A inovação tecnológica vem transformando a relação das empresas com seus clientes. No grupo mineiro Tauá Hotéis e Resorts, um dos principais players de hotelaria para viagens em família no Brasil, ela tem sido usada para personalizar cada vez mais a jornada dos hóspedes e, claro, melhorar os resultados do negócio da empresa. Desde seu lançamento, em janeiro deste ano, a Aurora, uma assistente virtual movida por Inteligência Artificial, já impactou diretamente o faturamento da rede, vendendo mais de 1,5 mil diárias e gerando um faturamento de R$ 2 milhões nesse período. Além disso, a ferramenta contribuiu para uma redução de 30% nos custos operacionais e projeções indicam um aumento de até 40% nas vendas nos próximos meses.
Desde 2019, a rede triplicou o seu faturamento, e apenas em 2024 aumentou a sua rentabilidade em 41%. Rumo aos 40 anos, o grupo tem previsão ousada de aumentar o resultado operacional adicionais 28% em 2025 e busca ser a maior rede de resorts do Brasil nos próximos cinco anos, segundo a CEO Lizete Ribeiro. “Ao facilitar a vida dos usuários, com menos cliques no processo de compra, ficamos menos vulneráveis no processo de distribuição da hotelaria e trazemos mais venda direta, um dos principais drivers para aumentar nossa rentabilidade”, afirmou ao BRAZIL ECONOMY.

No ano passado, a empresa faturou R$ 650 milhões, e seu resultado operacional cresceu 41% em relação a 2023. Para 2025, a expectativa do Grupo, com unidades em Minas Gerais, São Paulo e Goiás, é faturar R$ 780 milhões, uma previsão de 21% de crescimento em relação a 2024, com ganhos de eficiência que proporcionarão um aumento no resultado operacional de 28%, segundo Lizete. O grupo tem planos de investir R$ 1,3 bilhão nos próximos cinco anos, dos quais R$ 330 milhões serão realizados apenas em 2025. Desde 2019, a rede triplicou o seu faturamento.
A estratégia com a Aurora é liderada pelo CIO Fábio Estevez, especialista em transformação digital e com passagens por grandes varejistas como Grupo IMC (Pizza Hut, KFC), Carrefour e Marisa, a implementação da Aurora faz parte de uma estratégia robusta de Martech dentro da rede hoteleira. “Longe de ser apenas um chatbot, a Aurora atua em todas as etapas da jornada do hóspede, oferecendo suporte personalizado desde o primeiro contato até o check-out, de forma prática e interativa”, afirmou.
A ferramenta faz atendimento automatizado e personalizado em canais como WhatsApp, Instagram, e-mail e site, além de oferecer agilidade na reserva e compra de diárias, com recomendações individualizadas realiza check-in antecipado e check-out facilitado. Permite também personalizar a estadia, com agendamentos de experiências e serviços adicionais, como restaurantes e spa e acompanha em tempo real o NPS (Net Promoter Score), possibilitando ajustes para melhorar a satisfação dos hóspedes.
Na avaliação de Esteves, a verdadeira transformação digital não é sobre adotar tendências, mas é usar tecnologia de forma estratégica para gerar impacto real no negócio. “Inovação precisa ser traduzida em resultados, precisa gerar valor para o negócio, alavancar vendas, são inúmeras as possibilidades, além de claro, melhorar a experiência do cliente”, acrescentou.
O roadmap de inovação do Grupo Tauá segue ativo, com previsão de novos recursos para a Aurora e a implementação de soluções desenvolvidas internamente. Entre os próximos avanços estão a integração da Aurora com novas plataformas de pagamento e experiências personalizadas, além da expansão do uso de IA para recomendação de serviços com base no perfil do hóspede e melhorias na análise preditiva de dados para otimizar estratégias de marketing e precificação.