Você pode até não conhecer o Enjoy pelo nome, mas certamente vai se lembrar desse tradicional hotel e cassino se ouvir a vinheta do antigo programa do colunista social Amaury Jr. Chamado de Conrad até 2013, quando foi comprado pela rede chilena Enjoy, o local, no balneário uruguaio de Punta del Este, se tornou a meca de endinheirados brasileiros e argentinos amantes de jogos e de cassinos. Como maior e mais popular endereço local nos últimos 28 anos de história, o resort não apenas acompanhou, mas também impulsionou a transformação da cidade em um polo turístico, econômico e cultural ativo durante todo o ano. O hotel se tornou peça-chave em um movimento que atrai investidores, fortalece a economia local e reposiciona Punta como destino internacional de alto padrão.
Localizada no departamento de Maldonado — o que mais cresce no país —, Punta del Este tem assistido a uma verdadeira revolução urbana. De acordo com o último censo, a população local cresceu em quase 41 mil pessoas nos últimos 12 anos, chegando a 213 mil habitantes em 2023. Esse avanço tem estimulado projetos robustos, como a construção da primeira clínica do Hospital Britânico na região e o desenvolvimento do World Trade Center Punta del Este, com inauguração prevista para este ano.

Embora Punta del Este seja historicamente associada à temporada de verão, o Enjoy tem liderado um movimento de turismo durante todo o ano. Apenas em 2024, o resort recebeu 82 mil reservas e manteve uma taxa de ocupação média de 78%, com crescimento de 10% no segmento de turismo de negócios e eventos — superando o avanço médio global do setor, que foi de 8,3%.
Boa parte desse resultado vem da aposta em congressos, convenções e turismo corporativo, especialmente voltados ao público brasileiro. “Fizemos um trabalho intenso nas principais feiras do Brasil, como o Festuris e a Gramado Summit. Inclusive, abrimos uma nova unidade comercial no Sul, além do escritório já existente em São Paulo”, afirmou ao BRAZIL ECONOMY Javier Azcurra, diretor de Relações Institucionais do Enjoy.

Outro destaque é o crescimento do turismo enogastronômico. Por meio do programa Punta Wine Trip, lançado em 2023, o Enjoy leva turistas brasileiros para experiências completas que combinam hospedagem, visitas a vinícolas como Garzón e Alto de la Ballena, jantares harmonizados e passeios culturais, incluindo os museus MACA e Casa Pueblo. “Nos últimos três anos, já trouxemos mais de mil brasileiros para esse roteiro, com grupos que variam de 40 a 50 pessoas”, contou.
Apesar da diversificação, o cassino segue sendo o coração do empreendimento, responsável por 80% do fluxo de visitantes. Somente em 2024, o Enjoy entregou US$ 16 milhões em prêmios no cassino, dos quais US$ 9 milhões vieram dos torneios de pôquer, que vêm registrando forte adesão de brasileiros.
“Nosso público é muito fiel e, em geral, pouco sensível às oscilações econômicas ou cambiais, tanto no Brasil quanto na Argentina”, destaca Azcurra. Atualmente, a composição de visitantes é bem equilibrada: 40% são brasileiros, 40% argentinos, 15% uruguaios e 5% de outros países.

Força local
Em 2024, o Enjoy Punta del Este gerou mil empregos diretos — número que sobe para 1,7 mil durante a alta temporada —, além de movimentar cerca de US$ 35 milhões junto a fornecedores locais, que incluem desde artistas e músicos até empresas de serviços diversos. A folha de pagamento, sozinha, somou US$ 42 milhões no último ano. “Nosso impacto vai muito além da hotelaria. Somos hoje um dos principais motores da economia de Punta del Este”, destacou o executivo.
Em termos fiscais, a contribuição também é expressiva: o resort recolheu US$ 12 milhões em impostos em 2024. Além disso, destinou US$ 7 milhões para conectividade aérea, mantendo um voo direto entre São Paulo e Punta del Este, operado em parceria com a Azul Linhas Aéreas, que ofertou mais de 20,6 mil assentos no período.
Para 2025, as projeções são positivas, segundo Azcurra. Com a expectativa de manutenção da estabilidade econômica no Brasil e na Argentina, o Enjoy prevê novo avanço no volume de turistas, especialmente no segmento corporativo e enoturístico. “Nosso objetivo é crescer sempre. A cidade como um todo vem se modernizando, e nós acompanhamos esse ritmo, trazendo mais voos, mais eventos e mais experiências exclusivas para nossos hóspedes”, afirmou Azcurra.