O nome é criativo. E mistura questão pessoal e profissional. Tudo batido na máquina para multiplicar negócios. O recém-criado Grupo FRoth, uma holding especializada em franquias e detentor das marcas 5àsec e LavPop, leva a inicial de Fábio e seu sobrenome Roth. De CEO da francesa 5àSec no Brasil, tornou-se franqueador máster e montou a FRoth, cujo nome também remete à palavra “espuma” na tradução do inglês. Tudo a ver com o ramo de atuação da holding, que pretende abrir uma nova marca para atender o segmento B2B. Mais do que isso. A FRtoh prepara o lançamento de uma outra empresa, que também será no modelo de franquia, mas fora do setor de lavanderia.
O setor ainda é guardado a sete-chaves por Fábio, que tem trabalhado na montagem do business plan, documentação e registros. A expectativa é que as duas novidades estejam de pé até o fim do ano. Assim, a holding FRoth terá quatro marcas sob seu guarda-chuva.
“Temos a ambição de desenvolver novas linhas de negócio, tanto para o mercado de lavanderia como para outros setores da economia”, antecipou para o BRAZIL ECONOMY Fábio Roth, que mudou de lado do balcão. Antes era executivo e agora é empresário. “É um aprendizado. Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil”, disse.
Para esse novo momento, Roth traz na bagagem os seis anos no comando da 5àsec no Brasil. Foi o responsável pela reestruturação da rede, com reformulação do planejamento estratégico, gestão de vendas, avaliação de franquias, expansão de unidades, prospecção de investidores, além de consultoria comercial, financeira e operacional. Agora, trabalha para afinar as convergências da 5àsec e da LavPop, e também delinear bem as diferentes operações entre elas.

Existem alguns serviços compartilhados para as duas, principalmente em questões administrativas. Por outro lado, há serviços específicos de consultoria, implantação e marketing. No fim do dia, o objetivo é o mesmo: desenvolver cada uma delas e fortalecer a holding.
Objetivo é atingir 600 unidades da 5àsec e 100 da LavPop
O objetivo para este ano é superar as 600 unidades de 5àsec (fechou 2024 com 578) e 100 da LavPop, a lavanderia que funciona no esquema de autosserviço (hoje está em 85). Em faturamento, a previsão é alcançar R$ 320 milhões, 11,5% superior aos R$ 287 milhões registrados em 2024.
Pelo lado da LavPop, Roth acredita que o nicho em que atua ainda é de alta demanda, mas a tendência é um amadurecimento. Nos últimos cinco anos, cerca de 30 marcas surgiram no mercado de lavanderia de autosserviço.
O empresário acredita que exista uma “bolha” e que menos de 10 empresas permaneçam no médio prazo para continuar sua história. “Nossa visão é de longo prazo. Não vamos nos aventurar no mercado. Temos uma operação sólida”, afirmou, ao destacar como diferenciais os produtos de limpeza próprios e as máquinas de lavar industriais.
Já pelo giro da 5àsec, o crescimento está ancorado em novos produtos e tendências. Uma das apostas é em novos sistemas de economia de energia e água que está sendo trazido da China. “Vai gerar economia com maior eficiência e menos impacto no meio ambiente”, disse Roth, que fez uma incursão no fim do ano passado ao país asiático onde observou novidades em uma feira de franchising.
Serviços recém-lançados vão ganhar tração neste ano, na avaliação do empresário. Um deles é o DropBox 5àsec, que permite aos clientes depositar suas roupas para lavagem em estações colocadas em locais como mercados, academias e condomínios. A companhia retira o material e entrega na casa do consumidor.
Uma mudança no conceito de abertura de lojas também está surtindo efeito positivo. Roth chama de flexibilização. Antes, uma unidade da 5àsec era aberta apenas em cidades acima de 500 mil habitantes. Agora, é possível instalar uma franquia express em cidades com cerca de 100 mil moradores. “Existia uma demanda reprimida em cidades menores”, destacou o empresário, ao citar como exemplo de sucesso uma unidade no município de Sinop (MT), com 200 mil pessoas. “Começou como express e hoje é uma loja padrão que está entre os 10 maiores faturamentos da rede. Era uma cidade que não abriríamos unidade no passado.”
É dessa forma que o Grupo FRoth lava, seca e quer multiplicar seus negócios.