Com mais serviços e personalização, Leroy Merlin projeta receita de R$ 10 bilhões

Novas linhas de negócios representam 22% da receita da varejista francesa no Brasil. Apenas com esquadrias sob medida, previsão é de R$ 300 milhões em três anos

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Imagens: Divulgação

Leroy Merlin é um dos principais home centers do Brasil e do mundo

Leroy Merlin é um dos principais home centers do Brasil e do mundo

São milhares de produtos, distribuídos em 15 seções de home center, vendidos no e-commerce e diretamente pela Leroy Merlin nas prateleiras dos largos corredores das 47 lojas espalhadas pelo Brasil. Uma operação robusta que garante à varejista francesa o rótulo de referência em construção e decoração, sendo uma das líderes do setor no País e no mundo. Porém, as fichas da companhia para crescer estão cada vez mais sendo colocadas nas linhas de negócios de serviços e personalização. Essas vertentes já são responsáveis por 22% do faturamento de R$ 9,5 bilhões registrado em 2024. E são as apostas da Leroy Merlin para alcançar a receita de R$ 10 bilhões no Brasil.

Uma das soluções que mais tem avançado é a de esquadrias sob medida. Para disponibilizar o serviço, a empresa firmou parceria com a Hydro, fornecedora das peças de alumínio, que possibilita a garantia de 10 anos nos produtos.

Estão sendo investidos R$ 15 milhões em treinamento e adaptação das lojas, onde são montados showrooms com as possibilidades de cores, materiais, tamanhos e designs. Esse modelo já está presente em sete unidades e, até o ano que vem, deve estar em toda a rede.

Bruno Tosi Pelosi, diretor de compras do Mundo Construção da Leroy Merlin
Bruno Tosi Pelosi, diretor de Mundo e Mercados da Leroy Merlin

A projeção de faturamento em esquadrias nos próximos três anos é de R$ 300 milhões, um incremento estimado de 250% nas vendas da categoria. Esse modelo sob medida começou em janeiro de 2024 e tem escalonado.

O tíquete médio tem subido de R$ 2.000 em esquadrias padrão para R$ 40 mil nas sob medida. “Já fizemos projetos de R$ 300 mil para um cliente. Mas temos soluções democráticas para todos os perfis de clientes”, afirmou Bruno Tosi Pelosi, diretor de Mundo e Mercados da Leroy Merlin, ao BRAZIL ECONOMY.

Atualmente, as esquadrias sob medida são responsáveis por 50% das vendas da categoria. “Nós não tínhamos esse tipo de solução. Então, estávamos dizendo ‘não’ para pelo menos metade dos nossos clientes. Era urgente desenvolver esse projeto”, frisou Pelosi, ao ressaltar a complexidade de colocar de pé o serviço personalizado em diversas partes do País.

“Estávamos trabalhando no desenvolvimento de produtos, soluções sistêmicas, parcerias com fornecedores. Não tínhamos a maturidade que hoje temos para dar esse passo importante”, explicou o diretor.

O avanço da Leroy Merlin nesse segmento tem a ver com uma tendência captada junto aos clientes. “Antigamente, as esquadrias – portas, janelas, venezianas, portões e guarda-corpos, por exemplo – eram vistas muito mais como elementos funcionais da casa, inclusive como fator de segurança, com grades. E cada vez mais têm evoluído para um aspecto estético, como se fossem a assinatura final de um arquiteto em um projeto. Fazem a diferença no imóvel”, comentou o executivo.

“As esquadrias fazem parte de um conjunto de produtos que representa 15% do valor de uma obra. Não poderíamos ficar de fora dessa tendência e dessa necessidade.”

Showroom do setor de esquadrias sob medida da Leroy Merlin, que já está em sete unidades
Showroom do setor de esquadrias sob medida da Leroy Merlin, que já está em sete unidades

Momento

A estratégia das esquadrias sob medida se alinha ao momento que a Leroy Merlin vive no mundo, mas principalmente no Brasil, de ir além das vendas de produtos para avançar em soluções agregadas. Inclusive, junto com a comercialização de esquadrias personalizadas, a instalação feita pela Leroy Merlin e seus parceiros também é disponibilizada aos clientes.

“Essas soluções completas, de ponta a ponta, têm nos ajudado a diferenciar da concorrência”, afirmou Pelosi, salientando que o planejamento é ampliar as possibilidades de itens personalizados. A linha de portas está entre as próximas a serem oferecidas sob medida.

Outras áreas da Leroy Merlin que já atuam com personalização são: móveis planejados (de cozinhas a closets), box de banheiro, cortinas, persianas, tapetes, marcenaria em geral e, inclusive, painéis solares.

O conjunto de serviços, incluindo ‘instalações e reformas’, representa de 6% a 7% da receita da varejista. “Pode chegar a 12% nos próximos anos.” Outros 15% são provenientes de linhas B2B, que incluem a relação com profissionais autônomos da construção e arquitetura.

A linha de negócios chamada Leroy Merlin Empresas é voltada ao atendimento de clientes corporativos, como construtoras, prestadores de serviço, escolas, hotéis, restaurantes, escritórios, condomínios e outros setores que realizam obras, reformas ou manutenções em grande escala. Foi criada em 2020.

Ainda há o programa ARC+, voltado a profissionais da arquitetura, que oferece benefícios como atendimento personalizado e cashback – permitindo que arquitetos cadastrem seus clientes e acumulem pontos a cada compra realizada. E a frente PRO, que visa atender de maneira diferenciada os profissionais da construção civil.

As lojas da varejista possuem um espaço de coworking para que os profissionais parceiros possam atender seus clientes, realizar reuniões e montar seus projetos ali mesmo. Outro diferencial para avançar em serviços e personalização: corredores de crescimento arquitetados pela Leroy Merlin.

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