Há dois elementos básicos que transformam uma fintech em um hit. O primeiro é atender a um mercado negligenciado por empresas tradicionais. O segundo é ter a capacidade de se reinventar rapidamente, à medida que a demanda dos clientes muda. E esses dois ingredientes fazem parte da cultura da Flip, fintech especializada em antecipação de recebíveis para pequenas e médias empresas (PMEs). Fundada por Raphael Levi, especialista no mercado financeiro, e Gustavo Traballe, especialista em tecnologia, a empresa deve faturar R$ 80 milhões este ano, o dobro de 2024, impulsionada pelo uso de inteligência artificial para análise e efetivação de serviços de acordo com o perfil do cliente.
A empresa, fundada em 2018, começou com um investimento próprio de R$ 10 milhões e, segundo os sócios, ainda não precisou recorrer a aportes externos para escalar sua operação. Para este ano, o objetivo é crescer também na área de antecipação de recebíveis de cartões de crédito, que terá um peso maior no faturamento total. Em 2023, a Flip movimentou mais de R$ 320 milhões e, em 2024, ultrapassou a marca de R$ 500 milhões nessa categoria.
Para que esse plano dê certo, a empresa pretende abraçar o uso de inteligência artificial por meio de um robô que analisa e precifica as taxas com precisão, definindo um limite para o cliente com base em mais de 500 dados cruzados em apenas dois segundos. “A ferramenta simplifica o acesso ao crédito de forma autônoma, rápida e democrática. Assim como um carrinho de compras em e-commerce, o cliente pode escolher as vendas que deseja antecipar em tempo real”, explica Raphael Levi, que também é fundador do Grupo Lotus, especializado em crédito para médias e grandes empresas. “Ao logar na plataforma da Flip, o cliente consegue visualizar todas as opções de crédito e simular, em tempo real, cada possibilidade, tomando decisões mais assertivas”, completa.
Segundo Traballe, outra vantagem é a capacidade do robô de analisar a sazonalidade e o risco do negócio. “Por exemplo, se uma pequena empresa vende mais no meio do ano ou se uma empresa do setor de embalagens tem seu pico no final do ano, a plataforma entende esses padrões, tornando o processo de crédito mais acessível, justo e fundamentado em dados do próprio cliente”, afirma o executivo, que teve passagens pelo Banco Itaú, Original, Iberdrola e Via Varejo.
Com a otimização da tecnologia embarcada na plataforma, a empresa conseguiu dar mais precisão aos negócios firmados, reduzindo as chances de fraudes e mitigando os riscos de inadimplência. Além disso, a tecnologia também reduziu o tempo e a burocracia para avaliação e análise semântica de documentos e dados não estruturados. “Reduzimos significativamente o tempo de liberação de crédito, desde o primeiro contato do cliente até as operações recorrentes, entregando total autonomia e poder ao usuário. Com avanços em inteligência artificial, em breve a experiência será ainda mais robusta para empresas em todo o Brasil”, acrescenta Traballe.
Sobre a demanda, Raphael afirma que há grande potencial entre os empresários brasileiros de menor porte, visto que muitos chegam à falência por não encontrarem soluções rápidas e com preços justos dentro das instituições financeiras tradicionais. “Hoje, no Brasil, os bons clientes acabam pagando mais caro para compensar os maus pagadores e os fraudadores. A inteligência artificial vem para ajudar a separar melhor esses dois grupos, trazendo um ciclo bem mais positivo aos bons pagadores”, diz.
Em 2019, a Flip lançou o produto de antecipação de duplicatas mercantis (venda de produtos) e, na sequência, desenvolveu um sistema sofisticado que valida e monitora notas fiscais de serviços em todas as cidades do Brasil. Desde o início, a plataforma já realizou mais de 150 mil operações de crédito. Além disso, a fintech oferece o Flip Receba Mais, uma solução estratégica voltada para capital de giro.
Com aproximadamente nove mil clientes atualmente, a fintech cresceu 33% nos últimos dois anos e espera encerrar este ano com um crescimento de 50%. Segundo os fundadores, a Flip já impactou mais de 300 mil negócios em todos os estados do Brasil e está presente em mais de quatro mil municípios. A plataforma já realizou mais de 150 mil operações de crédito, movimentando mais de R$ 1,5 bilhão. Seus clientes incluem empresas de diversos setores, com faturamento entre R$ 10 mil e R$ 10 milhões por mês – consolidando a receita do sucesso para uma fintech.