Usar dados para gerar insights praticamente virou commodity do setor tecnológico para empresas que visam avançar em digitalização. Mas a Netbiis, consultoria de tecnologia B2B2C para marketing e vendas, já fazia isso em 2008, quando nasceu no Brasil para atender a uma imobiliária dos Estados Unidos. Ferramentas de geolocalização, escolha de imóveis por mapas digitais, marcação de visitas online, fotos e vídeos para divulgar produtos e atrair clientes eram atribuições que hoje são corriqueiras, mas naquela época eram revolucionárias. A utilização de dados para otimizar vendas e personalizar a estratégia de marketing também estavam por trás do negócio da companhia, que a partir de cases de sucesso abriu mais mercado em território americano e foi para a Índia e mais recentemente para a Europa. Agora, em mais um passo na estratégia de expansão, a martech brasileira anuncia com exclusividade ao BRAZIL ECONOMY que vai expandir sua atuação nos Estados Unidos e ingressar na Coreia do Sul. Os investimentos chegam a R$ 5 milhões.
O desenvolvimento dos negócios nesses países já entra na conta da empresa neste primeiro trimestre de 2025. De janeiro até agora, a Netbiis faturou o mesmo montante de todo o ano de 2024 – os números totais não são revelados. Nos últimos períodos, o crescimento médio girou em torno de 20% a 30%.
“É uma situação atípica, sim, mas não é um acidente. São mais de 15 anos de preparação, com crescimento sustentado, ano após ano, com uma base de conhecimento muito forte. Agora estamos prontos para sustentar um crescimento mais agressivo e isso passa pela nossa expansão internacional”, afirmou Fernando Zoma, co-CEO e co-fundador da Netbiis, junto com o sócio Rick Romero.
Desde 2008, quando começou a jornada com a imobiliária americana, a martech evoluiu suas soluções de marketing e tem agradado clientes. É nesse ponto que Zoma ressalta o resultado atual não ocorre por acaso.
Data & insights para decisões inteligentes, hiperpersonalização, otimização de taxa de conversão, visão única do cliente, gerenciamento do fornecimento de conteúdo e jornadas omnichannel de CRM são algumas das ferramentas que a Netbiis oferece.
Um dos clientes mais relevantes que usam as ferramentas da empresa é a Samsung. É justamente por ela que a Netbiis vai desembarcar na Coreia do Sul, onde nasceu uma das maiores fabricante de eletrônicos do mundo.
A companhia sul-coreana tem uma parceria de quase uma década com a Netbiis no Brasil e em países da América Latina e vai levar esse trabalho também para o território asiático. “Nós os ajudamos numa operação grande de CRM anualmente. A Coreia tem uma cultura muito próxima da nossa, do Brasil, e até dos Estados Unidos. Vamos levar essa experiência interessante para lá”, afirmou o executivo, ao destacar que a parceria com outra companhia também ajudou nesse processo.
“Temos trabalhado há muitos anos ao lado da Adobe (multinacional americana de softwares e soluções de design), que possui relevância junto ao mercado sul-coreano em uma parceria global com a Samsung. Isso gera uma sinergia importante”, discorreu.
A Netbiis atua ao lado das equipes comerciais e de marketing das empresas para atender suas demandas. Quando uma companhia planeja vender um produto para um público específico, é a martech que vai, por meio de dados & analytics, buscar o caminho para converter a intenção e a ação em vendas. “Colocamos tecnologia à disposição do cliente para ele fazer negócio”, frisou Zoma.
O monitoramento das iniciativas publicitárias pode ocorrer online, com acompanhamento da campanha, ao capturar informações sobre quem está navegando e com que intenção de compra está no funil de vendas. A partir disso, define as melhores estratégias para converter de fato na comercialização dos itens, a partir de e-mail marketing, um push, um SMS, WhatsApp, entre outras formas de acesso aos consumidores.
“Fazemos toda essa orquestração de canais e de jornadas. E depois de tudo isso, ainda avaliamos quem comprou o quê, em que momento, e isso realimenta o processo para os dados do início. Assim, entendemos a performance e formamos um ciclo virtuoso que alcançamos do ponto de vista ferramental e tecnológico para o cliente”, explicou o fundador da Netbiis.
Para chegar aos resultados pretendidos, a martech realiza antes de tudo um exame minucioso da maturidade tecnológica de cada empresa. Com base nessa avaliação, desenvolve soluções que incorporam tecnologias emergentes e melhoram processos internos dos clientes. Por isso a companhia se denomina “consultoria”, em um conceito que combina estudo, implementação e monitoramento constante para “fazer as coisas acontecerem”.