Depois de seis décadas de atuação no setor de varejo, 2024 foi o primeiro ano em que o Grupo Peralta encerrou suas operações no segmento de supermercados. A companhia familiar iniciou a venda de suas 32 unidades em 2021 e concluiu o processo no ano passado. As lojas foram adquiridas pelas redes Confiança, Savegnago Supermercados e Grupo São Vicente. Parte da família sentiu a saída do segmento que foi fundamental para o sucesso do grupo até aqui. Por outro lado, a estratégia atual — de focar os negócios em real estate — mostra-se mais rentável. A conta é simples: no varejo, o faturamento é alto, mas a margem é pequena; no setor imobiliário, a receita é menor, mas a margem é maior. No caso do Grupo Peralta, essa vertente de construção e gestão de ativos já era responsável por 90% dos resultados.
“Viramos a chave. Tínhamos algumas frentes de atuação, mas encerramos para voltar 100% da nossa atenção ao braço imobiliário”, afirmou Júlio Peralta, diretor-executivo do Grupo Peralta.
“O ramo imobiliário sempre foi sólido para nós, com crescimento constante e sem gerar riscos”, acrescentou o executivo, representante da holding familiar que é dona do Litoral Plaza Shopping, na Praia Grande — o maior centro de compras do litoral de São Paulo —, do Mauá Plaza Shopping, na região do ABC Paulista, e do Passeio São Carlos, open mall no interior do estado.
Com essa nova fase, cinco grandes projetos estão no pipeline: um novo porto em Praia Grande, um Hard Rock Cafe, um hotel, um centro de treinamento de futebol e um novo shopping na cidade de Santos, além da ampliação do próprio Litoral Plaza.
Alguns desses empreendimentos serão erguidos no terreno do shopping da Praia Grande e terão como sócia a NR Sports, empresa do pai do jogador Neymar Jr. Júlio Peralta detalhou cada um dos projetos ao BRAZIL ECONOMY.

O maior deles é o porto, chamado Litoral Plaza Port, com investimento de R$ 1 bilhão. Será um terminal marítimo privado, inédito no País, que terá receptivo de cruzeiros totalmente integrado ao shopping. Um túnel de 900 metros será construído entre o centro de compras e o píer de acesso aos cruzeiros. O check-in será feito dentro do próprio empreendimento, sem a necessidade de passar pela zona portuária tradicional, considerada por muitos passageiros uma experiência ruim — uma dor identificada pelo Grupo Peralta.
“Será um terminal voltado 100% para o turismo de passageiros”, explicou Júlio, sobre o projeto que estará a 10 quilômetros de distância do Porto de Santos, que hoje opera misturando turismo e logística de cargas. O novo terminal terá capacidade para receber dois navios de grande porte simultaneamente, podendo movimentar até 12 mil passageiros.
O Grupo Peralta já obteve duas licenças para viabilizar o projeto: uma da União e outra da Receita Federal. Também recebeu parecer favorável na consulta prévia ambiental e atualmente elabora o EIA/RIMA, além de seguir com o processo de licenciamento junto à Capitania dos Portos.
Para Júlio, além da estrutura física, a logística dos turistas será um diferencial. “Do aeroporto de Congonhas, há apenas um semáforo na Avenida dos Bandeirantes até chegar ao Litoral Plaza, na Praia Grande. São 50 minutos. E haverá uma oferta robusta de estacionamento, com 4.500 vagas — que serão ampliadas naturalmente —, varejo qualificado, restaurantes e um receptivo adequado para o turista”, detalhou o executivo, que trabalha há mais de dois anos para tirar o projeto do papel.
“Já mostramos às autoridades que o projeto é real e viável. Mas existe um trâmite que devemos seguir, e estamos correndo atrás para obter todos os documentos necessários”, acrescentou, sem estipular um prazo para a inauguração do porto.
Ele destacou ainda que o novo terminal permitirá às companhias de turismo operar durante todo o ano, o que não acontece hoje no Porto de Santos. “Com um terminal turístico, não há mistura com carga, contêiner, caminhão ou trem. Nossa estratégia está totalmente alinhada com a das companhias marítimas.”

Hard Rock Cafe
Após estudar locais em Santos, Guarujá e São Vicente, a direção do Hard Rock Cafe no Brasil optou por construir sua primeira unidade no litoral paulista em Praia Grande, mais especificamente no terreno ao lado do Litoral Plaza — com o Grupo Peralta como parceiro da empreitada. Será o sexto Hard Rock Cafe do País — as outras unidades em operação ficam em Curitiba, Gramado, Porto Alegre, Ribeirão Preto e Florianópolis.
A localização, com acesso fácil pela estrada e a presença de um grande shopping, além da diversidade do público, foram os principais critérios para a escolha. “O praiagrandense se sentiu muito lisonjeado com esse projeto”, disse Júlio.
Durante o anúncio do projeto, em dezembro, Alex Pongor, diretor-geral do Hard Rock Cafe no Brasil, comentou a decisão: “Estamos muito orgulhosos e satisfeitos com a escolha do Litoral Plaza, que além de ser o maior centro de compras da região, está se tornando uma referência em gastronomia e entretenimento para todo o Estado de São Paulo.”
A instalação do empreendimento internacional faz parte da expansão do Litoral Plaza promovida pelo Grupo Peralta. O shopping, que recebe mais de 50 mil visitantes por dia — ultrapassando 1,5 milhão por mês —, está implementando uma nova área gastronômica e de entretenimento, com investimento de R$ 50 milhões.
Também haverá uma grande praça aberta com fonte luminosa, lojas e quiosques de marcas inéditas. A Área Bruta Locável (ABL) passará dos atuais 82 mil para mais de 90 mil m², o que colocará o Litoral Plaza entre os dez maiores shoppings do Brasil.
Hotel e CT de futebol
Em um espaço anexo ao shopping, será construído o Hotel Hampton by Hilton Praia Grande. O projeto prevê 100 quartos e deve ser entregue no primeiro semestre de 2026.
Apesar do prazo apertado, as obras ainda não começaram. Isso, no entanto, não preocupa o grupo. A construção será realizada pela empresa Lightwall, especializada em painéis modulares — o que reduz o tempo de execução. Segundo Júlio, o investimento total entre terreno e construção será de R$ 40 milhões.
O hotel será construído em sociedade com a NR Sports, empresa da família Neymar, que também será parceira do Grupo Peralta na construção de um Centro de Treinamento (CT) esportivo, com duas finalidades: uma parte será destinada ao Santos FC, e a outra à exploração comercial.
O CT terá hotelaria especializada para atletas e delegações. “Uma equipe que vier jogar contra o Santos poderá se hospedar e treinar no local. Será uma oferta diferenciada de hospedagem e serviços voltados ao esporte”, explicou Júlio. O investimento ainda está em cálculo. O terreno, com 300 mil metros quadrados, pertence ao Grupo Peralta.
Shopping em Santos
“Maior projeto imobiliário já aprovado na história de Santos.” É assim que Júlio Peralta define o Litoral Plaza Santos, empreendimento que ocupará quase 90 mil metros quadrados de terreno e terá 350 mil metros quadrados de área construída.
O complexo reunirá um shopping center, parque verde com 5.000 m², residenciais com 650 apartamentos, centro médico e torre comercial. “Santos tem uma das menores ofertas de ABL de shopping por habitante do Estado de São Paulo. Há uma demanda reprimida muito forte na cidade”, afirmou Júlio.
As obras devem começar no fim deste ano e serão entregues em fases até 2028. O investimento não foi divulgado, mas fontes do mercado estimam cifras superiores a R$ 500 milhões.
São projetos robustos, que marcam a nova fase do Grupo Peralta e preparam a empresa para construir as próximas seis décadas de sua história.