A multiplicação do ensino: Centro Celso Lisboa bate recorde e mira 100 mil alunos

Tradicional instituição carioca define plano para atrair novos estudantes tanto para o presencial quanto para o EAD, com expansão dos negócios para todo o País

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Imagens: Divulgação

Felipe Kotait Borba, que reassumiu o comando da casa em 2023, tem buscado mudar a cultura da universidade

Felipe Kotait Borba, que reassumiu o comando da casa em 2023, tem buscado mudar a cultura da universidade

O Centro Universitário Celso Lisboa, tradicional instituição de ensino no Rio de Janeiro, vive um momento de virada histórica. Após uma reestruturação, a universidade carioca bateu recorde de matrícula e saltou de 9,8 mil, em 2023, para 27 mil alunos, em 2024 — um crescimento impressionante de 180%. Mas a meta é ainda mais ambiciosa: alcançar 100 mil estudantes até 2027. Para isso, a universidade aposta em uma estratégia de expansão e inovação liderada por Felipe Kotait Borba, que reassumiu o comando da casa em 2023, agora como CEO. “Minha missão não é apenas multiplicar os números, mas também liderar a mudança a mentalidade e a cultura, com foco tanto no ensino presencial quanto no ensino a distância”, afirmou Borba, ao BRAZIL ECONOMY.

O executivo não é um novato no universo Celso Lisboa. Entre 2014 e 2018, atuou como diretor comercial e de marketing, e voltou a convite de Karina Lisboa, mantenedora da instituição, com a missão clara de acelerar o crescimento. “É um imenso prazer contribuir com o avanço de uma instituição tão tradicional, mas com espírito inovador. Queremos oferecer educação de qualidade para cada vez mais brasileiros, com um investimento que caiba no bolso”, disse.

Para sustentar a escalada, a universidade reformulou sua operação de ponta a ponta. Quatro novas unidades presenciais serão abertas neste ano, e os polos de ensino a distância — que já somam mais de 150 espalhados pelo País — continuam em ritmo acelerado. Atualmente, quase metade dos alunos estão no EAD, e esse número tende a crescer.

Por trás dos bons números, há uma engrenagem bem azeitada. A área de marketing adotou práticas de growth, com foco em dados, testes constantes e forte presença digital. A mudança deu resultado: o custo de aquisição por aluno caiu 30% na comparação com a média do mercado. E para não perder nenhuma oportunidade, a equipe comercial também passou por uma reformulação e agora conta com uma central de vendas dedicada exclusivamente à conversão dos leads gerados.

Além disso, foi criada uma estrutura para garantir uma experiência mais integrada com os polos parceiros, reforçando o compromisso com qualidade e expansão sustentável.

Com a meta de manter a qualidade enquanto cresce, a Celso Lisboa inaugurou um centro de comando próprio, instalado na sede da instituição. A estrutura permite acompanhar, em tempo real, todos os indicadores-chave do negócio — da captação à retenção — e cruzar dados para tomada de decisões mais estratégicas.

Outro ponto alto da transformação é a modernização do sistema operacional e do CRM, somada à ampliação do portfólio de cursos. Entraram na grade novas opções de graduação como Medicina Veterinária, Radiologia, Ciências Econômicas e Marketing Digital, reforçando a conexão com as demandas atuais do mercado.

A força da Liga

Um dos trunfos da Celso Lisboa está na metodologia própria de ensino, chamada Liga. O formato, que une teoria e prática desde o início da graduação, prepara os estudantes para encarar os desafios reais do mundo do trabalho. E os resultados já aparecem: segundo pesquisas internas, dois em cada três alunos conseguem uma colocação profissional na sua área ainda durante a graduação.

“A Liga foi desenhada para desenvolver competências práticas, com projetos e desafios que simulam situações do mercado. Isso aproxima a formação acadêmica da vida real”, explica Borba. O reconhecimento veio também do Ministério da Educação, que deu nota máxima à instituição em sua última avaliação.

Gestão com foco e resultado

Por trás do crescimento acelerado está uma gestão baseada em metas e indicadores de performance. A universidade adotou o modelo de OKRs (Objectives and Key Results), alinhando objetivos de curto, médio e longo prazo para todas as áreas. “Trabalhamos com metas mensais e anuais, que nos permitem fazer ajustes rápidos e garantir o foco no que realmente importa”, destacou Borba.

Essa combinação de gestão eficiente, inovação e ousadia já se reflete nas finanças. Só em 2024, a Celso Lisboa registrou um crescimento de 50% no faturamento em comparação com o ano anterior. E a previsão é manter esse ritmo. “Estamos apenas começando”, definiu o CEO. Se depender da estratégia e da energia da equipe, a Celso Lisboa está mesmo pronta para voar alto.

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