Personalidade global, reconhecido como um dos melhores jogadores de futebol brasileiro de todos os tempos, rei dos rolês aleatórios, Ronaldinho Gaúcho transita com sua simpatia peculiar por diversos setores. Está na moda, na música, no entretenimento. O atual momento do craque é também se engajar no mundos dos negócios. Em outubro do ano passado, tocou o sino da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) quando se tornou sócio do time de soccer Greenville Triumph, da Carolina do Sul, da terceira divisão americana. Na oportunidade, aproveitou para divulgar a R10 Score, uma de suas marcas, voltada para serviços de dados e estatísticas para apostadores esportivos. Agora, a mais nova empreitada do craque fora dos gramados é o Manual do Bruxo, uma empresa que busca talentos da modalidade, em um processo metade digital e metade em seletivas práticas. O modelo é inédito no mundo, uma espécie de Google para buscar talentos do esporte.
“Se na época em que eu comecei a dar os meus primeiros chutes existisse um projeto parecido com o Manual do Bruxo, teria sido muito mais fácil. A ideia principal desse ecossistema de ensino é essa: identificar e potencializar os grandes talentos do futebol escondidos pelo nosso País”, disse Ronaldinho Gaúcho ao BRAZIL ECONOMY. “É a oportunidade perfeita para retribuir todo o carinho, admiração e apoio que esse povo tão apaixonado já depositou em mim um dia”, acrescentou.
A mais nova empresa do Bruxo, apelido dado pelos torcedores em alusão às ‘bruxarias’ que fazia em campo – e ainda faz em jogos exibição –, se denomina um ecossistema de ensino, que reúne seu legado histórico, técnico e repertórios de habilidades no futebol.
São três companhias sócias na empreitada: Assis Moreira Group (que leva o nome do irmão do ex-jogador e cuida da carreira do Ronaldinho Gaúcho), Fama Licensing (parte de licenciamento) e a Growth Venture (especializada na criação de negócios digitais).

E não é apenas uma busca por jogadores de futebol. É também um pouco de formação de novos craques. Nesse aspecto entra a parte digital do projeto, que tem três etapas. Ao se inscrever pelo site www.manualdobruxo.com.br, os alunos
recebem acesso a videoaulas para se devolver no futebol a partir da visão de jogo de Ronaldinho Gaúcho.
Posteriormente, na segunda etapa, são realizadas seletivas em diversos campos e quadras pelo Brasil, com a equipe do Bruxo. São analisados aspectos técnicos de cada aluno. Ronaldinho, que é sócio da empresa e não só um nome licenciado, põe a mão na massa. Ou melhor, o pé na bola. Ele orientou o programa de análise para que a proposta de valor tenha sua marca registrada, de habilidade e improviso.
E na terceira etapa o aluno é encaminhado para clubes parceiros do Manual do Bruxo. Os primeiros times serão anunciados nas próximas semanas – provavelmente dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A partir disso, as seletivas (da segunda etapa) serão iniciadas.
Por enquanto, as matrículas estão abertas para acesso ao material digital, que acompanha um welcome kit do atleta, com mochila, colete e squeeze. Já contataram o projeto cerca de 360 mil alunos. Mas só serão liberadas neste início 35 mil inscrições, desde a categoria sub-7 até +21, no masculino e feminino.
Mas essa não é a única forma de monetizar o projeto. Espaços de patrocínios para um reality-show com participação de Ronaldinho serão comercializados. Direitos de transmissão de imagens também devem ser comercializados. Todo conteúdo audiovisual da empresa tem como embaixadores os apresentadores Fernanda Gentil e Guido. O modelo de negócio ainda gera faturamento no agenciamento do atleta, caso ele interesse de fato a algum clube parceiro.
Para Fabiano Veronezi, CEO da Fama Licensing, mentora do Manual do Bruxo e parceira de vários projetos de licenciamento dos direitos de Ronaldinho, o Manual do Bruxo é um negócio inovador e pode escalar globalmente.
“Um projeto dessa envergadura dentro do cenário digital e aproveitando todo o impacto que o Ronaldinho tem no mundo, transcende o futebol. Os meninos e meninas vão passar por uma jornada com pessoas qualificadas, junto com os nossos parceiros, sistemas de scout que tem inteligência para identificar os possíveis talentos”, disse o executivo.
Segundo Sérgio Estevam Júnior, presidente da Growth Venture, empresa responsável pelo projeto, especializada na criação de negócios digitais com impacto global, destacou que dentro do seleiro brasileiro a empresa vai conseguir encontrar bons jogadores e aprimorar suas técnicas.
“Ronaldinho é o mentor do projeto. Não é um contrato frio de royalties. Ele se tornou sócio da operação, aprova a metodologia, participa do começo ao fim. Temos um produto muito rico”, afirmou Estevam Júnior. Quem sabe o Manuel do Bruxo não encontre o próximo Ronaldinho?