O grupo capixaba Sá Cavalcante
, especializado em incorporação imobiliária e administração de complexos comerciais, definiu um plano para se tornar relevante no setor de shoppings das regiões Norte e Nordeste do País. Com faturamento de meio bilhão no ano passado, a empresa está investindo R$ 100 milhões para fortalecer seu portfólio nos estados do Espírito Santo, Maranhão, Piauí e Pará. A companhia está direcionando recursos principalmente para novos projetos, com destaque para a ampliação em andamento do Shopping Rio Poty, em Teresina (PI), que receberá injeção de R$ 60 milhões.
A nova fase do projeto prevê 7 mil m² de intervenção, com 30 novas lojas e outras 30 relocações, além de incremento de cerca de 21% no fluxo de visitantes e aumento estimado de 30% nas vendas.
A expansão reforça, segundo o executivo, a estratégia da empresa de consolidar seus empreendimentos como polos multiusos, com a integração de torres residenciais, centros comerciais e serviços ao entorno dos shoppings.
“Transformamos nossos empreendimentos em eixos estruturantes das cidades”, afirmou Marcelo Rennó, diretor da empresa. “Isso valoriza a região, atrai novos negócios e amplia a nossa conexão com o público.”
A estratégia de expansão da companhia ganhou força nos últimos anos e contempla todo o portfólio de ativos, com início pelos shoppings do Nordeste, região onde a empresa já opera empreendimentos líderes em suas praças, como o Shopping da Ilha (São Luís – MA) e o próprio Rio Poty (Teresina – PI).
“O potencial desses mercados, somado ao momento positivo dos nossos ativos, nos impulsiona a continuar investindo. Ao mesmo tempo, seguimos atentos a oportunidades de negócios em outras regiões do país”, completou Rennó.
No ano passado, as vendas nos shoppings da companhia somaram R$ 3,6 bilhões, crescimento de 17% em relação a 2023 – ano em que o grupo já havia avançado 12% frente a 2022. O desempenho reforça o posicionamento da Sá Cavalcante acima da média do setor: segundo o Censo Abrasce, o crescimento nacional no segmento foi de 1,9% no ano passado.
Além da expansão física, segundo Rennó, os aportes envolvem melhorias em mobilidade, sustentabilidade, digitalização e eficiência energética, reforçando o compromisso da companhia com inovação e experiência do consumidor.