Desde novembro de 2022, quando os empréstimos pessoais foram lançados pela 99Pay, a plataforma já transacionou R$ 4,5 bilhões para 1 milhão de brasileiros. A conta digital da 99 — aplicativo que faz parte da companhia global Didi Chuxing (DiDi) — completou 5 anos em julho no Brasil, com 23 milhões de usuários registrados. Os números foram obtidos com exclusividade pelo BRAZIL ECONOMY.
Segundo Isadora Simons, gerente sênior de Operações da 99Pay, a vertente de empréstimos pessoais é prioridade da companhia e os investimentos vão continuar.
“Para nós, é uma baita conquista. O empréstimo pessoal tem se mostrado uma ferramenta importante para milhões de brasileiros que buscam organizar suas finanças, lidar com imprevistos ou realizar planos”, afirmou a executiva.
“Na 99Pay, entendemos que oferecer crédito com responsabilidade e condições acessíveis é uma forma de apoiar a autonomia financeira dos nossos usuários e promover a inclusão no sistema financeiro”, acrescentou.
Um dos diferenciais da linha de crédito da 99Pay é que ela está inserida na conta digital, que integra o ecossistema do aplicativo da 99. “Lá oferecemos rentabilidade na carteira, cashback, descontos, Pix, boleto, recarga de celular e o empréstimo”, frisou Isadora.
Os empréstimos pessoais vêm crescendo ano a ano. O volume de crédito concedido aumentou 200% nos últimos 12 meses até julho. “Observamos muita recorrência. Começamos com um limite de crédito menor, entendemos o comportamento do cliente e fornecemos mais crédito. Trabalhamos com uma linha de crédito flexível”, explicou a executiva.
“À medida que a pessoa vai pagando as parcelas do seu empréstimo, um novo crédito vai sendo liberado”, completou a gerente, ao destacar que a análise de crédito segue parâmetros próprios e exclusivos da 99Pay.
Isadora ressaltou ainda que a companhia já trabalha “nos próximos passos” para melhorar a fluidez da concessão e ampliar os montantes de crédito. “Vamos continuar investindo fortemente na frente de crédito”, disse.
De acordo com a 99Pay, o índice de inadimplência, calcanhar de Aquiles do setor de crédito, segue as taxas do mercado. O percentual de inadimplência das operações de crédito total do SFN (Sistema Financeiro Nacional), considerados os atrasos superiores a 90 dias, está em 3,6% da carteira, nos últimos 12 meses até junho. No crédito livre, a inadimplência atingiu 5% da carteira.
Perfil
Entre as capitais com maior número de pessoas que contrataram ao menos um empréstimo no último ano, São Paulo aparece em primeiro lugar, seguida por Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Dados da 99Pay revelam que 30% das solicitações de empréstimos pessoais no último ano foram feitas por usuários com idade entre 26 e 35 anos. Ainda segundo a conta digital, mais da metade dos pedidos veio de pessoas com renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 4.000.
O produto disponibiliza recursos de segurança aos usuários. Para solicitar o empréstimo, o cliente passa por uma análise de perfil. A liberação do crédito e o limite são individualizados e definidos em poucos minutos. Assim que aprovado, o dinheiro é depositado, via Pix, na conta da 99Pay ou em qualquer outra conta indicada pelo favorecido.
O serviço está disponível para perfis pré-selecionados, pode ser solicitado pelo aplicativo e oferece a possibilidade de parcelamento em até 12 meses, para valores que variam de R$ 500 a R$ 12 mil. É possível optar pela quitação das parcelas em três, seis, nove ou 12 vezes.