Patricia Guerra é corregedora do Estado de São Paulo desde 2004. Trabalha no prédio histórico do Tribunal de Justiça, no centro da cidade, e tem uma carreira sólida no serviço público. No entanto, foi por outra atividade que ganhou reconhecimento mundial: a gastronomia. A paulistana é dona da receita do melhor Tiramisù do mundo. O prêmio foi conquistado na edição de 2023 da Tiramisù World Cup (TWC), competição realizada anualmente em Treviso, na Itália, que desafia confeiteiros amadores de todo o planeta a preparar o icônico doce italiano.
O feito, por si só, já é uma conquista impressionante. No entanto, outros fatores dão ainda mais sabor à vitória de Patricia. Ela se tornou a única sul-americana a conquistar o título de melhor receita original na história do campeonato. É também apenas a segunda mulher a alcançar a primeira colocação. E, pasme: até então, nunca havia comercializado a sobremesa. Era uma receita que fazia apenas para familiares e amigos mais próximos.

O gosto pela culinária vem da infância, quando observava as avós cozinharem – uma delas, inclusive, de ascendência italiana. A gastronomia virou um hobby, que começou a se tornar mais sério em 2022, quando Patricia decidiu fazer um curso técnico pelo Instituto Gastronômico das Américas (IGA). Em seguida, cursou gastronomia na Universidade Anhembi Morumbi, o que lhe abriu portas para competir na TWC. Pela confeitaria, ela se expressa – e se realiza pessoalmente.
Depois de conquistar o prêmio, Patricia foi convidada a participar como jurada na Tiramisù World Cup. Foi nesse momento que decidiu lançar oficialmente o Tiramisù Doce Viagem, que conquistou consumidores na Itália e no Brasil. Durante a TWC de 2024, seu doce bateu recordes de vendas, com mais de 3 mil potes vendidos em apenas dois dias.
Atualmente, a chef Patricia vende o melhor Tiramisù do mundo apenas por encomendas. É o início de seu lado empreendedor, além da atuação como corregedora. Uma loja física para comercializar suas delícias? Esse deve ser o próximo passo, já que sua criação vem se consolidando como uma sobremesa premium, feita com ingredientes como queijo mascarpone, biscoitos savoiardi, café e cacau em pó – o Tiramisù campeão foi decorado com o brasão da cidade de Treviso.
Para Patricia, o empreendedorismo vai além de uma fonte de renda: é um caminho para a autonomia e para a construção de um legado.
“Cada desafio superado é uma prova de que é possível equilibrar sonhos e responsabilidades. Quero mostrar que o sucesso não é sobre perfeição, mas sobre persistência e autenticidade”, afirma Patricia, que nasceu em 21 de março, o Dia Internacional do Tiramisù.
Coincidência? Prove a iguaria e tire suas próprias conclusões.