Antes reconhecida entre as maiores auditorias e consultoias entre empresas de capital fechado, a BDO começou um turning point em seu negócio. Desde 2023 a empresa vem aumento o número de clientes do mercado de capitais e, ano passado, registrou um incremento de 90% no faturamento proveniente deste tipo de negócio. O resultado, inclusive, ajudou a sustentar o salto de 22% no faturamento total do grupo, que atingiu R$ 450 milhões ano passado, sobre 2023. “A visibilidade que ganhamos assumindo empresas como Americanas, Marisa, Sabesp e outras, mostrou ao mercado a nossa capacidade”, afirmou Raul Corrêa da Silva, CEO da BDO.
De acordo com ele, para lidar com o aumento substancial dos negócios, a empresa tem incremento o corpo de colaboradores. “Temos investidomuito na qualificação dos profissionais, incluindo a contratação de novas lideranças. Somente em 2024, foram 278 treinamentos presenciais e online para toda a equipe”, disse.
O executivo comenta ainda que o bom desempenho com o mercado de capitais soma à a empresa, mas não muda o foco do negócio que a consolidou como a quinta maior consultoria e auditoria do Brasil e a maior com capital nacional: o middle market, segmento no qual é líder. “Foi o middle market que nos trouxe até aqui e representa o maior número dos nossos clientes. Por isso, ampliamos o número de profissionais em 17% no ano passado, além de investir em treinamento, capacitação e tecnologia. O foco é atender com excelência e agilidade, independente do tamanho da empresa”, finaliza. Atualmente a empresa soma mais de 2 mil profissionais.
Para 2025, conta Corrêa da Silva, a BDO tem programada a abertura de três escritórios — Curitiba, Goiânia e Rio de Janeiro, além da previsão de um novo escritório em João Pessoa ainda para o primeiro semestre. Dentro da ampliação de escritórios, no ano passado a BDO Brasil adquiriu as operações da Baker Tilly em Brasília e Belo Horizonte. “Para este ano, estamos analisando novas aquisições para acelerar o nosso crescimento e não apenas na área de auditoria”, completa Corrêa.
Globalmente, a BDO divulgou resultados em dezembro, quando registrou receita de US$ 15 bilhões no ano fiscal de 2024, encerrado em setembro, alta de 7%. “Tivemos um ano muito positivo. Mesmo diante das fragilidades da economia, conseguimos mostrar para o mercado a qualidade das nossas entregas. Isso atraiu novos clientes de uma forma muito natural”, concluiu. Na carteira de serviços, a empresa oferece, entre outros, Transaction Advisory Services (Due Diligence), Valuation; Fusões e Aquisições (M&A); Alocação do Preço de Compra (PPA), Sucessão Familiar; Fraudes e Investigações e Disputas (FID).