Os segredos da dona da Centauro para bater recordes, mesmo com crise no varejo físico

A companhia alcançou resultados recordes, com faturamento histórico de R$ 9 bilhões, um crescimento de 23%. O lucro líquido saltou 83,3% em relação a 2023

Compartilhe:

Imagens: Divulgação

A Centauro teve seu melhor ano da história, alcançando um faturamento recorde de R$ 4,5 bilhões, um crescimento de 4,4%

A Centauro teve seu melhor ano da história, alcançando um faturamento recorde de R$ 4,5 bilhões, um crescimento de 4,4%

Quando se trata de varejo, nem todas as grandes redes podem ser empacotadas no mesmo embrulho da crise das vendas físicas. Prova disso é o Grupo SBF, dono da bandeira de materiais esportivos Centauro e representante exclusivo da Nike no Brasil por meio da Fisia. No ano passado, a companhia alcançou resultados recordes, com faturamento histórico de R$ 9 bilhões, um crescimento anual composto (CAGR) de 23% desde 2019. O lucro líquido ajustado (ex-IFRS) também surpreendeu, saltando 83,3% em relação a 2023 e atingindo R$ 417,5 milhões, com um CAGR de 22,6% no mesmo período.

A empresa também apresentou uma margem bruta de 49,2%, um avanço de 2 pontos percentuais em relação ao ano anterior, refletindo a recuperação da rentabilidade após ajustes de precificação realizados no segundo semestre de 2023. O Ebitda ajustado (ex-IFRS) chegou a R$ 772,4 milhões, crescendo 27,3% em relação a 2023, com margem de 10,8%.

Outro destaque no balaço foi a redução significativa da alavancagem financeira. O endividamento caiu 59%, passando de R$ 721,6 milhões em 2023 para R$ 295,7 milhões em 2024. A alavancagem, que era de 3,13x no segundo trimestre de 2023, caiu para 0,38x em dezembro de 2024, fortalecendo a estrutura financeira da empresa em um ambiente macroeconômico desafiador.

A Centauro teve seu melhor ano da história, alcançando um faturamento recorde de R$ 4,5 bilhões, um crescimento de 4,4% em relação a 2023. O desempenho foi sustentado pela expansão de seus dois principais canais: as lojas físicas cresceram 2,7% e o digital, 11%. A margem bruta da unidade atingiu 50%, refletindo estratégias de precificação otimizadas, maior eficiência operacional e iniciativas como a venda de combos e ampliação da categoria de vestuário no e-commerce.

Já a Fisia, representante exclusiva da Nike no Brasil, alcançou uma receita bruta de R$ 5,1 bilhões, crescendo 0,4% em relação ao ano anterior. Apesar da queda de 7,8% no canal de atacado devido a ajustes nos estoques, a unidade apresentou uma melhora expressiva na rentabilidade, com margem bruta de 43,7%, 2,1 pontos percentuais acima de 2023. As lojas Nike Varejo Stores (NVS) e Nike Direct Stores (NDIS) cresceram 7,1%, enquanto o canal digital da marca expandiu 3,6%.

A integração com o Grupo SBF também trouxe avanços logísticos para a Fisia. As lojas NVS passaram a ser abastecidas pelo centro de distribuição do grupo, aumentando a eficiência operacional. Eventos como a Nike Run e lançamentos de produtos icônicos reforçaram o posicionamento da marca no Brasil. Como resultado, a Nike foi novamente reconhecida no prêmio Top of Mind da Folha de S. Paulo em 2024.

O Grupo SBF avançou significativamente em sua estratégia de omnicanalidade. A Centauro implementou o projeto “Troca Tudo”, permitindo a troca de qualquer produto adquirido no e-commerce em suas lojas físicas, incluindo itens de marketplace (3P). No último trimestre de 2024, 50% das trocas de produtos do marketplace foram feitas em lojas físicas, e 78% dos clientes utilizaram o crédito para compras de maior valor.

A Fisia também iniciou um projeto piloto de omnicanalidade, permitindo a troca de produtos comprados online em lojas físicas da Nike. Mesmo sem divulgação ativa, 8% das trocas no primeiro mês já foram feitas em lojas, aumentando o tíquete médio e melhorando a satisfação do cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.