Pode ser em uma tarde ensolarada ou chuvosa, na hora do almoço. Ou em uma noite de céu estrelado ou encoberto, para o jantar. Não importa o clima lá fora—se você estiver no restaurante Lassù, a impressão é de que a frenética cidade de São Paulo, com seus inquietos 11,5 milhões de habitantes, está em pausa. Praticamente paralisada. Só te cabe olhar para a culinária.
Do alto do 28º andar do Edifício K1, na zona norte da capital paulista, os carros que circulam pela Avenida Cruzeiro do Sul parecem miniaturas movendo-se lentamente. A partir da vista panorâmica de 270 graus, é possível avistar desde o Pico do Jaraguá até a Serra do Mar, passando pelo Campo de Marte, Avenida Paulista e outros pontos icônicos da metrópole.
E não há necessidade de disputar uma mesa com melhor localização ou caminhar pelo salão em busca do ângulo ideal. O piso giratório—único na cidade—garante uma experiência visual completa, levando 80 minutos para dar uma volta inteira. Tudo no mesmo ritmo desacelerado que parece envolver a São Paulo observada pelas janelas do restaurante.
Nos poucos momentos em que não se está contemplando o horizonte paulistano, o charmoso balcão do bar e a elegante decoração chamam a atenção. O projeto é assinado pelo designer de interiores e diretor de arte Nando Marmo, com mobiliário da Breton.

Se o ambiente já impressiona, o menu assinado pelo chef Henrique Schoendorfer eleva ainda mais a experiência gastronômica. Entre os pratos que combinam influências italianas e ingredientes regionais brasileiros, destacam-se o Risotto Brasiliano (arroz carnaroli, carne de sol, abóbora, manteiga de garrafa e castanha de caju), o Ravioli de Moqueca e o Tagliatelle com Rabada, que traduzem a fusão entre a tradição italiana e os sabores brasileiros.

Outras opções marcantes são a inconfundível Brandade de Bacalhau, servida com farofa de azeitona preta, e a sofisticada Lasagna Ristorantino al Tartufo Nero, pratos que evidenciam a versatilidade e a ousadia do cardápio.
Além da vista privilegiada e do menu requintado, o espaço conta ainda com o Lassù Rooftop Club, localizado um andar acima do restaurante. O ambiente recebe eventos exclusivos e promete ser uma aposta ainda mais forte em 2025, segundo o restaurateur Ricardo Trevisani, ex-diretor do Grupo Fasano e hoje à frente do Grupo Trevisani.
Já passaram pelo local artistas como Toquinho, João Bosco, Nando Reis, Arnaldo Antunes, Luciana Mello, Simoninha e Demônios da Garoa. “Cada vez mais as pessoas buscam experiências”, afirma Trevisani, que comemora a recente recomendação do Lassù pelo Guia Michelin.
“O Lassù combina conceito e localização de maneira única. É uma experiência diferenciada para o cliente, seja pela culinária, pela vista ou pela música”, comenta o empresário. Ele também administra o Ristorantino, casa-mãe do grupo inaugurada em 2014 nos Jardins, em São Paulo, além do Ristorantino Caffè, com unidades no shopping Pátio Higienópolis, na capital paulista, e no shopping Village Mall, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Desde 2023, mais de R$ 5 milhões foram investidos em novas unidades e iniciativas do grupo. Agora, Trevisani avalia oportunidades de expansão para Brasília (DF).