Sodexo inaugura hub de tecnologia no Sul e tropicaliza estratégia de expansão no Brasil

A multinacional francesa aposta na modernização dos serviços e na regionalização da atuação para crescer dois dígitos ao ano no País

Compartilhe:

Imagens: Divulgação

Andrea Brewer, presidente da Sodexo, diz que a sede marca um novo ciclo, com foco em tendências, tecnologia e inovação

Andrea Brewer, presidente da Sodexo, diz que a sede marca um novo ciclo, com foco em tendências, tecnologia e inovação

A Sodexo inaugurou na quinta-feira (5) um novo escritório em Porto Alegre, e mais do que uma simples mudança de endereço, a nova sede simboliza uma guinada estratégica da companhia no Brasil. Com dois andares temáticos que representam, respectivamente, a presença global e a identidade brasileira da empresa, o espaço foi desenhado para funcionar como um showroom tecnológico e um ambiente de imersão para clientes, colaboradores e parceiros.

“Essa sede marca um novo ciclo. A gente acredita muito no Brasil e está sempre olhando para o futuro com foco em tendências, tecnologia e inovação”, afirmou ao BRAZIL ECONOMY Andrea Brewer, presidente da Sodexo On-site Brasil. A executiva, gaúcha radicada em São Paulo, destaca que a companhia está no País há 47 anos — sendo mais de 30 no Rio Grande do Sul — e tem presença em 26 estados. A Sodexo não divulga cifras por região, mas globalmente registrou faturamento de 23,8 bilhões de euros no último ano fiscal (encerrado em agosto de 2024), crescimento de 5,1% sobre o ano anterior.

Entre as inovações incorporadas na nova sede, um hub de experimentação de novas tecnologias, estão inovações como reconhecimento facial para acesso aos andares, robôs para atendimento e limpeza, além de micromercados autônomos, já implantados em mais de 140 clientes. “Nós fomos pioneiros no lançamento dos micromercados, e a ideia é encerrar o ano fiscal, em agosto, com pelo menos mais 40 unidades”, disse Andrea.

A Sodexo também criou um aplicativo próprio, o Direct, um marketplace que permite aos usuários comprar, pagar, reservar produtos, realizar pedidos e até agendar entregas diretamente no local de trabalho. “A pandemia acelerou a demanda por conveniência. O consumidor quer fazer tudo com um clique, e nós tangibilizamos essa experiência”, explicou.

Segundo Andrea, embora a empresa esteja incorporando uma série de soluções tecnológicas, a Sodexo não pretende se transformar em uma empresa apenas de tecnologia, mas sim utilizar a inovação como meio de entregar uma melhor experiência aos clientes. “A tecnologia é um meio, não um fim. Trabalhamos com parceiros estratégicos que desenvolvem soluções específicas para melhorar a experiência dos nossos consumidores”, reforçou.

Com 47 mil colaboradores no Brasil e atendendo 1,5 milhão de pessoas diariamente, a Sodexo é líder no segmento de alimentação corporativa e serviços de facilities no País. A meta, segundo a presidente, é continuar crescendo organicamente a uma taxa média de dois dígitos ao ano. Embora o mercado seja altamente pulverizado e conte com muitos concorrentes regionais, a empresa vê espaço para consolidação. “A gente sempre olha o mercado. Quando encontramos uma oportunidade que agregue valor, por que não?”, disse Andrea, lembrando que a última grande aquisição no Brasil foi há cerca de 12 anos, com a compra da gaúcha Puras.

Apesar da presença global, a estratégia da Sodexo no Brasil é altamente “tropicalizada”. “A gente tem uma estratégia global com valores muito claros, como sustentabilidade, diversidade e inclusão, mas a nossa atuação aqui é local. Em cada estado, nos posicionamos como uma empresa daquele lugar: a Sodexo é gaúcha no Rio Grande do Sul, catarinense em Santa Catarina e assim por diante”, afirmou a executiva.

Com operação em 45 países e dividida em sete grandes regiões, a Sodexo considera o Brasil uma das mais relevantes. “O Brasil é, ao mesmo tempo, um País e uma região. Somos a quarta maior operação em faturamento e a terceira em número de colaboradores no mundo”, afirmou Andrea.

A editoria South Economy é uma iniciativa do BRAZIL ECONOMY em parceria com o Lide RS/SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.