O que a Federação Alagoana de Futebol pode ensinar na geração de negócios?

Com uma base de torcedores apaixonados e uma crescente valorização dos eventos esportivos, o esporte brasileiro possui um potencial imenso para oferecer às marcas patrocinadoras oportunidades de exposições lucrativas

Felipe Feijó*
Compartilhe:

Imagens: Divulgação

Felipe Feijó  avalia que quem ganha com tudo isso é o público, que irá consumir um produto de qualidade

Felipe Feijó  avalia que quem ganha com tudo isso é o público, que irá consumir um produto de qualidade

Chegou ao fim o Campeonato Alagoano de 2025 com o CRB conquistando seu 35° título no estadual. Dentro das quatro linhas, a competição foi marcada por gols, assistências, grandes jogos e momentos de pura emoção para milhares de torcedores apaixonados pelo nosso futebol. Fora de campo, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) deu exemplo de como realizar ativações estratégicas de marketing para valorizar seu produto e as marcas envolvidas, além de aprimorar a experiência do público.

As parcerias com o Zé Delivery, cujo a bola do jogo foi entregue por um motoboy e retirada de uma bag, e com a Ambev e a Abrasel, em que os torcedores tiveram a oportunidade de assistir a grande final em bares por toda a Maceió, foram cases de sucesso que reforçaram o interesse da FAF em proporcionar experiências que conectam os torcedores às marcas parceiras, criando uma relação de engajamento e visibilidade para todos os lados.

Esse tipo de colaboração reforça o compromisso da federação em gerar valor tanto para o esporte quanto para o mercado como um todo. Pelo lado dos fãs, que são os protagonistas do esporte, foram pensadas ações que exploraram a sensação de “experiência única” na vida de cada um deles. A mais emblemática delas foi o lounge exclusivo montado atrás dos gols, disponibilizados para quatro torcedores dos finalistas que assistiram a partida de frente para o campo, aproximando-os de seus ídolos e conectando-os com a energia do Estádio Rei Pelé.

Aliás, para enaltecer o confronto decisivo, a FAF, a exemplo de competições internacionais de destaque, como a National Basketball Association (NBA), desenvolveu uma identidade visual única, com uma nova logomarca nas cores preto e dourado. Além disso, promoveu o show exclusivo da banda local SambaLelê para reforçar a cultura da região.

Mesmo com um orçamento menor quando comparado com outras federações do País, investir em inovações é fundamental para melhorar a qualidade do espetáculo e, consequentemente, do campeonato. Tanto que a premiação total que distribuímos para todas as equipes do torneio é superior aos R$ 2 milhões, com cota de R$ 100 mil para o campeão. Vale ressaltar que a FAF é precursora do sistema de multibolas que será implementado também pela CBF no Brasileirão deste ano. Adotamos a medida desde 2024 para acelerar a reposição dos laterais e tiros de meta.

Com uma base de torcedores apaixonados e uma crescente valorização dos eventos esportivos, o esporte brasileiro possui um potencial imenso para oferecer às marcas patrocinadoras oportunidades de exposições lucrativas. Quem ganha com tudo isso é o público, que irá consumir um produto de qualidade. A FAF, com todas as possibilidades que lhe são dadas, tem desempenhado um papel fundamental nesse processo e, junto com todos os fãs apaixonados por futebol em Alagoas, vem colhendo frutos.

*Felipe Feijó  é presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E
FIQUE POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO MERCADO

    Quer receber notícias pelo Whatsapp ou Telegram? Clique nos ícones e participe de nossas comunidades.