Após encerrar 2024 como o melhor ano da história do Grupo Amazonas em vendas e faturamento, a empresa se prepara para um novo ciclo de expansão. Com a comercialização recorde de 15 mil veículos zero quilômetro no ano passado, o grupo também alcançou um faturamento histórico de R$ 1,8 bilhão, impulsionado pela venda de automóveis, pelo atacado de peças de reposição e pela locadora de veículos.
Com 46 anos de mercado e 1.300 empregados, o Grupo Amazonas agora se organiza para um crescimento ainda mais vigoroso. Em 2025, o número de concessionárias na cidade de São Paulo será ampliado de 24 para 30, e a representação de marcas crescerá de seis (Fiat, Peugeot, Citroën, Jeep, Ford e Renault) para dez. As quatro novas marcas, todas de origem chinesa, são Omoda/Jaecoo, GAC e Leap.
“Morei na China por quase dois anos. Os executivos do Grupo Amazonas já fizeram várias visitas ao país e conheceram muitas fabricantes de veículos. Para a escolha das marcas desta nova expansão, optamos por aquelas que têm estratégia de produção nacional no médio prazo”, disse Victor Viana, COO do Grupo Amazonas. “Buscamos as que compartilham nossa visão de eletrificação, com oferta de híbridos e também modelos 100% elétricos. Esse novo passo também marcará nossa entrada no segmento premium.”
Segundo o executivo, “o mercado de vendas de veículos novos é uma commodity. O diferencial está no atendimento. Queremos investir cada vez mais na fidelização dos nossos clientes, proporcionando um pós-venda primoroso. Nosso foco está na qualidade dos serviços e na agilidade na entrega de peças de reposição no atacado. Isso continuará fortalecendo nossos diferenciais como grupo”.
O Grupo Amazonas também tem grande relevância no atacado de peças de reposição. A empresa lidera a marca Renault e está entre os três maiores distribuidores em todas as outras marcas em que atua,
Iniciativas ESG
No campo da sustentabilidade social, o Grupo Amazonas, em parceria com o Senai-SP, a Arca do Crescer (centro de inclusão produtiva da ONG franco-brasileira Arca) e mais dois grupos de concessionárias, expandiu seu impacto social em São Paulo com o lançamento do programa Geração Futuro Profissionalizante, que oferece formação em mecânica automotiva básica.
A primeira turma é composta por 16 alunos em situação de vulnerabilidade social, moradores das favelas da Vila Prudente, que receberão qualificação profissional gratuita como mecânicos de veículos leves pelo Senai. Além disso, a Arca do Crescer ministrará treinamentos em habilidades socioemocionais para preparar os alunos para o mercado de trabalho.
Além das aulas teóricas e práticas no Senai, os alunos terão vivências em uma concessionária Renault e nas oficinas da Escola do Mecânico, proporcionando experiência real na profissão. Com carga horária total de 211 horas, o programa Geração Futuro Profissionalizante segue os mais altos padrões de qualidade da marca Renault no mundo, por meio da Renault Academy.