Hisense avança no Brasil para jogar Copa do Mundo de TV, linha branca e ar-condicionado

Fabricante chinesa de eletroeletrônicos monta time para concorrer com as sul-coreanas Samsung e LG, e chegar ao Top 3 de market share no mercado brasileiro

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Imagens: Divulgação

Erico Traldi, recém-contratado como vice-presidente da Hisense Brasil, após 12 anos na Samsung e seis na Sony

Erico Traldi, recém-contratado como vice-presidente da Hisense Brasil, após 12 anos na Samsung e seis na Sony

Hisense, fabricante chinesa de eletroeletrônicos, patrocinou as Copas do Mundo de Futebol de 2018, na Rússia, e de 2022, no Catar. O marketing visou fortalecer a marca em mercados globais já consolidados, como Estados Unidos, Europa, África e Ásia. Agora, a companhia é um dos principais patrocinadores do Mundial de Clubes da Fifa, realizado em território americano, de 15 de junho a 13 de julho. Desta vez, apesar de os investimentos da matriz também serem voltados para repercussão mundial, há um foco maior no Brasil, que conta com quatro times no torneio. A empresa também vai patrocinar a Fan Fest na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com telões, experiências e exposição de produtos, que promete ser a maior do mundo.

Tudo isso porque a Hisense entra na sua segunda etapa de expansão no país, a partir de um movimento de ampliação de seu portfólio, mais investimentos em marketing e reforço da equipe e de parceiros locais. Nessa Copa do Mundo particular da Hisense, a marca entra para disputar com grandes players nos segmentos de TV, linha branca e ar-condicionado. Em seu campeonato — ou melhor, nesta nova fase da companhia —, visa chegar ao Top 3 em market share nessas categorias até 2027. E, em 2030, alcançar a liderança, fazendo frente às sul-coreanas Samsung e LG, além de marcas da Whirlpool, como Brastemp e Consul, e outras chinesas, como TCL. Globalmente, a empresa fatura aproximadamente US$ 28 bilhões.

A história da Hisense no Brasil começou em 2010, com produtos da marca Gorenje, conhecida pela especialização em eletrodomésticos de cozinha e lavanderia, por meio de distribuidores. Uma filial foi aberta em 2012 e, em 2018, a Hisense a adquiriu estrategicamente.

A Hisense também teve a marca Toshiba no segmento de televisores, desde 2021, em uma parceria com a Multi. Paralelamente, a empresa chinesa trouxe alguns itens de linha branca importados. E, no ano passado, viabilizou parcerias de produção local para ar-condicionado com a Friovix.

Essa foi a primeira etapa da atuação da Hisense no Brasil. A segunda começa agora, em 2025, e vai até 2027. “Temos ambição”, disse Michael Luo, que assume como general manager da operação no Brasil, com 27 anos de companhia e passagens por países como África do Sul, Itália, Península Ibérica, Panamá e Colômbia.

Ele será o comandante de uma equipe que está sendo reforçada nos setores de vendas, comunicação, logística, assistência técnica, P&D e administração. Além disso, toda a rede de fornecedores e parceiros vem ganhando corpo para suportar o forte crescimento projetado para os próximos anos. Afinal, é Copa do Mundo para a Hisense.

Hisense inaugurou quinta-feira (5) seu escritório em São Paulo, sede da empresa para a América Central e América do Sul, e também um showroom para apresentar sua linha de produtos a parceiros
Hisense inaugurou quinta-feira (5) seu escritório em São Paulo, sede da empresa para a América Central e América do Sul, e também um showroom para apresentar sua linha de produtos a parceiros

Como parte do projeto para figurar entre as três principais marcas do mercado brasileiro nos próximos três anos, a fabricante chinesa também inaugurou, nesta quinta-feira (5), um escritório em São Paulo, na região do bairro do Morumbi. É a sede da empresa para a América Central e América do Sul, e também um showroom para apresentar sua linha de produtos a parceiros, criadores de conteúdo e varejistas — o espaço simula o ambiente de uma casa.

Com tudo o que está sendo executado pela Hisense agora, o Brasil torna-se a principal aposta da marca no mundo neste momento, segundo Erico Traldi, recém-contratado como vice-presidente de marketing e vendas da Hisense Brasil, após 12 anos na Samsung e seis na Sony.

Para o executivo, a companhia tem avançado rapidamente na construção dos pilares da operação e do posicionamento da marca. “O Brasil é um mercado estratégico para a consolidação global da Hisense. A receptividade dos parceiros e consumidores tem superado as expectativas. Estamos certos de que alcançaremos um novo patamar até 2027, abrindo caminho para a terceira fase do nosso plano: conquistar a liderança em categorias-chave”, afirmou Traldi.

Mantendo o clima de Copa do Mundo, o vice-presidente afirmou que a Hisense quer estar em todos os momentos dos clientes ao assistir ao torneio. “Trazer a torcida para casa e assistir aos jogos numa TV de 100 polegadas, garantir a comida para todo mundo em uma geladeira de grande porte, as bebidas na adega ou no minirrefrigerador, com a camisa do seu time bem lavada e a temperatura certa no ar-condicionado”, disse, ao fazer o paralelo entre os produtos da Hisense e as experiências proporcionadas por eles.

Design diferenciado e tecnologia proprietária, com inteligência artificial embarcada e conectividade para criar experiências intuitivas e eficientes, são as apostas da marca para conquistar o consumidor brasileiro.

LANÇAMENTOS E AMPLIAÇÃO DO PORTFÓLIO

A Hisense é líder global em telas acima de 75 e 100 polegadas, segundo dados da Omdia. Na categoria Laser TV — segmento no qual a marca também é líder global —, a Hisense traz ao Brasil o projetor C2 Ultra, que oferece até 300 polegadas em 4K, com tecnologia Triple Color Laser.

Pioneira na tecnologia de MiniLEDs RGB, a Hisense disponibilizará, no terceiro trimestre, a TV de 116 polegadas — a maior do mercado no Brasil. No total, a linha de televisores sairá de 17 modelos, divididos em cinco séries, para 30 modelos, organizados em oito séries.

O mesmo movimento ocorre no segmento de eletrodomésticos, onde a marca passa a atuar com uma linha completa de geladeiras, cobrindo todas as categorias: Duplex, Inverse, Side by Side, Multi Door e French Door.

Já as linhas atuais de ar-condicionado, lava e seca, adega e geladeira de bebidas completam o portfólio que entrega uma solução completa para a casa do consumidor. A marca Gorenje continua sob o guarda-chuva da Hisense no segmento de alto padrão.

Esses são os jogadores e a tática da Hisense para entrar nessa Copa do Mundo acirrada dos eletroeletrônicos no Brasil. Quem será o vencedor?

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