Como uma peça que se encaixa perfeitamente no SAP. É assim que se pode definir a Tachyonix, startup que oferece por meio de uma plataforma soluções no ecossistema. A startup atende cerca de 30 clientes e projeta triplicar de tamanho neste ano, segundo Marcelo Korn, CEO e fundador da startup. “Uma das principais vantagens da Tachyonix é capacidade de manter o core do SAP intacto, garantindo padronização e segurança nos processos”, disse. “A Tachyonix surgiu com o objetivo de resolver desafios de negócios reais, simplificando e acelerando o desenvolvimento de aplicativos dentro do SAP.”
Apesar de ser um sistema poderoso, o SAP apresenta limitações na personalização, o que pode dificultar a adaptação às necessidades específicas de cada empresa. A solução da Tachyonix se destaca por oferecer uma plataforma integrada que permite criar relatórios, aplicativos, formulários e APIs sem alterações complexas no código-fonte do sistema.
O impacto da Tachyonix no mercado é evidente. Em 2024, a startup registrou um crescimento de 137% no número de clientes e um aumento de 62% no quadro de funcionários desde 2022. Além disso, a empresa planeja investir mais de um milhão de dólares até 2026 em Machine Learning e Inteligência Artificial, criando sinergia com o Joule, a IA nativa do SAP.
Outro diferencial da plataforma é a otimização do tempo de desenvolvimento. A ferramenta reduz em até 75% o tempo necessário para criar aplicativos corporativos e dashboards, acelerando as entregas e permitindo que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças do mercado. “Nosso objetivo é capacitar os desenvolvedores e analistas com uma solução poderosa e intuitiva, permitindo que foquem no que realmente importa: a inovação e o crescimento dos negócios”, afirmou Korn.
Com um uma estratégia de expansão bem definida, a Tachyonix busca se tornar uma das principais referências globais em soluções para SAP, segundo o CEO. “Toda empresa que usa SAP precisa de um sistema flexível, que acompanhe seu crescimento e suas constantes transformações. Nossa plataforma mostra que é possível evoluir sem perder a essência do sistema.”
A empresa atraiu olhares de investidores como a Wayra, fundo de investimento em startups de early stage da Vivo, tem planos ambiciosos para 2025. A Tachyonix pretende ampliar seu portfólio para mais de 50 clientes e terminar o ano com presença na Europa, Oriente Médio e nos Estados Unidos. “Toda empresa que usa o SAP, cerca de 93% das empresas com capital aberto ao redor do mundo, precisa de um sistema que consiga acompanhar a sua velocidade de crescimento e suas mudanças constantes.”