A HBR Realty tem acelerado sua linha ComVem, conceito de strip malls de conveniência localizados em áreas diferenciadas e de alta circulação de pessoas. O mais novo lançamento é o empreendimento na Chácara Klabin, o primeiro de 2025. Com ele, são 36 ativos desse tipo na companhia. Outros 26 estão em desenvolvimento. Essa é uma parte do negócio da companhia – fundada em 2011 pela família Borenstein – que conta com outras quatro vertentes: HBR Opportunities, HBR 3A, HBR Malls e a recente Self Storage. Em 2024, o grupo registrou receita líquida de R$ 150,7 milhões, 4,2% superior ao ano anterior. Com os avanços planejados para este ano, a perspectiva é de crescimento mais acentuado.
No plano geral a médio prazo, a HBR prevê investimento de R$ 1 bilhão até 2030, com projeção de revisão para cima. Apenas neste ano, serão R$ 394,7 milhões aportados em Capex. No ano que vem, mais R$ 374,4 milhões.
O ComVem Klabin é o maior da HBR e já está com 91% de ocupação. Na média, a rede apresenta mais de 80% dos espaços preenchidos. Com 7.000 metros quadrados, o espaço na Avenida Ricardo Jafet oferece uma combinação de serviços, gastronomia e lazer.
As lojas que já funcionam no local são: Decathlon, Steak Bife (do chef Erick Jacquin), Café Ça Va, Kopenhagen, Havanna e Academia Gaviões. O espaço ainda abriga a cozinha central e o estúdio do Grupo JL de Gastronomia, sob a direção de Jacquin e do sócio Orlando Leone.
Segundo Alexandre Bicudo, diretor de Operações da HBR Realty, a região da Chácara Klabin foi escolhida para o maior empreendimento do ComVem por ter grande potencial de crescimento e valorização.
“A área acompanha o ritmo dinâmico de São Paulo, com um fluxo contínuo de novos moradores e visitantes”, disse. “Nosso objetivo não é apenas oferecer uma solução comercial, mas criar um ambiente que agregue valor à comunidade local e proporcione experiências diferenciadas aos consumidores”, afirmou.
SELF STORAGE
Paralelamente ao avanço da linha ComVem, a HBR Realty expande no mercado de self storage com duas novas operações em São Paulo. A companhia ampliou sua presença no mercado com mais 9.000 metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) em novos pontos na capital paulista e em Alphaville.

A aposta da HBR nesse segmento está embasada no avanço do mercado global. Segundo dados da Mordor Intelligence, especializada em pesquisa de mercado e inteligência de dados, as taxas de expansão global em self storage estão na casa de 15% ao ano, com previsão de atingir US$ 64 bilhões até 2026.
Esse modelo tem atraído tanto empresas, em busca de soluções para aumentar suas áreas de estoque sem precisar investir em grandes espaços comerciais, quanto pessoas físicas, que necessitam de alternativas para armazenar itens fora de suas residências.
A HBR atua nesse setor por meio do +Box, sua divisão especializada nesse serviço, que oferece infraestrutura e soluções flexíveis para diferentes perfis de clientes.
“Com a ampliação de unidades, reforçamos nosso compromisso em oferecer alternativas estratégicas e de alta qualidade, alinhadas à crescente procura do setor de self storage em um curto espaço de tempo”, frisou Alexandre Bicudo.
“A expansão da HBR nesse segmento está em sintonia com as mudanças no cenário urbano e nos hábitos de consumo, além de contribuir com práticas inovadoras e sustentáveis”, destacou o diretor.