Mercado de R$ 4,7 trilhões: Ânima cria maior universidade do mundo para creators

Em joint venture com a Agência California, projeto inédito dedicado à economia de criação de conteúdo terá cursos presenciais no Content Campus, de 14 mil m², na Vila Leopoldina, em São Paulo

Compartilhe:

Imagens: Divulgação

Community Creators Academy terá mais de 200 cenários para criação de conteúdos

Community Creators Academy terá mais de 200 cenários para criação de conteúdos, como estúdios para podcasts

Mercado de alta demanda por formação e método de trabalho, com ainda mais capacidade de geração de negócios. A creator economy deve movimentar US$ 202,56 bilhões no mundo neste ano, segundo a Coherent Market Insights, consultoria especializada em pesquisas de mercado. A projeção é de que o setor atinja US$ 848,13 bilhões (R$ 4,7 trilhões) em 2032. No Brasil, um dos países que mais utilizam a internet no planeta, 75% dos jovens sonham em se tornar creators, de acordo com a INFLR, adtech especializada em marketing de influência. Porém, 49% deles não sabem como transformar seguidores em retorno financeiro. De olho nesse quadro e nas possibilidades que podem ser exploradas, a Ânima Educação e a Agência California formaram uma joint venture para criar a Community Creators Academy, a maior universidade do mundo exclusiva para creators.

O investimento de R$ 40 milhões será destinado ao desenvolvimento da infraestrutura educacional e tecnológica da universidade, localizada no Content Campus, que será inaugurado no dia 17, em um espaço de 14 mil m² na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo.

Para Paula Harraca, presidente da Ânima Educação, o papel da companhia como ecossistema educacional é preparar esse público para se tornar o chamado “Creator 2.0” — criadores que combinam criatividade, conhecimento técnico e visão estratégica para gerar negócios e rentabilizar.

“Não adianta irmos contra uma megatendência, mas sim abraçar também a oportunidade e a responsabilidade de formar esses profissionais do futuro com vanguarda, qualidade e também o preparo emocional que o ambiente exige”, disse a executiva da empresa, que em 2024 faturou R$ 3,8 bilhões (1,8% a mais do que no período anterior) e R$ 1,040 bilhão no primeiro trimestre deste ano (+5%).

O BRAZIL ECONOMY esteve no Content Campus, que está em fase final de obras, em um tour com o CEO e idealizador da nova universidade, Fábio Duarte, fundador da Agência California, companhia baiana que há uma década é referência em marketing e inovação em conteúdo.

“Vai ser a meca da produção de conteúdo”, disse o executivo ao receber a reportagem.

No centro do espaço, uma grande arena multiuso com capacidade para 4.000 pessoas servirá como palco para shows, apresentações, palestras e desfiles
No centro do espaço, uma grande arena multiuso com capacidade para 4.000 pessoas servirá como palco para shows, apresentações, palestras e desfiles

Ao caminhar pela área, percebe-se que as palavras do executivo não são exageradas. Ao mesmo tempo em que podem ser criados e gravados podcasts, seriados para TV e streaming, comerciais publicitários e músicas com potencial de viralizar em poucas semanas, também poderá haver um talk show, uma aula de um executivo referência no setor, uma live de vendas online ou uma imersão em técnicas de captação de imagem.

“Tudo ao mesmo tempo. E isso vai gerando conexões e acelerando o mercado. Será um local para gerar conhecimento, troca de experiências e networking”, explicou Duarte, que projeta entre 400 e 500 pessoas por dia no Content Campus neste início de operação.

Em atividades especiais, como shows, por exemplo, a circulação pode chegar a milhares de pessoas. “Acredito que 70% dos eventos que acontecem em São Paulo cabem aqui.”

Apesar do amplo espaço, cada metro quadrado foi planejado para ser aproveitado. O bar-restaurante servirá petiscos e bebidas, mas também será cenário para produções de criadores nas áreas de gastronomia, drinks e entretenimento.

Ao lado, haverá uma academia voltada para creators do segmento fitness, wellness e mindfulness. Na sequência, uma quadra de areia será usada por interessados em esportes e gravações ao ar livre. Até os banheiros — um deles todo rosa-choque, com poltronas de design diferenciado — foram projetados para serem usados também como cenário.

Na parte interna, um simples corredor, que em qualquer empresa seria apenas uma passagem, será equipado com chroma key, permitindo filmagens com fundos substituíveis. O espaço contará com 20 estúdios de diversos tamanhos e funções, desde arenas para eventos e coworkings, até ambientes voltados a nichos como música, beleza, games, fotografia e live commerce.

No centro do espaço, uma grande arena multiuso com capacidade para 4.000 pessoas servirá como palco para shows, apresentações, palestras e desfiles. Anexado a ela, um auditório com backstage amplo pode ser integrado à arena, dependendo do tamanho e formato do evento. “É tudo móvel, para ser transformado.”

Uma gravadora com equipamentos, acústica e mobiliário diferenciados também estará disponível
Uma gravadora com equipamentos, acústica e mobiliário diferenciados também estará disponível: parceria com a Universal Music Group já está firmada

Uma casa, com cômodos completos, pode ser usada para reality shows, assim como uma cozinha planejada para sessões fotográficas do setor culinário. Uma gravadora com equipamentos, acústica e mobiliário diferenciados também estará disponível.

“Imagine um artista internacional. A produtora pode trazê-lo aqui, fazer um camping de posicionamento, entrar no estúdio, gravar a música, o videoclipe, a sessão de fotos do álbum, se apresentar no palco central, fazer um show e lançar um challenge com milhares de alunos que vão viralizar o conteúdo. Depois, ainda promove uma coletiva de imprensa. Podemos criar cases completos aqui, com todos os parceiros. Acaba virando o epicentro das experiências”, salientou o CEO.

PROFISSIONAIS

Fábio Duarte destacou a proposta de atuação em um ecossistema completo, não apenas para creators tradicionais, mas também para dentistas, médicos, arquitetos, corretores e outros profissionais que desejam impulsionar suas carreiras como criadores de conteúdo.

“Não é um curso de influenciador, é algo muito maior. Vamos trabalhar para educar creators, executivos e empreendedores sobre como atuar e acelerar no mercado, todos aqui, convivendo nesse ecossistema bem completo.”

Serão oferecidos diversos produtos — desde cursos de aceleração de carreira para creators, “fazendo-os sair do modo influencer para entrar no modo business, com visão de gerar resultados e não apenas ganhar seguidores”, até formações para profissionais liberais “que precisam vender melhor seu trabalho”.

Espaço terá ainda quatro auditórios para palestras, workshops e apresentações diversas
Espaço terá ainda quatro auditórios para palestras, workshops e apresentações diversas

A prática será intensa, com base na ideia de que “em quatro meses de trabalho se aprende mais do que em quatro anos estudando teoria”.

“Nossa intenção é fazer as pessoas evoluírem com técnica aplicada. Com método e ciência pedagógica embutidos também. Temos uma metodologia baseada em desenvolvimento de projetos”, destacou o CEO.

PARCEIROS

A universidade já nasce com grandes players do mercado como parceiros: Hotmart, Ambev, Influency Academy, Singularity U, HSM, Samsung, Kwai, YouTube, Universal Music Group e Max Titanium estarão presentes desde a inauguração.

Quatro pilares sustentam a atuação das marcas: Um deles é educação e aceleração dos alunos e criativos. “Patrocinadores ou parceiros expõem sua marca, mas sempre atrelada a uma ação de engajamento e desenvolvimento do mercado. Podem trazer executivos para aulas e palestras, criar desafios e contratar alunos, por exemplo.”

Outro é conteúdo e mídia. “Vamos gerar um volume massivo de conteúdo para os nossos parceiros e vice-versa. Aqui será uma fábrica de conteúdo.”

Há ainda exploração publicitária dos espaços, inclusive com naming rights comercializados, e o quarto é o de projetos especiais, como treinamentos ou iniciativas customizadas. “Pode-se lançar um curso específico para uma empresa, como um treinamento para transformar revendedoras de seus produtos em creators.”

Mesmo antes da inauguração oficial, a Community Creators Academy já demonstra sua capacidade de interação e influência cultural. Pintores, marceneiros, eletricistas e instaladores que trabalham na finalização da obra estão se tornando criadores de conteúdo — criando cenários, tirando fotos e gravando vídeos de seus trabalhos.

Talvez a universidade deva até considerar manter um espaço inacabado para os creators do segmento de obras. Faz sentido, Fábio Duarte?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.