A Seguros Sura, seguradora colombiana que encontrou no Brasil seu maior mercado, encerrou 2024 com crescimento robusto de 21%. Mas quer mais. A companhia, que atua há nove anos no Brasil, registrou R$ 1,4 bilhão em receita no último ano e espera atingir R$ 1,8 bilhão até dezembro, segundo Daniel Betancur, vice-presidente da seguradora. Em entrevista exclusiva ao BRAZIL ECONOMY, o executivo detalhou os pilares que sustentam esse avanço — com destaque para a força do canal corretor e os investimentos em inovação e regionalização.
O canal corretor foi o grande destaque do primeiro trimestre de 2025, com crescimento de 46% em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa opera com 35 unidades comerciais no país, cada uma com um portfólio de até 40 corretores, totalizando hoje 1.267 parceiros. “É uma estrutura pensada para desenvolver empresarialmente esses profissionais, entendendo suas dores e ajudando na diversificação de carteiras e na prospecção de novos clientes”, disse Betancur.
A expansão regional da Sura ganhou fôlego recentemente com a abertura de seis novas unidades comerciais no Sul e Sudeste. As localidades incluem o norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, regiões norte e oeste de São Paulo, Espírito Santo e uma unidade corporativa focada em corretores com produção acima de R$ 100 milhões. A próxima fronteira, segundo o executivo, é o Centro-Oeste, com foco em áreas ligadas ao agronegócio.
O setor de transportes segue como carro-chefe da companhia, com forte atuação em seguros de frotas e mercadorias, especialmente para o ecossistema agro. Ao mesmo tempo, o segmento de mobilidade cresce aceleradamente, com destaque para o produto Mobi Livre — um seguro inovador que cobre não só a franquia de veículos, mas também interrupções na jornada diária, como problemas com patinetes, metrô ou necessidade de táxi e Uber. Esse produto registrou crescimento de 193% até maio e promete ser uma das apostas mais promissoras da seguradora.
Outro destaque é o produto Auto Único, voltado para veículos a partir de R$ 150 mil. A Sura planeja democratizar o acesso a essa modalidade a partir de janeiro de 2026, com possibilidade de atendimento a carros com valor a partir de R$ 20 mil. Para viabilizar essa expansão, a companhia está investindo R$ 120 milhões em um programa de transformação tecnológica, com o objetivo de unificar plataformas, permitir integrações via API e ampliar os meios de pagamento — preparando a companhia para escalar seus produtos com foco no cliente final.
Além dos seguros de mobilidade e transporte, a Sura também investe fortemente nos segmentos residencial, empresarial e vida em grupo. No segmento residencial, o grupo já supera 980 mil clientes ativos por meio de parcerias com empresas de energia como Equatorial, Energisa e Neoenergia, especialmente no Nordeste.
A empresa ainda reforça sua presença no segmento de seguros massificados por meio do canal Afinidades, que contempla ofertas como seguro contra furto de celular, bolsa protegida e até proteção para eventos, em parcerias com varejistas e instituições financeiras. “Esse canal tem potencial para expandir com novos parceiros que entendam bem esse público e nos ajudem a ampliar o alcance”, afirmou o executivo.
Com todas essas frentes em movimento, a Sura pretende atingir a meta ambiciosa de R$ 5 bilhões em receita até 2028. “Estamos fazendo as transformações necessárias em tecnologia, estrutura e portfólio. O caminho está claro, e o compromisso é com o crescimento sustentável, com foco em pessoas, inovação e presença nacional”, acrescentou Betancur.