O número de clientes pessoa jurídica (PJ) ativos no Brasil quase quadruplicou nos últimos anos, saltando de 3,4 milhões em 2018 para 11,6 milhões no final do ano passado segundo dados do Banco Central. O crescimento expressivo evidencia um desafio recorrente no setor financeiro de muitas empresas: a lentidão no processo de cadastro de PJ, conhecido como onboarding, essencial para abertura de contas bancárias e registro de fornecedores.
Diferentemente do cadastro de pessoas físicas, que é mais simples e rápido, o de empresas exige uma checagem detalhada de documentos como contrato social, comprovação de poderes e, em alguns casos, até procurações. “Todo o processo de análise PJ costuma ser feito internamente e de forma manual, podendo levar até cinco dias úteis”, disse Ubiratan Lima, diretor da Dimensa, empresa especializada em tecnologia para operações financeiras, crédito, risco e seguros. “Apenas a consolidação de todos os documentos em uma única plataforma já demanda esse tempo.”
Para mitigar essa demora, a Dimensa desenvolveu uma solução automatizada para o onboarding de PJ, eliminando a necessidade de verificações manuais e reduzindo o tempo de cadastro para menos de uma hora. “Nossa ferramenta consegue validar de forma muito rápida, por exemplo, o cadastro de profissionais autônomos para empresas terceirizadas, como aplicativos de transporte, delivery e serviços de atividade física”, destacou Lima.
Resultado da parceria entre a Totvs, maior empresa de tecnologia do Brasil, e a B3, principal instituição de infraestrutura do mercado financeiro nacional, a Dimensa tem se destacado na oferta de soluções tecnológicas para operações financeiras, crédito, risco e seguros.
A inovação permite que as etapas do processo sejam mantidas, mas significativamente aceleradas. A primeira fase, de digitalização e verificação dos documentos, é a que mais se beneficia da automação, eliminando a necessidade de leitura manual.
Além da eficiência operacional, a automação também contribui para a prevenção de fraudes, como a criação de empresas laranjas para lavagem de dinheiro. “O aumento de clientes PJ trouxe consigo maiores chances de fraudes, já que criminosos tentam se passar por empresas legítimas para abrir contas digitais”, acrescentou Lima. “Apenas a consolidação de todos os documentos em uma única plataforma já demanda esse tempo.”
A ferramenta da Dimensa conta com diversas fontes de checagem e usa tecnologia avançada para validar informações de maneira mais assertiva, minimizando riscos para instituições financeiras e outras empresas que dependem de cadastros confiáveis.