Ross Saario vai completar em junho três anos à frente da logtech Intelipost — e só agora tem dormido tranquilo. O início de sua atuação foi marcado por decisões mais difíceis do que o normal. Uma das principais foi reduzir a equipe de 380 para 270 funcionários. A opção foi manter um time mais sênior, com redução de custos e melhoria da operação. Em seguida, Saario investiu em aprimoramento de processos e no desenvolvimento de novas soluções para atender os atuais 750 clientes — entre e-commerces, varejistas, marketplaces e operadores logísticos — e garantir uma experiência fluida e uma entrega eficiente aos consumidores que essas empresas atendem. A Intelipost ajuda esses negócios a escolherem o melhor frete para seus produtos.
Dois fatores principais garantem o momento de relativa tranquilidade para Saario: os resultados, com um run rate de R$ 200 milhões e crescimento de 60% em novas receitas em 2024; e a evolução da ferramenta Optimize, que complementa o TMS (Transportation Management System, ou Sistema de Gestão de Transporte) da Intelipost e que recentemente ganhou o Módulo de Simulação, que vai além da recomendação de melhores preços e prazos.
“Estamos crescendo com criatividade. Estamos no caminho certo. Estou dormindo melhor à noite neste ano”, disse o executivo norte-americano ao BRAZIL ECONOMY.
A empresa possui hoje um ecossistema com mais de 1.400 transportadoras e 120 integrações nativas com hubs integradores, ERPs e CRMs — softwares de gestão e de relacionamento com o cliente. São 120 milhões de pedidos transacionados por ano pela Intelipost, com mais de R$ 90 bilhões de GMV (Gross Merchandise Volume, ou Volume Bruto de Mercadorias).
Saario tem participado de eventos e feiras nacionais e internacionais para apresentar as soluções da Intelipost a potenciais clientes. Também há conversas com companhias do ecossistema logístico, que têm elogiado os serviços oferecidos pela empresa, segundo o CEO da logtech brasileira, que é proprietária das plataformas Pegaki (voltada a quem compra e vende pela internet) e Agile (roteirizador de entregas e coletas).

“Players dos Estados Unidos e da Europa reconhecem que estamos fazendo algo realmente inovador, que não existe no mercado”, afirmou o executivo, que já teve passagens como líder da Telefônica no Brasil, gerente-geral na Coinstar Redbox e comandante da logística global de última milha da Amazon.
Mas o que a Intelipost tem feito de tão diferente? Apenas no ano passado, a empresa investiu R$ 40 milhões em pesquisa e desenvolvimento de produtos, o que resultou em novidades para este ano. Em fevereiro, a companhia lançou o Optimize. A partir de seu Módulo de Recomendações, as empresas clientes podem contar com análises detalhadas para cada origem e destino, levando em conta diferentes faixas de peso, custos, prazos e os melhores SLAs (Service Level Agreements), que especificam métricas como prazos de entrega, níveis de estoque e taxas de atendimento.
Na prática, com o Optimize, as empresas encontram as melhores opções de entrega conforme a origem, destino e faixa de peso dos produtos — além das melhores práticas para otimizar seus prazos.
Em abril, a plataforma ganhou um novo recurso: o Módulo de Simulação. A ferramenta permite comparar múltiplos cenários de frete de forma precisa e rápida. Com base em dados históricos e variáveis personalizadas, projeta custos e prazos de entrega com mais eficiência.
O simulador identifica as melhores alternativas de frete para cada tipo de cliente. Por exemplo, se um e-commerce oferece um produto cujo público não exige prazos rápidos de entrega, a empresa pode optar por parceiros que cobram menos, mesmo com um prazo de envio mais longo — e vice-versa.
“Assim, cada empresa ajusta sua escolha de frete ao modelo do seu negócio, com um refinamento muito assertivo”, disse Saario. “A economia no valor do frete, com a entrega eficiente garantida, chega a 30%”, frisou o CEO da Intelipost, ao destacar que a ferramenta ainda faz uma análise dos dados dos três meses anteriores para embasar novas decisões e apontar oportunidades de redução de custos.
“Visualizar alternativas só é possível simulando cenários com dados, e é isso que nossa solução entrega”, afirmou o executivo, que já prepara novos recursos para incrementar a Optimize.
Essas soluções vêm sendo oferecidas inicialmente à própria base de clientes da Intelipost, que conta com empresas como Riachuelo, Alpargatas, Petlove e MadeiraMadeira.
A Arezzo, uma das maiores referências do varejo de moda no Brasil, também é cliente da Intelipost. Aprimorou sua operação logística e a experiência dos clientes por meio da implementação da Cotação de Frete Inteligente. Isso resultou em quase 20% de aumento na conversão de frete, redução média de dois dias nos prazos de entrega e um impacto positivo na satisfação do consumidor.
Segundo diagnóstico da Intelipost, a Arezzo enfrentava desafios no processo de leilão de frete, que priorizava exclusivamente o menor custo, desconsiderando casos em que um pequeno investimento adicional poderia proporcionar prazos significativamente melhores.
“Em janeiro deste ano, essa estratégia impactou 12 mil pedidos, reduzindo o prazo médio em dois dias e, em alguns casos, chegando a sete dias de redução com um investimento médio de apenas R$ 0,66 por pedido”, relatou Pedro Abreu, coordenador de Logística Web da Arezzo.
O relacionamento com os clientes foi intensificado: melhores soluções acompanhadas de um atendimento mais próximo. O resultado? Nos últimos três anos, o NPS (Net Promoter Score), indicador de lealdade do cliente, passou de quase zero para 74 (em uma escala até 100).
“Nosso NPS não era nada bom. Adotamos uma obsessão pelo cliente. Investimos em melhores soluções, avançamos em tecnologia e em modelos preditivos. Viramos o jogo”, disse Ross Saario, que continua a jornada de crescimento da Intelipost para tornar a companhia cada vez mais eficiente, com melhores resultados — e seguir com as noites de sono bem dormidas.