Dificilmente você não tenha visto – ou tenha em casa – um produto da Wolff. A marca alemã, sob gestão do Grupo Rojemac há 25 anos, muda seu modelo negócio e abre oportunidade de licenciamento no Brasil. Utensílios domésticos da companhia, como faqueiros, talheres, pratos e taças, estão nos principais programas da televisão brasileira, como novelas da TV Globo (Mania de Você, por exemplo, que está em seus capítulos finais), ‘Mais Você’ (matinal apresentado por Ana Maria Braga) e ‘É de Casa’ (de entretenimento, exibido nas manhãs de sábado) da mesma emissora, além de atrações do nicho gastronômico, como o MasterChef Brasil (Band TV). Agora, a marca muda seu posicionamento ao incluir no modelo de negócio a possiblidade de licenciamentos, que vão de barcos e móveis a joalheira, roupas, cosméticos e acessórios.
Com esse movimento, a Rojemac prepara a Wolff para os próximos 25 anos, segundo Kellen Cristine Frutuoso, diretora de marketing e experiência do cliente do grupo, que visa agregar valor e prestígio à marca.
“A Wolff é sinônimo de qualidade e elegância, sendo uma escolha natural para consumidores exigentes”, disse a executiva. “Esperamos crescer 20% neste ano. As metas de janeiro e fevereiro foram superadas. Começamos muito bem. Com esse novo formato queremos impactar novos canais também.”
Para avançar no licenciamento da Wolff, a Rojemac firmou parceria com a Destra, maior plataforma do setor no País, que atua como facilitadora entre as empresas que desejam trabalhar com o ícone, em busca de diferenciação e ampliação de mercado. A expectativa para este ano é de que ao menos três segmentos estampem a marca de utensílios de casa e decoração.

Uma das conversas está sendo com a Breton, de móveis sofisticados, presente em hotéis e restaurantes premium. Um estaleiro de iates também está em contato para os barcos serem estampados com a identidade Wolff.
Outras possibilidades de setores sinérgicos com a Wolff vislumbrados pela Rojemac são cama, mesa e banho, eletrodomésticos, aroma de ambientes, iluminação, louças, metálicos e sanitários. Em outro grau estariam perfumaria, maquiagem e cosméticos, vestuário, joalheria, relógio, óculos e outros acessórios. “É uma marca muito forte, centenária, que tem potencial para muitas categorias”, firmou Kellen.
Além de ampliar o modelo de negócio da Wolff, a Rojemac tem fortalecido também o seu core, de importação e produção de utilidades domésticas e decoração – a fabricação de peças deixou de ser feita no País ano passado e passou a ser exclusivamente no exterior.
OPERAÇÃO
Além da Wolff, o grupo tem também a marca Lyor. Juntas, as duas marcas dão nome ao e-commerce da companhia, o Woly, que também passa por um rebranding e passa a se chamar WolyCasa.
Segundo a empresa, a nova identidade está mais alinhada com os desejos e intenções do consumidor contemporâneo. A mudança vai além da logomarca ou da paleta de cores, representando uma transformação completa na identidade visual e na experiência digital da marca. O site está com uma navegação mais intuitiva, que facilita a localização dos produtos e ainda traz inspirações para os clientes.
O mix de produtos tem 8 mil itens selecionados, reúne a sofisticação da Wolff e a praticidade da Lyor, nas categorias como mesa posta, bebidas quentes, bar em casa, faqueiros & talheres, panelas & frigideiras, utensílios de cozinha, decoração, mobiliário, organização, acessórios, limpeza do lar e utilidades de uso pessoal.
O Grupo Rojemac é o maior importador do País nessas categorias. Inclusive, possui escritório na China com 25 colaboradores. “Negociamos com mais de 10 países, que somam cerca de 100 fornecedores internacionais”, afirmou a executiva.

No Brasil, são quase 200 representantes que distribuem os itens para 59 mil pontos de venda, entre eles grandes home centers, como a Leriy Merlin, e pequenas lojas especializadas e de variedades. “Lançamos de 200 a 300 novos produtos por ano”, destacou Kellen, ao ponderar que outros itens entram no outlet ou saem do portfólio.
No operacional, o centro de distribuição proprietário em São Paulo garante eficiência na entrega. O armazém possui 52 mil m², com 44 mil posições paletes. Com as iniciativas em curso, o objetivo é dobrar de tamanho em curto prazo. Sem perde a elegância e a sofisticação.