Inteligência Artificial da Morada.ai responde por 21% de seus lançamentos do País

Clientes da empresa, que respondem por R$ 48,3 bilhões em VGV, utilizam a Mia, assistente virtual que combina tecnologias para acelerar vendas de imóveis

Bruna Magatti
Compartilhe:

Imagens: Divulgação

Ramon Azevedo, CEO da Morada.ai, afirma que a Mia entende as necessidades do comprador e conecta ao imóvel ideal

Ramon Azevedo, CEO da Morada.ai, afirma que a Mia entende as necessidades do comprador e conecta ao imóvel ideal

A startup especializada em Inteligência Artificial (IA) para o mercado imobiliário, Morada.ai, criou uma tecnologia que está mudando a forma como os imóveis são vendidos no país. Sua assistente virtual, Mia, é utilizada por clientes cujo Valor Geral de Lançamentos (VGL) representa 21,6% (cerca de R$ 48,3 bilhões) do total registrado no País, de R$ 223 bilhões em 2024, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

A grande inovação da Mia está na combinação de tecnologias. Ela utiliza IA generativa para interagir de forma natural com os clientes, em diversos idiomas. Essa tecnologia, no entanto, não é a mais adequada para realizar cálculos matemáticos, já que é focada em linguagem. Por isso, a Morada.ai desenvolveu uma Interface de Programação de Aplicações (API) específica, capaz de realizar simulações financeiras precisas.

Atualmente, quase 100 incorporadoras em 17 estados brasileiros já utilizam a Mia para a venda de imóveis, incluindo algumas das maiores do país, como Direcional, Cyrela, Patrimar/Novolar, Emccamp, Morar, Canopus, One e VIC.

“Um comprador pode iniciar uma conversa com perguntas simples, como ‘Tenho uma renda mensal de R$ 5 mil, que tipo de imóvel posso comprar?’ ou ‘Quero um apartamento com piscina e academia, onde encontro o melhor custo-benefício?’. A partir daí, a Mia coleta dados adicionais e apresenta opções personalizadas”, disse Luis Veloso, cofundador e COO da Morada.ai. “Estamos transformando o processo de compra de imóveis em algo mais simples e intuitivo, tanto para o comprador quanto para as incorporadoras”, afirmou.

Em três anos, a Mia atendeu 700 mil pessoas, com a troca de mais de 20 milhões de mensagens, e seu sucesso levou a proptech a receber um aporte de R$ 6 milhões em 2024. Embora seja “jovem”, sua criação vem de muita experiência: a Morada.ai é uma empresa derivada da Kunumi, startup vendida para o Bradesco, e seus fundadores, Ramon Azevedo e Luis Veloso, já realizaram projetos de IA para corporações como Coca-Cola, McDonald’s, Itaú e C&A.

O mercado imobiliário brasileiro vive um momento de expansão, impulsionado por políticas governamentais como o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que, desde o seu retorno, ampliou o acesso da população à moradia. Os R$ 223 bilhões registrados pela CBIC em 2024 representam um aumento de 20,7% em comparação com 2023.

“Essas medidas criaram um ambiente favorável para a aquisição de imóveis. Nossa agente conversacional de IA entra nesse cenário ajudando a conectar compradores e incorporadoras”, comenta Ramon Azevedo, cofundador e CEO da Morada.ai. “A Mia entende as necessidades do comprador, simula cenários financeiros e o conecta ao imóvel ideal para sua condição econômica e seu estilo de vida. Isso reduz drasticamente o tempo entre o interesse e a decisão de compra”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.