serra da Mantiqueira.

Um dos destaques desse desenvolvimento é o olivoturismo, segmento em que o Azeite Sabiá se sobressai, com mais de 160 prêmios conquistados desde que começou a ser comercializado, em 2020, a partir da produção iniciada em 2014. Com a extração e o envasamento do óleo, vieram outras linhas de negócio, como um café e um bistrô. Agora, o Azeite Sabiá parte para seu mais novo empreendimento: uma pizzaria com arquitetura diferenciada e integrada às oliveiras, cujos detalhes o BRAZIL ECONOMY apresenta em primeira mão.

A Pizzaria do Azeite Sabiá, como será chamada, está sendo construída na parte alta do terreno da Fazenda do Campo Alto, com 17 hectares de área plantada – a outra produção fica na cidade gaúcha de Encruzilhada do Sul, com 110 hectares de oliveiras.

Os fundadores do Azeite Sabiá, Bob Vieira da Costa e Bia Pereira
Os fundadores do Azeite Sabiá, Bob Vieira da Costa e Bia Pereira

Os fundadores do Azeite Sabiá, Bia Pereira e Bob Vieira da Costa, observaram a necessidade de criar um polo gastronômico na fazenda em decorrência da experiência de degustação de azeites.

“Isso demandou alternativas de alimentação. Abrimos um café primeiramente e depois um bistrô, onde fazemos pratos harmonizados com nossos azeites. A ideia da pizzaria acabou surgindo como um ótimo exemplo para harmonização com azeites. Um complementa o outro”, disse a fundadora, que é jornalista.

A pizzaria terá quase 300 m², com 60 lugares. O projeto arquitetônico é da Play Arquitetura, em formato circular e com duas partes distintas e integradas: uma em pedras e outra de madeira. “O projeto conseguiu captar com excepcional beleza a paisagem com as montanhas e os pomares de oliveiras. É como se, dentro da pizzaria, estivéssemos no meio da natureza”, explicou Bia.

As pizzas serão individuais (20 centímetros), feitas em forno à lenha da marca Forno Santo. O cardápio está sendo elaborado. “Vamos nos esforçar ao máximo para oferecer uma pizza de altíssima qualidade, seja na utilização dos produtos, seja na técnica”, afirmou Bob.

A coordenação das massas e recheios estará a cargo do italiano Dani Branca, hoje um dos pizzaiolos mais premiados do Brasil, radicado há mais de 20 anos no país. “Nossa principal meta é encantar nossos clientes e que retornem sempre. Se vier algum prêmio, ótimo — será consequência da qualidade que pretendemos alcançar”, frisou o fundador do Azeite Sabiá.

A harmonização com os azeites sempre será uma experiência surpreendente, promete o casal. O tour de degustação de azeites continuará. A pizzaria será uma nova opção, mais gastronômica e elaborada.

Na alta temporada (inverno, de junho a setembro), o Azeite Sabiá recebe cerca de 1.000 visitantes no período de quinta a segunda-feira. Na baixa temporada, em torno de 600 pessoas por fim de semana.

Entre os lançamentos mais recentes está uma nova garrafa, de design proprietário, desenvolvida ao longo de dois anos e com tecnologia para maior proteção do azeite envasado
Entre os lançamentos mais recentes está uma nova garrafa, de design proprietário, com tecnologia para maior proteção do azeite

Investimentos em azeite

Apesar dos empreendimentos gastronômicos, o azeite foi, é e continuará sendo a joia da coroa da empresa. Já foram investidos, até o momento, R$ 25 milhões na produção. “Temos uma das plantas mais modernas do mundo em Encruzilhada do Sul (RS), em uma área total de 137 hectares de pomares (110 no Sul e 17 em São Paulo)”, salientou Bob. São cerca de 36 mil árvores.

A expectativa para 2026 é alcançar um volume entre 25 mil e 30 mil litros, o dobro da previsão deste ano. “A quantidade de horas de frio está muito boa e nos deixa bastante otimistas.”

Entre os lançamentos mais recentes está uma nova garrafa, de design proprietário, desenvolvida ao longo de dois anos e com tecnologia para maior proteção do azeite envasado. A espessura da parede de vidro está mais densa e o tom, mais escuro.

“No final de 2024, quando o azeite da safra acabou, fomos para a Itália, compramos um fruto e produzimos, com nosso parceiro italiano Nicolangelo Marsicani, um azeite extraordinário: o Sabiá Itrana”, disse o fundador, orgulhoso.

“O azeite, produzido em novembro, veio em transporte aéreo, com controle de temperatura, e, já em dezembro, vendemos o azeite fresco e de ótima qualidade”, completou.

Entre as premiações obtidas nas últimas semanas, o monovarietal médio frutado recebeu o título de melhor do mundo pelo concurso italiano Guia Flos Olei. Pelo também italiano EVO IOOC, o Azeite Sabiá venceu na categoria de melhor blend do Hemisfério Sul. Os produtos da companhia também estiveram, por dois anos consecutivos, entre os 10 melhores do mundo pelo espanhol Evooleum.

Premiações significativas que mostram a evolução do Azeite Sabiá, que se desenvolve em outras frentes de negócio. Santo Antônio do Pinhal, o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira evoluem junto — e agradecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.