Empreendedores e PMEs impulsionam a transformação rumo à economia digital

Muito mais pessoas agora tem acesso ao sistema financeiro do País, consequentemente, a economia digital está crescendo e comerciantes estão se tornando players internacionais

*Cassio Schmitt
Compartilhe:

Imagens: Divulgação

Cassio Schmitt é CEO da Getnet Brasil

Cassio Schmitt é CEO da Getnet Brasil

Vivemos em uma era de profundas transformações, com avanços na digitalização financeira que estão redefinindo como lidamos com o dinheiro e como fazemos negócios. No Brasil, as mudanças têm sido rápidas e impactantes, impulsionadas por inovações como o Pix, carteiras digitais e pagamentos “cross borders”, que estão transformando o mercado financeiro latino-americano.

A maneira como consumidores e empresas de todos os tamanhos compra e venda produtos passou por uma mudança radical. Um “boom” em pagamentos com tecnologias liderados por bancos e fintechs aumentou o crescimento de métodos alternativos. Como resultado, muito mais pessoas agora tem acesso ao sistema financeiro do País, consequentemente, a economia digital está crescendo e comerciantes estão se tornando players internacionais.

Basta olhar para a forma como lidávamos com o dinheiro há poucos anos. Boa parte dos brasileiros ainda dependia exclusivamente de papel moeda, enfrentando filas e dificuldades para realizar operações simples. Hoje, mais de 70% utilizam contas digitais ou cartões, reflexo de uma transformação que ganhou força com o lançamento do Pix, em 2020. A solução, criada pelo Banco Central, conectou milhões de brasileiros a novas possibilidades, permitindo a execução de pagamentos e transferências 24 horas por dia, 7 dias por semana, em poucos segundos, mesmo em dias não úteis. Para muitas pessoas sem acesso a serviços bancários tradicionais, o Pix oferece uma maneira fácil de gerenciar suas finanças, transferir dinheiro e fazer compras, tanto online quanto pessoalmente.

A ascensão das carteiras digitais também tem desempenhado um papel fundamental nesse processo. Elas trouxeram liberdade e praticidade, permitindo que qualquer pessoa com um celular possa fazer pagamentos e transferir dinheiro, mesmo que não tenham acesso a contas bancárias tradicionais. Além disso, os Links de Pagamento oferecem novas maneiras de vender um produto ou serviço sem a necessidade de desenvolvimento complexo ou venda por meio de mídias sociais. Para muitos pequenos negócios, essas ferramentas funcionam como uma porta de entrada para o mercado digital e para novas oportunidades e possibilidades.

Impulsionando a digitalização de empreendedores e PMEs

O desenvolvimento do e-commerce no Brasil tem sido marcado por um crescimento significativo, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças no comportamento do consumidor e infraestrutura digital em rápida evolução.

Diante deste cenário, as empresas de meios de pagamentos têm um papel fundamental ao longo da jornada do empreendedor. Nós, como indústria, oferecemos apoio aos comerciantes e PMEs, que podem aceitar formas alternativas de pagamento com soluções de pagamento simples e fáceis, ao mesmo tempo em que melhoram a experiência dos clientes.

Não estamos vivendo apenas uma fase de transição, mas um momento de virada histórica. A revolução digital já está mudou o mercado, o consumo e a forma como nos relacionamos com o dinheiro. Para os empreendedores e pequenas e médias empresas, este é o momento de dar um salto rumo ao futuro, aproveitando ainda mais as oportunidades que já estão ao alcance das mãos.

Olhando para tudo isso, fica evidente que o futuro não espera. Ele já está acontecendo, e quem quiser fazer parte desse novo mercado precisa estar disposto a se reinventar. Se há algo que aprendemos com essas transformações, é que inovação não é só sobre tecnologia, mas sobre pessoas e sua capacidade de se adaptar.

*Cassio Schmitt é CEO da Getnet Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.