Quando a Afya abriu seu capital na Nasdaq, nos Estados Unidos, em 2019, as soluções de tecnologia para suporte da rotina da prática médica eram apenas hipóteses no Brasil. Telemedicina, prontuário eletrônico e gestão digital de consultórios estavam sendo testadas, em sua maioria. Capitalizada com o IPO, a empresa, que é o maior hub de educação médica do País, foi às compras. Adquiriu 11 health techs e começou a estruturar sua terceira linha de negócios. A graduação e a pós-graduação ganharam a companhia da vertente solução de práticas médicas. O segmento é transversal, cria ferramentas para facilitar o trabalho dos profissionais de saúde e acaba de lançar seu mais novo produto: o Afya Pay, recurso integrado ao aplicativo Afya iClinic. A novidade foi desenvolvida em parceria com a Stone, especializada em soluções de pagamento. O BRAZIL ECONOMY obteve a informação com exclusividade.
O novo recurso automatiza o controle financeiro em consultórios e permite aos médicos um melhor planejamento, com eliminação de tarefas manuais, reduz o risco de erros operacionais e possibilita mais controle sobre os fluxos financeiros da clínica.
“Muitos médicos contam com estruturas administrativas enxutas, muitas vezes com apenas uma pessoa responsável por múltiplas funções no consultório. Isso torna o gerenciamento financeiro um desafio adicional à rotina já intensa do atendimento clínico”, disse Lelio Souza Junior, vice-presidente de soluções para a prática médica da Afya.
“O Afya Pay vem justamente para preencher essa lacuna, otimizando processos, evitando retrabalho e oferecendo mais clareza sobre os fluxos de receita”, completou.
Os médicos também podem gerar cobranças diretamente na agenda do Afya iClinic, no mesmo ambiente onde são gerenciados prontuários, agendamentos e histórico de atendimento.
O Afya Pay está conectada ao serviço Receba Antecipado, lançado no fim de 2024, que permite a antecipação dos valores das consultas pagas, com liquidação em até um dia útil. Assim, os médicos ganham agilidade no fluxo de caixa e podem planejar melhor os investimentos em suas estruturas de atendimento.
“A expectativa é que, com essa ferramenta, os profissionais diminuam o trabalho burocrático diário e tenham mais tempo e foco para se dedicarem ao cuidado com os pacientes e ao desenvolvimento da própria carreira”, afirmou o executivo.
Estratégia acelerada
É mais um produto criado pelo setor em que Souza Junior é o responsável e que tem a função de acelerar a estratégia de oferecer soluções que acompanham o médico em toda a sua jornada.
Essa linha de negócio conecta o ecossistema da Afya a sua base de médios e alunos, que soma 300 mil usuários em sua plataforma. É a aposta da Afya para geração de novas receitas.
Em 2019, quando o segmento ainda não havia sido criado e a Afya acabara de abrir suas ações para venda pública, o faturamento da companhia foi de R$ 750,6 milhões. A empresa evoluiu. Apenas no primeiro trimestre deste ano, faturou R$ 936 milhões. A projeção para este ano é de receita de até R$ 3,77 bilhões.
Do total de faturamento da Afya de 2024, 87% são oriundos dos cursos de graduação. Outros 8% são da pós-graduação. E 5% das soluções para prática médica.
Aplicativo
O aplicativo Afya iClinic possibilita o médico a ter o histórico dos pacientes e também aproxima o relacionamento do profissional com a indústria de saúde. “A indústria farmacêutica, por exemplo, pode promover avisos sobre as novas drogas, novos protocolos”, disse Souza Junior.
É a evolução das tradicionais visitas dos promotores de medicamentos aos consultórios médicos. E, claro, a Afya rentabiliza com isso, cobrando das empresas interessadas o acesso à sua plataforma.
“Somos um canal interessante para chegar ao médico de forma relevante, no formato preferido de cada um, seja por imagem, vídeo, texto, áudio, e no momento adequado para o profissional. Cria relevância para o médico e eficiência para a indústria”, ressaltou o vice-presidente, ao observar que o app tem sido construído para ser um marketplace a favor dos médicos.
Corporate Venture Capital
Outra linha de atuação para agregar valor e novas soluções à Afya é o Corporate Venture Capital. “Temos investimentos minoritários em empresas que não sejam do nosso core business, no horizonte de curto prazo”, afirmou o executivo.
Uma delas é a Caveo, solução que acompanha o médico desde a faculdade até a vida profissional, ao oferecer contabilidade e alguns serviços financeiros. “Tem sinergia com nosso negócio”, disse Souza Junior.
A outra é a Lean Saúde, uma healthtech que possui uma plataforma que usa tecnologia e ciência de dados para criar valor para a Gestão de Saúde Corporativa, especificamente em casos de alta e média complexidades.
E a terceira é a Wellbe, focada em inteligência para gestão de saúde populacional, com o objetivo de transformar a forma como empresas, corretoras e planos de saúde cuidam da saúde de seus colaboradores e clientes.
“Tem muito desafio a ser resolvido na área de saúde. Estamos sempre atentos ao mercado”, frisou o vice-presidente.