OLX turbina investimentos e consolida setor automotivo como motor de expansão

Com crescimento de 36% nas buscas sobre o setor automotivo na plataforma nos últimos dois anos, empresa aposta em tecnologias de ponta, como machine learning, para oferecer melhores soluções aos mais de 50 milhões de clientes

Guilherme Camara
Compartilhe:

Imagens: Divulgação

Olivier Aizac, CEO do Grupo OLX, diz que o foco é contribuir para a digitalização do mercado de lojas automotivas no Brasil

Olivier Aizac, CEO do Grupo OLX, diz que o foco é contribuir para a digitalização do mercado de lojas automotivas no Brasil

O Grupo OLX, maior marketplace de classificados de produtos usados do Brasil, consolidou seu braço automotivo como uma das principais linhas de negócios da companhia. O que era apenas uma categoria transformou-se em um polo importante nas vendas, principalmente pelo uso de tecnologia no portal, que ajuda a expor os catálogos aos mais de 50 milhões de usuários mensais.

Em 2023, a OLX registrou média de 22 milhões de usuários mensais navegando pela vertical automotiva na plataforma. Já no ano passado, esse número subiu para 30 milhões — um aumento de mais de 36%. Considerando apenas o segundo semestre de 2024, quase dois terços de todos os carros anunciados online no País estavam na OLX, quando a empresa vendeu três carros por minuto, em média. Os números do primeiro semestre de 2025 ainda não foram fechados, mas a empresa espera resultados positivos diante do inventário médio atual de 800 mil veículos anunciados.

“Como líderes em classificados online para autos no Brasil, com média de 30 milhões de usuários mensais, e parceiros estratégicos dos profissionais revendedores em todo o País, sabemos que os anunciantes precisam de ferramentas para ganhar eficiência no dia a dia e gerar mais negócios, o que é uma prioridade para a OLX”, afirmou ao BRAZIL ECONOMY o CEO do Grupo OLX no Brasil, Olivier Aizac.

O grupo foca em contribuir para a digitalização do mercado de lojas automotivas no Brasil, além de desenvolver soluções voltadas à gestão simplificada para pequenos e médios lojistas, com foco em agilidade, eficiência e performance.

Com a adoção do modelo Software as a Service, a OLX passou a oferecer aos seus clientes uma solução para a gestão dos negócios do início ao fim. Isso contempla desde o cadastro dos veículos e a publicação dos anúncios em mais de 50 portais de classificados e redes sociais até CRM para gestão integrada de leads vindos de diferentes canais, passando por gestão de estoque, financeira e fiscal. Atualmente, a integração dos anúncios com os portais de classificados online está 100% conectada à OLX e é chamada de Autos 360. As demais funcionalidades vêm sendo incorporadas aos poucos.

“Com o passar dos anos, o segmento automotivo deixou de ser apenas uma categoria dentro da OLX e passou a se tornar uma linha de negócios. Seguimos investindo em tecnologia e inovação para aprimorar a experiência de todos os anunciantes do setor automotivo, tanto privados quanto profissionais”, disse Camila Leães, vice-presidente de produto do Grupo OLX.

Hoje, o processo de inserção de anúncio aposta em recursos tecnológicos para facilitar a publicação: ao inserir a placa do carro ou a marca e o modelo, o sistema utiliza um catálogo inteligente que combina dados próprios e de parceiros, preenchendo automaticamente as principais características do automóvel, como marca, modelo, ano e versão. O anunciante precisa apenas informar detalhes complementares, como quilometragem e cor, tornando o cadastro mais simples e rápido.

Esses recursos podem reduzir em até três vezes o tempo que o usuário leva para publicar o anúncio e, mais importante, aumentar as taxas de conversão. Além disso, garantem que quem está buscando o veículo encontre todas as informações relevantes, o que proporciona uma negociação mais ágil, já que há menor necessidade de tirar dúvidas via chat, por exemplo.

Utilizando machine learning, a OLX oferece o recurso de referência de preços, que mostra os valores praticados no mercado, com base em anúncios similares em marca, modelo e ano publicados na plataforma em cada região, além do valor da Tabela Fipe. A plataforma disponibiliza ainda espaço para inserção de vídeos dos veículos, o que aumenta a confiança do potencial comprador. De acordo com dados levantados pela OLX, anúncios com esse recurso recebem até 30% mais cliques de interessados.

A OLX disponibiliza também acesso ao Histórico Veicular (HV) para todos os anunciantes profissionais da plataforma. O relatório reúne informações detalhadas e administrativas sobre os veículos anunciados, incluindo multas, licenciamento, IPVA, gravames, restrições judiciais, registros de roubo ou furto e eventuais bloqueios. A iniciativa visa promover maior transparência e segurança nas transações, tanto para lojistas quanto para compradores. De acordo com dados da plataforma, anúncios com o HV geram até 47% mais contatos e podem acelerar a venda em até 70%, evidenciando o impacto positivo da ferramenta na tomada de decisão do consumidor.

O setor em que a empresa atua também vai bem: após atingir recorde em 2024, com crescimento de 9,2% nas vendas, de acordo com a Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto), o mercado de carros seminovos e usados segue com boas expectativas para este ano.

“Consideramos que 2025 se desenha como um ano excepcional para os mercados de usados e seminovos no País, e estamos ao lado dos profissionais do setor para aproveitar esse bom momento”, completou o CEO da OLX.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.