Gerir o caixa, tomar decisões estratégicas, investir em marketing e ainda planejar a expansão do negócio. A rotina de um empreendedor no Brasil é, muitas vezes, uma maratona de desafios. Pensando nisso, a Serasa Experian acaba de lançar o Serasa Descomplica, plataforma que combina Open Finance e inteligência artificial para descomplicar — literalmente — a vida financeira das pequenas e médias empresas (PMEs).
A solução promete ser um divisor de águas no mercado brasileiro, ao permitir a unificação de contas bancárias em um único ambiente digital, oferecendo insights históricos e preditivos com base nas movimentações financeiras da empresa. O objetivo é claro: simplificar o controle do fluxo de caixa, facilitar a tomada de decisão e abrir caminho para o crédito de forma mais estruturada.
“Nossa expectativa é que, em cinco anos, o Serasa Descomplica se torne a principal ferramenta de gestão financeira das PMEs, graças à sua facilidade de uso. O empreendedor ganha tempo e clareza para focar em outros aspectos do negócio”, afirma Cleber Genero, vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian.
A proposta da Serasa vai além de uma plataforma de gestão financeira. O Descomplica também busca ser um aliado estratégico para empreendedores que desejam profissionalizar sua gestão e encontrar novos caminhos de crescimento. Além de oferecer um panorama financeiro preciso e automatizado, a solução pode gerar impactos positivos em áreas como marketing, gestão de pessoas e planejamento operacional.
“O objetivo é transformar de forma escalável o acesso das PMEs a serviços financeiros. Com dados e tecnologia, uma gestão de recebíveis eficiente pode aumentar receitas, reduzir desperdícios e incrementar até 20% do lucro operacional dessas empresas”, explica Mariana Figueiredo, diretora de Produtos e Tecnologia para PMEs da Serasa Experian.
O lançamento do Serasa Descomplica marca uma guinada estratégica para a companhia, tradicionalmente reconhecida por suas soluções voltadas ao crédito. Com a nova plataforma, a Serasa Experian quadruplica seu mercado endereçável, ampliando sua atuação junto ao segmento que representa mais de 90% das empresas brasileiras.
“O Descomplica amplia exponencialmente nosso público potencial com uma solução desenhada sob medida para um dos setores mais relevantes da economia nacional”, complementa Genero.
Diagnóstico do setor
A aposta da Serasa Experian não vem por acaso. Segundo pesquisa conduzida pela própria empresa com 313 PMEs de diversos setores, 25% dos empreendedores apontam a gestão financeira como seu maior desafio, sobretudo no comércio. Dificuldades de caixa são, inclusive, uma das principais causas de fechamento de empresas no Brasil.
O levantamento ainda revela que 98% dos empresários consideram a jornada empreendedora “desafiadora”, especialmente nos primeiros passos. Entre as maiores dificuldades iniciais estão a conquista dos primeiros clientes (30%), a divulgação do negócio (29%) e a contratação de profissionais (27%).
Com base nesse diagnóstico, a Serasa aposta em tecnologia como aliada essencial para mudar esse cenário. O Serasa Descomplica já está disponível no site da companhia e pode ser contratado diretamente pelo empreendedor interessado.